A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações."— Transcrição da apresentação:

1 Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações. Especiarias. Visões do mar e do mundo dos europeus do século XV. Navegações portuguesas e espanholas (não se esqueçam do site Tratado de Tordesilhas. Ingleses e franceses.

2 Expansão marítima européia Século XV

3 Motivos que levaram às Grandes Navegações: 1.Falta de alimento para abastecer as cidades. 2.A produção artesanal nas cidades era alta e não encontrava consumidores na zona rural. 3.Falta de moedas. 4.Encarecimento das especiarias. 5.Conversão ao cristianismo.

4 Principais especiarias Cravo da Índia

5 Principais especiarias Pimenta do reino

6 Principais especiarias Noz Moscada

7 Principais especiarias Eram especiarias também o gengibre, a canela, o açúcar entre outras. Os europeus compravam outros produtos do Oriente, como: tecidos finos,tapetes, cristal,perfumes,porcelana e seda.

8 Visões de Mundo

9

10 O Mundo Hoje

11 Visões dos mares

12 Pioneirismo português Portugal já era uma nação unificada e independente no século XII. Revolução de Avis (1385) - subiu ao trono D. João I que, apoiado pelos burgueses, tinha grande interesse na expansão marítima. Boa parte da população portuguesa vivia da pesca. Escola de Sagres – século XV. Localização privilegiada.

13

14 Expansão marítima portuguesa Objetivo: alcançar o Oriente contornando o litoral sul africano. Primeiras conquistas: Ceuta (1415), Ilha da Madeira ( ), Açores ( ) – o cabo do Bojador foi ultrapassado.

15 Expansão marítima portuguesa – Bartolomeu Dias atravessou o Cabo das Tormentas, chamado depois de Cabo da Boa Esperança. European Voyages of Exploration: Winds and Routes European Voyages of Exploration: Winds and Routes 1498 – Vasco da Gama chegou às Índias – Pedro Álvares Cabral tomou posse das terras que, mais tarde, foram chamadas de Brasil. Até 1530, Portugal esteve mais interessado em explorar as riquezas do Oriente. Apenas quando esse comércio parou de gerar tantos lucros e a posse das terras americanas estava ameaçada,Portugal iniciou a colonização na América.

16 Expansão Marítima Espanhola Enquanto Portugal se lançava ao mar, os reinos de Castela e Aragão ainda lutavam contra os mouros – Colombo chegou a América – Fernão de Magalhães – primeira viagem em torno do mundo – circunavegação.

17 Portugal e Espanha - diferenças - Portugueses: fixavam-se no litoral das terras conquistadas. Espanhóis: procuravam explorar o interior. Assim, com o trabalho forçado da população nativa conseguiram explorar minas de ouro e prata para enriquecer a metrópole. A Espanha conquistou a supremacia européia.

18 Portugal e Espanha - conflitos- Problemas gerados pelos feitos de Colombo – Tratado de Alcáçovas - que garantia a Portugal a posse de todas as ilhas do Oceano Atlântico – bula Inter Coetera 1494 – Tratado de Tordesilhas.

19

20 Ingleses e franceses Encorajados pelas conquistas dos portugueses e dos espanhóis, lançaram-se ao mar. Muitas vezes, desrespeitaram o Tratado de Tordesilhas o que gerou muitos conflitos. Chegaram em muitas terras da América do Norte, mas a importância da França e da Inglaterra no processo de colonização só cresceu no século XVII.


Carregar ppt "Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google