A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expansão marítimo e comercial européia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expansão marítimo e comercial européia"— Transcrição da apresentação:

1 Expansão marítimo e comercial européia
As Grandes Navegações Expansão marítimo e comercial européia

2 Introdução Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.

3

4

5 A expansão marítimo- comercial européia, ocorrida a partir do século XV, fez parte do processo histórico no qual as burguesias européias buscavam ampliar seus lucros por meio da criação de novas e lucrativas rotas comerciais.

6

7

8

9 FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANSÃO
Centralização Política: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegação; O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas idéias e uma evolução técnica; Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do século XIV; Expandir a fé católica;

10

11 As Grandes Navegações Causas do pioneirismo português
Formação das monarquias nacionais ibéricas (Estados Modernos) precocemente; Revolução de Avis (Aliança entre a monarquia e a burguesia = interesses mercantis); Posição Geográfica Favorável; Escola de Navegação de Sagres; Invenções: astrolábio, bússola e caravela; Espírito “cruzadístico” português.

12 ESCOLA DE SAGRES Centro de Estudos Náuticos, fundado pelo infante Dom Henrique, que manteve até a sua morte, em 1460, o monopólio régio do ultramar. O "Príncipe perfeito" Dom João II ( ) continuou o aperfeiçoamento dos estudos náuticos com o auxílio da sua Junta de Cartógrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho marítimo para as índias.

13 Bússola, Astrolábio e Quadrante: utilizavam a localização dos astros como pontos de referência.

14 A noite, podemos nos orientar pelo Cruzeiro do Sul
  A noite, podemos nos orientar pelo Cruzeiro do Sul. O Cruzeiro do Sul é uma constelação que possui a forma de um cruz. A ponta da cruz indica sempre a direção sul.

15 Embarcações A grande novidade deste navio foi a utilização das velas triangulares em mar aberto, as quais permitiam que a caravela avançasse em zig- zag mesmo com ventos contrários. As caravelas não possuíam os mesmos tamanhos: as pequenas levavam entre vinte e cinco a trinta homens e as maiores chegavam a levar mais de cem homens a bordo. Geralmente a tripulação era formada por marinheiros muitos jovens, os capitães podiam ser rapazes de vinte anos de idade.

16

17 Viagem de Bartolomeu Dias

18 Viagem de Fernão de Magalhães

19

20

21 Navegações portuguesas e os descobrimentos
No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes navegações: é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias. Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou à Calicute e pôde desfrutar de todos os benefícios do comércio direto com o oriente. Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos.

22

23 Navegações portuguesas e os descobrimentos
Outro importante feito foi a chegada das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de Após fazer um reconhecimento da terra “descoberta", Cabral continuou o percurso em direção às Índias. Em função destes acontecimentos, Portugal tornou- se a principal potência econômica da época.

24

25 Navegações Espanholas
A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas deste período, tornando-se, ao lado de Portugal, uma grande potência. Enquanto os portugueses navegaram para as Índias contornando a África, os espanhóis optaram por um outro caminho. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlântico Colombo tinha o conhecimento de que nosso planeta era redondo, porém desconhecia a existência do continente americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus.

26 Triângulo comercial

27

28


Carregar ppt "Expansão marítimo e comercial européia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google