A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por :Natania Nogueira Professora de História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por :Natania Nogueira Professora de História"— Transcrição da apresentação:

1 Por :Natania Nogueira Professora de História
AS GRANDE NAVEGAÇÕES Por :Natania Nogueira Professora de História

2 A expansão marítima do século XV é também chamada de GRANDES NAVEGAÇÕES.
Ela surgiu na necessidade de encontrar um caminho marítimo para o oriente, depois que Constantinopla foi tomada pelos turcos, dificultando a aquisição de especiarias. Ela foi um movimento de expansão responsável pela descoberta e colonização de várias regiões até então desconhecidas pelos povos da Europa Ocidental, como várias regiões da África e a América. As Grandes Navegações foram influenciadas pelo Renascimento e pela expansão do Capitalismo Comercial.

3

4 Fatores que contribuíram para a expansão marítima portuguesa
Posição geográfica do país, extremamente favorável, às navegações, já que Portugal, banhado pelas águas do Atlântico, era o reino mais ocidental da Europa; A existência de um poder centralizado e de um Estado unificado, sem dimensões internas; Longa experiência de pescadores e marinheiros lusitanos na costa do Atlântico; Uma burguesia aliada ao rei, disposta a investir no comércio marítimo.

5 Objetivos da expansão marítima
A busca de novas minas (ouro e prata); Expandir a fé católica; A busca por especiarias; Novas terras.

6 Mitos e crenças Acreditava-se que a terra era plana e que o oceano terminava em um abismo sem fim; Que os grande oceanos eram povoados por monstros marinhos; Que poder-se-ia encontrar o paraíso terrestre, muitas vezes representado pelo reino mitológico de Prestes João.

7 A Escola de Sagres Centro de Estudos Náuticos, fundado pelo infante Dom Henrique, o qual manteve até a sua morte, em 1460, o monopólio régio do ultramar. O "Príncipe perfeito" Dom João II ( ) continuou o aperfeiçoamento dos estudos náuticos com o auxílio da sua provável Junta de Cartógrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho marítimo para as índias

8 Tecnologia náutica

9 Para atingir seus objetivos e chegar às Índias, os navegadores desenvolveram instrumentos náuticos:
- Astrolábio - Bússola Criaram navios mais rápidos e seguros - A caravela - A nau Desenvolveram a Cartografia

10

11 A Descoberta da América
Em 1492 o navegador Genovês Cristóvão Colombo, financiado pela rainha Isabel de Castela, da Espanha, chega à América navegando para o Oeste. Ele acreditava que a terra era redonda e que navegando em linha reta, daria a volta ao mundo e chegaria às Índias. Ao chegar à América ele deu aos seus habitantes o nome de índios, acreditando ter atingido seu objetivo. Colombo morreu sem saber que tinha encontrado um novo continente.

12 Vasco da Gama chega às Índias
O navegador português Vasco da Gama conseguiu chegar às Índias em 1498, tornando-se o primeiro grande herói lusitano moderno. Com esta descoberta, Portugal torna-se a maior potência comercial de sua época.

13 Américo Vespúcio Américo Vespúcio foi o o navegador e cartógrafo que descobriu que as terras encontradas por Colombo faziam parte de um novo continente. A este continente ele deu o nome de AMÉRICA.

14 O Tratado de Tordesilhas

15 A DESCOBERTA DO BRASIL O Brasil foi descoberto, em 1500, por Pedro Álvares Cabral, durante a segunda viagem dos Portugueses às Índias e após a assinatura do Tratado de Tordesilhas. A Descoberta do Brasil pelos portugueses ocorreu oficialmente no dia 22 de abril. Na época os portugueses disseram que a descoberta foi acidental. Hoje sabemos que foi PROPOSITAL.

16


Carregar ppt "Por :Natania Nogueira Professora de História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google