A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º Ano Professora Alessandra Stock

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º Ano Professora Alessandra Stock"— Transcrição da apresentação:

1 4º Ano Professora Alessandra Stock
Biomas Brasileiros 4º Ano Professora Alessandra Stock

2 O que são os biomas Conjunto de diferentes ecossistemas que possuem características comuns de uma determinada região São compostos pela fauna e flora São os biomas brasileiros divididos em 6 grupos

3 Bioma Amazônia É a maior floresta pluvial tropical do mundo.
Ocupa quase metade do território brasileiro. Maior biodiversidade do mundo A floresta é composta pelos maiores rios do Brasil e até mesmo do mundo. A vegetação é muito diversificada Há muitas espécies de animais, alguns estão ameaçados de extinção. O clima é quente e chuvoso. O desmatamento pode influenciar no clima do planeta, pois a Amazônia é o pulmão do mundo.

4 Caatinga Se concentra na região Nordeste. Clima quente e seco.
A diversidade das espécies é pequena comparada aos outros biomas. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos com aspecto seco. Os animais tem habito noturno. O solo é pedregoso e fragmentos de rochas. Caatinga

5 Pantanal Um bioma único do mundo.
Composto por áreas alagadas compostas por tapetes de gramas e vegetais aquáticos flutuantes. Nas matas ciliares cresce uma floresta mais densa composta por árvores com casca espeça, rugosa e galhos retorcidos. Como a água é um fator abundante as espécies de peixes são numerosas. Vivem lá grandes quantidades de mamíferos, aves e o tuiuiú que é o símbolo do pantanal. Temperaturas altas, verão chuvoso e inverno seco.

6 Cerrado Segundo maior bioma do país. Possui solo pobre em nutrientes.
Vegetação rasteira com plantas espaçadas. São duas estações marcadas, sendo elas inverno seco e verão chuvoso. Existe grande variedade em sua fauna, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

7 Pampas Uma palavra indígena que significa região plana.
Abrange parte do território do Rio Grande do Sul. Na fauna encontramos várias espécies de mamíferos, aves e peixes. Vegetação campestre, assemelha-se à um grande tapete verde, também possui formação de matas com pinheiros, araucárias e cedros Relevo é composto por Canion Clima úmido, verão quente e inverno muito frio. A biodiversidade do pampa está ameaçada pela agropecuária e o plantio de eucalipto.

8 Mata Atlântica É um dos biomas com a maior espécie de animais e vegetais do planeta. Existem muitas espécies exclusivas. Árvores altas de folhas largas e faz parte desse bioma a mata de araucária. Existem os mangues que protegem as costas da erosão e ressaca do mar. É a área mais afetada pela extinção no mundo. Clima úmido, chuva no verão e inverno seco. Existem muitas espécies de árvores consideradas madeiras nobres.


Carregar ppt "4º Ano Professora Alessandra Stock"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google