A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI. 2 O NOVO GOSTO DO MUNDO Durante muito tempo os povos viviam isolados uns dos outros. Com a expansão marítima os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI. 2 O NOVO GOSTO DO MUNDO Durante muito tempo os povos viviam isolados uns dos outros. Com a expansão marítima os."— Transcrição da apresentação:

1 1 EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI

2 2 O NOVO GOSTO DO MUNDO Durante muito tempo os povos viviam isolados uns dos outros. Com a expansão marítima os habitantes da África, Ásia, Europa e América se conheceram. Infelizmente esse encontro não ocorreu de maneira pacífica.

3 3 O TAMANHO DO MUNDO No início do século XVI o mundo estava totalmente transformado em relação ao século XV.

4 4 MAPA ALEMÃO DO SÉCULO XV

5 5 MAPA HOLANDÊS DO SÉCULO XVI

6 6 AS GRANDES NAVEGAÇÕES As embarcações da época eram como cascas de ovo, se comparadas com as de hoje. Os tripulantes eram, acima de tudo, corajosos. O espírito aventureiro não foi a única explicação, havia também a sede de lucro que o comércio com o Oriente poderia trazer.

7 7 Nem todos se entusiasmavam com a expansão marítima. Esta gravura do séc. XVI chama os navegadores e geógrafos de loucos e idiotas, por quererem medir o tamanho do mundo.

8 8

9 9 O COMÉRCIO COM O ORIENTE Nós séculos XI, XII e XIII a Europa sofre grandes transformações: novas técnicas, crescimento do comércio e da produção e das cidades e o surgimento da burguesia. Após as cruzadas, a burguesia estabeleceu rotas de comércio com os maravilhosos produtos orientais. Os italianos foram os primeiros a comprar dos árabes e a revender na Europa.

10 10

11 11 A BUSCA DE UM CAMINHO MARÍTIMO Havia um monopólio entre os árabes e os italianos, que proibiram os outros países de utilizarem o Mediterrâneo para comerciarem com o Oriente. Para os demais países europeus só restava encontrar outro caminho para o Oriente. O caminho marítimo, se descoberto, seria mais vantajoso do que o dos árabes, que andavam muito por terra até chegar no Mediterrâneo.

12 12

13 13 O PIONEIRISMO PORTUGUÊS Portugal foi o primeiro porque: Acostumados a pescar bacalhau; Lisboa era uma cidade comercial; Formou o Estado absolutista; Dominava tecnologia naval. Em 1415 Portugal dominou Ceuta, colônia árabe na África e a saqueou.

14 14 Gravura portuguesa de Observe as atividades econômicas mais importantes para o reino lusitano: o comércio marítimo, a pesca e, em primeiro plano, a agricultura e a caça. Naquela época, a maioria dos portugueses morava no campo e, em muitas regiões, o comércio ainda não utilizava moedas.

15 15

16 16

17 17

18 18 AS VEIAS DOURADAS DA ÁFRICA. Os portugueses perceberam que o melhor caminho para chegar ao Oriente seria contornar a África. Foram décadas de tentativas. Na África os portugueses encontraram marfim, ouro e escravos. Alguns papas apoiaram a escravização dos africanos.

19 19 Alguns papas autorizavam a escravidão porque acreditavam que essa era a maneira de levar os Evangelhos até os africanos.

20 20 A QUEDA DE CONSTANTINOPLA Quando os turcos tomaram Constantinopla, começaram a cobrar altos impostos sobre as mercadorias que passavam por lá. Esse foi mais um incentivo para que os europeus achassem um caminho marítimo para o Oriente.

21 21 CONSTANTINOPLA SÉC XV

22 22 OS SUCESSOS LUSITANOS Em 1488 Bartolomeu Dias chegou ao Cabo das Tormentas, que foi rebatizado como Cabo da Boa Esperança. Em 1498 Vasco da Gama chegou à Índia. Os italianos receberam um duro golpe.

23 23 UMA PAUSA PARA COLOMBO Em 1492, um navegador genovês, Cristóvão Colombo, descobriu a América. Ele estava a serviço da Espanha. A teoria de Colombo era a seguinte: se a Terra fosse mesmo redonda e ele viajasse para o Ocidente, chegaria ao Oriente. Como saber se sua teoria estava correta: experimentando.

24 24

25 25 SEGREDOS DE ESTADO Naquele tempo, informações sobre as descobertas marítimas eram mantidas em segredo. Tudo indica que os portugueses fizeram um viagem à América logo depois de Colombo e andaram pelo norte do Brasil. Prova disso foi o Tratado de Tordesilhas.

26 26 Tapeçaria do séc XVII mostra Colombo diante do casal real espanhol.

27 27

28 28 O TRATADO DE TORDESILHAS Portugal e Espanha foram os pioneiros nas descobertas. Em 1493 foi estabelecido a Bula Intercoetera, que dizia que as terras descobertas a 100 léguas das ilhas de Cabo Verde pertenceriam a Portugal e depois disso, à Espanha. Portugal não aceitou e exigiu que fossem 300 léguas (Tratado de Tordesilhas). Portugal já sabia ou desconfiava da existência dessas terras.

29 29 TRATADO DE TORDESILHAS, 1494, ESPANHA E PORTUGAL CONCORDAVAM EM DIVIDIR AS NOVAS TERRAS. OS OUTROS PAÍSES É QUE NÃO CONCORDARAM.

30 30 CABRAL TOMA POSSE DO BRASIL Com o sucesso de Vasco da Gama, Portugal organiza uma super expedição comandada por Pedro Álvares Cabral. No meio da viagem eles se afastam do litoral africano e chagam ao Brasil. Era nosso descobrimento.

31 31

32 32 ACIMA A CARAVELA DE CABRAL. AS DEMAIS NÃO TIVERAM A MESMA SORTE.

33 33

34 34 CABRAL NA ÍNDIA Quando Cabral chegou à Índia, os indianos não queriam comercializar com ele. Com o uso da violência, Cabral conseguiu convencer os indianos a comercializarem com ele. Nesse momento estava ocorrendo a acumulação primitiva de capital, momento em que a burguesia enriqueceu muito através da guerra, do saque, da pirataria e da violência.

35 35

36 36 F I M


Carregar ppt "1 EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI. 2 O NOVO GOSTO DO MUNDO Durante muito tempo os povos viviam isolados uns dos outros. Com a expansão marítima os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google