A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Portugues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Portugues."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Portugues

2 Tema: Região Norte

3 Mapa da Região Norte

4 Grupos Étnicos

5 A população do Norte brasileiro é largamente formada por mestiços, descendentes de indígenas e portugueses. O Norte do Brasil recebeu e continua recebendo grande migração de pessoas vindas da região sul e Sudeste do país. No século XX, o Norte também recebeu grande migração dos nordestinos, que foram trabalhar nos seringais do Amazonas e do Acre.

6 Palavras e Expressões da Região Norte.

7 Crenças

8 Numa tribo indígena a filha do Tuxaua deu à luz a uma menina branca como leite. O Chefe quis matar a filha, mas um moço branco lhe apareceu em sonho e lhe disse que a mãe da criança não era culpada. A criança logo depois que nasceu começou a andar e falar. Mas não viveu muito tempo. Antes de completar um ano, morreu sem ter adoecido. O Tuxaua mandou enterrá-la na própria aldeia, e a mãe todos os dias lhe regava a sepultura, sobre a qual nascera uma planta que deu flores e frutos. Os pássaros que os comiam ficavam embriagados.

9 Certa vez a terra abriu-se ao pé da planta e apareceram as raízes
Certa vez a terra abriu-se ao pé da planta e apareceram as raízes. Os índios as colheram e viram que eram brancas como o corpo de Mani, e deram o nome de “Maníoca” (casa de Mani) ou corpo de Mani. E à planta deram o nome de “maniva” (Mandioca).

10 Lendas como esta, são histórias narradas no seio da sociedade indígena para doutrinar seus membros. A mitologia indígena está povoada de seres encantados e sobrenaturais que habitam as matas, os rios, igarapés, igapós, e protegem os animais. São lendas fantásticas cheias de mistério sobrenatural, ligadas à feitiçaria e à magia. Talvez ainda não nos tenhamos dado conta, mas a nossa cultura, tida como “lusa” – ou originalmente européia – está povoada dessas lendas e mistérios sobrenaturais.

11 A expressividade cultural desses povos tem suas crenças e raízes ancestrais refletidas em sua arte que, por sua vez, se confunde à vida cotidiana através dos objetos utilitários, da cerâmica, dos trabalhos em madeira, da pintura, da cestaria, da arte plumária, da pintura ritual dos corpos e adornos.

12


Carregar ppt "Trabalho de Portugues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google