A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários."— Transcrição da apresentação:

1 O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários países da Europa, principalmente POR, ESP, FRA e ING. Característica básica e fundamental: intervenção do Estado na economia.

2 ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Apóia os negócios burgueses Sustenta a nobreza ESTADO ABSOLUTISTA OBJETIVOS MERCANTILISMO MEIOS METALISMO: Entesouramento de metais preciosos. Protecionismo Colonialismo Fortalecimento do poder real. Pirataria Balança comercial favorável.

3 AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA:
Definição: período em que as nações européias iniciaram um processo de exploração e conquistas em novos territórios, que ampliou o mundo até então conhecido. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVI. Causas: busca de especiarias nas Índias; busca de metais preciosos; tentativa de romper o monopólio comercial das cidades italianas; expansão da fé cristã (justificativa);

4 fortalecimento das monarquias nacionais e desenvolvimento da política mercantilista;
Renascimento cultural; surgimento de novos aparelhos para a navegação (bússola, astrolábio, caravela, desenvolvimento da cartografia...); alívio de tensões sociais (secundário); guerras para ocupar e prestigiar nobres (secundário).

5 Pioneirismo português:
centralização prematura; burguesia mercantil atuante; posição geográfica estrategicamente favorável; Escola de Sagres (secundário); As principais viagens: 1415: Ceuta (POR);

6 1488: Cabo da Boa Esperança - Bartolomeu Dias (POR);
1492: América – Cristóvão Colombo (ESP);

7 1498: Índias (via África) – Vasco da Gama (POR);
1500: Brasil – Pedro Álvares Cabral (POR); 1519: Circunavegação – Fernão de Magalhães (ESP); ROTA DE VASCO DA GAMA DESCOBRIMENTO DO BRASIL CIRCUNAVEGAÇÃO

8 Mapas

9 Disputa entre POR e ESP pelas novas terras:
Bula Intercoetera (1493): 100 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Tratado de Tordesilhas (1494): 370 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Esse tratado substituiu o anterior.

10 O TRATADO DE TORDESILHAS:

11 Conseqüências das navegações:
deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico (Oriente para Ocidente); ampliação do comércio (em escala mundial); fortalecimento das monarquias européias; desenvolvimento técnico e científico.

12 EXPANSÃO MARÍTIMA "Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas foi nele que espelhou o céu" Fernando Pessoa Caravela portuguesa

13 Tratado de Tordesilhas
Crenças da Época O mar tenebroso Tratado de Tordesilhas

14 Aparelhos de Navegação
Bússola Astrolábio

15 Cartografia Detalhe do Atlas Catalão de


Carregar ppt "O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google