A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL. A REGIÃO SUL... É a menor em extensão do país; A segunda maior em importância econômica; É uma das três mais populosas;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL. A REGIÃO SUL... É a menor em extensão do país; A segunda maior em importância econômica; É uma das três mais populosas;"— Transcrição da apresentação:

1 SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL

2 A REGIÃO SUL... É a menor em extensão do país; A segunda maior em importância econômica; É uma das três mais populosas; 80% vive na cidade; Menor densidade na Campanha Gaúcha; Paisagem humana influenciada pelos imigrantes; Solo fértil de origem vulcânica; Pecuária extensiva.

3 O reflexo do clima subtropical na atividade econômica > Primeiros espaços ocupados economicamente: NORDESTE( cana-de-açúcar) e SUDESTE ( ouro). A ocupação do sul foi acompanhada de conflitos entre bandeirantes e jesuítas. Séc. XIX- ocupação efetiva da região sul pelos imigrantes, que se adaptaram ao clima subtropical. No norte do Paraná o clima é tropical de altitude. Conjunto de fatores influenciam na agricultura, como trigo, soja, aveia, uva... No norte do Paraná constitui uma policultura. Áreas sujeitas à geadas.

4 CAMPOS E FLORESTAS ABAIXO DO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO ÁREA INTERIORANA > PLANALTO MERIDIONAL: clima mais frio – Mata de Araucária – pinheiro- do-paraná – indústria de celulose PLANÍCIES > lugares mais quentes.

5 A MATA DE ARAUCÁRIA É INTERCALADA POR CAMPOS, VEGETAÇÃO RASTEIRA, GRAMÍNEAS E ERVAS BAIXAS. DOIS TIPOS DE CAMPOS: CAMPOS SUJOS OU DE PLANALTOS E A CAMPANHA GAÚCHA, OS PAMPAS: TAPETE DE GRAMAS.

6 A MATA ATLÂNTICA DESENVOLVEU-SE NAS ESCARPAS DO PLANALTO ATLÂNTICO. UMA VEGETAÇÃO DENSA, DE ÁREAS CHUVOSAS E TEMPERATURAS ELEVADAS. HOJE, QUASE INEXISTENTE. OS MANGUEZAIS DOMINAM AS BAIXADAS LITORÂNEAS.

7 OS RIOS E SUA RELAÇÃO COMO O RELEVO PREDOMÍNIO DE ÁREAS DE PLANALTO: ATLÂNTICO E MERIDIONAL * O ATLÂNTICO É TERRENO CRISTALINO ; E O MERIDIONAL É SEDIMENTAR. Bem mais extenso, se aproxima do Oceano Atlântico, constituindo falésias e rochas vulcânicas (férteis).

8 BACIA HIDROGRÁFICA PARANÁ- URUGUAI POTENCIAL ENERGÉTICO APRVEITADO PELA USINA DE ITAIPU. ALGUNS RIOS DRENAM SUAS PARA O OCEANO ATLÂNTICO E OUTROS RIOS CORREM PARA O INTERIOR E DESÁGUAM EM OUTROS RIOS.


Carregar ppt "SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL. A REGIÃO SUL... É a menor em extensão do país; A segunda maior em importância econômica; É uma das três mais populosas;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google