A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de História Comunidades que habitavam a Amazônia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de História Comunidades que habitavam a Amazônia"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de História Comunidades que habitavam a Amazônia
NOME:KENEDY;GUILHERME;MAICON DOUGLAS,WILLIAN E DIEGO Escola Estadual Bráz Sinigaglia

2 Região geográfica A Bacia Amazônica ocupa mais da metade do Continente Sul-americano, e está distribuída entre vários países dos quais o território maior corresponde ao Brasil. A imensa região foi área de dispersão de culturas pré-históricas desde fins do Pleistoceno e as pesquisas arqueológicas demonstraram que já estava ocupada há anos por grupos de caçadores coletores.

3 alimentação A relação do homem com os peixes, é tão antiga quanto a história. Sem ainda ter desenvolvido as formas de tradicionais de cultivo da terra e criação de animais, as sociedades primitivas praticamente dependiam da pesca como fonte de alimentos. Restos de cerâmicas usados no preparo da comida, cascas de ostras e mexilhões encontrados na Escandinávia confirmam que, antes mesmo da captura dos pescados com equipamento apropriado, o homem primitivo era um coletor de moluscos.

4 moradia No surgimento e desenvolvimento de civilizações, principalmente na Amazônia que durante muito tempo foi considerada como uma região hostil à civilização, por ser uma área rudimentar e com baixa densidade demográfica. A ocupação humana da Amazônia inicia-se há pelo menos anos, mas há quem acredite que essa ocupação seja mais antiga, arqueologicamente falando o que se tem constatação, é que, a colonização da Amazônia foi realizada por grupos de caçadores-coletores que não eram nada primitivos, diferentes partes do que hoje consideramos como Amazônia brasileira já eram habitadas a serra dos Carajás.

5 objetos Tipiti é uma espécie de prensa ou espremedor de palha trançada usado para escorrer e secar a mandioca ralada. O objeto é utilizado por indígenas e ribeirinhos no preparo da farinha de mandioca.

6 rituais A queima era um ritual à parte. A mulher não podia estar menstruada ou comer farinha durante o trabalho: acreditava-se que isso interferia no processo da queima. Já bem seca, a peça era queimada durante a Lua apropriada, a fim de reduzir os riscos de rachadura ou quebra. A queima, geralmente, se fazia à noite, para evitar os efeitos do calor e dos ventos, e longe dos olhos de pessoas estranhas, pois isso, acreditavam os ceramistas, poderia prejudicar o resultado final.

7 hierarquia Século X a.C. – Os registros de pesquisas nas áreas da Antropologia, Arqueologia e Etno-História desenvolvidas desde o século XIX, na América e na Amazônia, permitem-nos afirmar que as civilizações complexas mais antigas, da Pré- História, surgiram entre os séculos XXV a.C. e X a.C. nas regiões Andinas e Mesoaméricas. Com relação à Amazônia, as civilizações complexas só surgiram por volta do século X a.C.


Carregar ppt "Trabalho de História Comunidades que habitavam a Amazônia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google