A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV. AS GRANDES NAVEGAÇÕES Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias: Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV. AS GRANDES NAVEGAÇÕES Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias: Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias:"— Transcrição da apresentação:

1 AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV

2 AS GRANDES NAVEGAÇÕES Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias: Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias: Guerra dos Cem Anos ( ) (116 anos) – formação dos Estados Nacionais na Inglaterra e na Franca. Guerra dos Cem Anos ( ) (116 anos) – formação dos Estados Nacionais na Inglaterra e na Franca. Peste Negra ( ) – dizima 1/3 da população européia. Peste Negra ( ) – dizima 1/3 da população européia.

3 Consequências : Escassez de mão de obra; Escassez de mão de obra; Paralisação de várias vias (rotas) comerciais; Paralisação de várias vias (rotas) comerciais; Decréscimo da população; Decréscimo da população; Fome, revolta de camponeses. Fome, revolta de camponeses.

4 RAZÕES PARA NAVEGAÇÃO: Aumentar os lucros; Aumentar os lucros; Conseguir mais matérias-primas; Conseguir mais matérias-primas; Conseguir meios de pagamentos para produtos orientais (metais preciosos ouro/prata) Conseguir meios de pagamentos para produtos orientais (metais preciosos ouro/prata)

5 GÊNOVA E VENEZA – cidades da Itália – viviam do comércio com Constantinopla - elo intermediário entre essas cidades e o Oriente. GÊNOVA E VENEZA – cidades da Itália – viviam do comércio com Constantinopla - elo intermediário entre essas cidades e o Oriente. O Mediterrâneo, que era o caminho mais perto para o Oriente era controlado pelos árabes. O Mediterrâneo, que era o caminho mais perto para o Oriente era controlado pelos árabes. Os árabes comerciavam bem com os italianos, mas não aceitavam outros povos. = necessidade de outro caminho. Os árabes comerciavam bem com os italianos, mas não aceitavam outros povos. = necessidade de outro caminho.

6 PARA NAVEGAR: CARAVELA; CARAVELA; BÚSSOLA E ASTROLÁBIO; BÚSSOLA E ASTROLÁBIO; CARTOGRAFIA; CARTOGRAFIA; SURGE A IDÉIA DA TERRA SER REDONDA E NÃO PLANA. SURGE A IDÉIA DA TERRA SER REDONDA E NÃO PLANA. DESEJO DE AVENTURA E FAZER FORTUNA; DESEJO DE AVENTURA E FAZER FORTUNA; Reis financiavam as grandes navegações. Reis financiavam as grandes navegações.

7

8

9

10 BÚSSOLA E ASTROLÁBIO

11

12 O imaginário europeu: Até ao século XV - europeus tinham um conhecimento limitado do mundo: Até ao século XV - europeus tinham um conhecimento limitado do mundo: Conheciam parte da África e da Ásia; a América e a Oceania eram totalmente desconhecidas. Conheciam parte da África e da Ásia; a América e a Oceania eram totalmente desconhecidas. Por outro lado, o Oceano Atlântico era conhecido como um Mar Tenebroso" povoado de monstros marinhos que engoliam os barcos. Por outro lado, o Oceano Atlântico era conhecido como um Mar Tenebroso" povoado de monstros marinhos que engoliam os barcos.

13 Também os seres que povoavam as terras distantes eram imaginados como seres disformes, muito diferentes dos europeus. Também os seres que povoavam as terras distantes eram imaginados como seres disformes, muito diferentes dos europeus. Todas estas lendas criavam muito medo nos navegadores... Foi, por isso, uma grande e corajosa aventura os descobrimentos marítimos que os portugueses iniciaram no século XV. Todas estas lendas criavam muito medo nos navegadores... Foi, por isso, uma grande e corajosa aventura os descobrimentos marítimos que os portugueses iniciaram no século XV.

14 Mapa Mundi 1489

15

16

17 Pioneirismo português: Portugal séc. XV – poder centralizado voltado para o comércio; Portugal séc. XV – poder centralizado voltado para o comércio; Tradição marítima com apoio da burguesia; Tradição marítima com apoio da burguesia; 1ª conquista: Ceuta – África – 1415 – (escravos). 1ª conquista: Ceuta – África – 1415 – (escravos). Ideal = chegar às Índias. Ideal = chegar às Índias.

18 1488 – Bartolomeu Dias = Cabo da Boa Esperança; 1488 – Bartolomeu Dias = Cabo da Boa Esperança; 1492 – Colombo = chega à América; 1492 – Colombo = chega à América; – Portugal X Espanha – Tratado de Tordesilhas; – Portugal X Espanha – Tratado de Tordesilhas; Vasco da Gama – índia; Vasco da Gama – índia; Cabral (1500) – reconhece o Brasil – segue para as Índias - derrotar Calicute e formar feitorias. Cabral (1500) – reconhece o Brasil – segue para as Índias - derrotar Calicute e formar feitorias.

19 Terras descobertas = colônias. Terras descobertas = colônias. Metrópole = impõe costume, lei, religião e governo (europeu) = cultura européia. Metrópole = impõe costume, lei, religião e governo (europeu) = cultura européia. Portugal – império colonial no Oriente e África – índios. Portugal – império colonial no Oriente e África – índios. Espanha – explorar metais preciosos na América; Espanha – explorar metais preciosos na América; Inglaterra e França – Costa Atlântica da América do Norte. Inglaterra e França – Costa Atlântica da América do Norte.

20 FIM...


Carregar ppt "AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV. AS GRANDES NAVEGAÇÕES Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias: Séc. XV e XIV crise de escassez de mercadorias:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google