A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representa a síntese de vários elementos da natureza, dando um aspectos característico a uma determinada área d território. Na década de 1960, o geógrafo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representa a síntese de vários elementos da natureza, dando um aspectos característico a uma determinada área d território. Na década de 1960, o geógrafo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Representa a síntese de vários elementos da natureza, dando um aspectos característico a uma determinada área d território. Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos naturais da paisagem, o que chamou de domínios morfoclimáticos.

3 Domínio Amazônico. Floresta latifoliada, heterogênea, densa, higrófila. Baixa altitude, com solos de baixo índices de nutrientes. Grande biodiversidade

4 Visão da grande densidade da Mata de Terra Firme

5 Floresta Amazônica – Mata de Terra Firme Ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná. Também é considerada a mais rica em biodiversidade.

6

7 Floresta Amazônica - Mata de Várzea mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba;

8 Floresta Amazônica - Mata de Igapó floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

9

10

11

12

13 Mata Atlântica Floresta Tropical (adaptada aos grandes índices de chuva, umidade e temperatura) Vegetação arbórea (grande porte); Higrófila (adaptada a grande umidade); Floresta latifoliada (com folhas largas); Vegetação densa e heterogênea (grande variedade de espécies); Floresta mais degradada do país.

14

15

16 Mata Atlântica – Floresta pluvial tropical

17

18 Mata das Araucárias Floresta Subtropical (adaptada as baixas temperaturas); Vegetação arbórea (grande porte); Floresta Acicufoliada (com folhas finas); Vegetação aberta e homogênea (pouca variedade de espécies).

19

20 Mata das Araucárias

21

22 Coníferas Taiga = denomição em russo

23 Mata dos Cocais Vegetação arbórea; Vegetação de clima de transição, entre o quente/úmido da Amazônia e o quente/seco da caatinga; Constituída por palmáceas (babaçu e carnaúba) Abrange, principalmente, o Maranhão.

24 Mata dos Cocais Carnaúba Babaçu

25

26 Caatinga Vegetação arbustiva-herbácea, Vegetação xerófila – cactáceas (adaptada a pouca umidade e as altas temperaturas), Vegetação caducifoliada (perdem as folhas na estação seca), Vegetação aberta (pouco densa), Abrange, principalmente, o Sertão Nordestino.

27 Vegetação de Caatinga

28 As cactáceas, exemplo de vegetação xerófila

29 Visão na época da estiagem Visão na época das chuvas

30

31 Cerrado Vegetação arbustiva-herbácea, Vegetação tropófila (adaptada ao clima semi- úmido, com média umidade), Vegetação aberta e caducifólia (na estação seca), As árvores do cerrado com troncos tortos, cobertos por uma cortiça grossa (que dificulta a perda de água), Com raízes profundas.

32 Cerrado

33 CerradoCerrado

34

35

36 Campos naturais Vegetação rasteira ou herbácea, Constituída por gramíneas, Adaptada as baixas temperaturas e a solos ácidos, As campanhas gaúchas - RS.

37 Complexo vegetacional do Pantanal Vegetação arbórea-arbustiva-herbácea, Vegetação de planície de inundação (Rio Paraguai), Abrange o Mato Grosso do sul e Mato Grosso

38 Vegetação Litorânea Vegetação de restinga e os manguezais, Restinga = vegetação de areia, com predominância de arbusto, Manguezais = área de reprodução de peixes, moluscos e crustáceos. Manguezais, são compostos por: I.vegetação arbustiva, II.halófila (adaptada ao ambiente salino), III.com raízes aéreas, IV.ocorrem nos estuários, nas planícies flúvio- marinhas.

39 Vegetação litorânea Mangue Restinga – vegetação de praia Mangue

40 Mata Ciliar ou Mata de Galeria vegetação das margens dos rios (Planícies fluviais)

41

42 Várzea e drenagem completamente assoreadas como resultado da erosão superficial

43

44


Carregar ppt "Representa a síntese de vários elementos da natureza, dando um aspectos característico a uma determinada área d território. Na década de 1960, o geógrafo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google