A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores que levaram a Expansão –A–A–A–A Expansão Marítima,foi uma forma de resolver vários problemas gerados pela crise do século XIV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores que levaram a Expansão –A–A–A–A Expansão Marítima,foi uma forma de resolver vários problemas gerados pela crise do século XIV."— Transcrição da apresentação:

1

2 Fatores que levaram a Expansão

3 –A–A–A–A Expansão Marítima,foi uma forma de resolver vários problemas gerados pela crise do século XIV.

4 Buscar um novo caminho marítimo que chegasse as Índias sem passar pelo mar Mediterrâneo.

5 Busca de novas terras,pois as terras da Europa estavam desgastadas. A burguesia queria ampliar as atividades comerciais. O interesse dos Reis em conquistar mais riquezas

6 O interesse da Igreja em conquistar novos fiéis. O interesse da Igreja em conquistar novos fiéis. A Tomada de Constantinopla pelos Turcos. A Tomada de Constantinopla pelos Turcos. A busca de metais preciosos. A busca de metais preciosos.

7 Pioneirismo português Portugal foi o primeiro a formar seu Estado Nacional. Portugal foi o primeiro a formar seu Estado Nacional. Isto se deu através da Guerra da Reconquista e Revolução de Avis. Isto se deu através da Guerra da Reconquista e Revolução de Avis.

8 Revolução de Avis ( ) Batalha de Aljubarrota

9 Escola de Sagres

10 .Posição geográfica favorável.Posição geográfica favorável

11 Périplo africano

12 Expansão portuguesa Ceuta (1415) Ceuta (1415) Périplo africano Périplo africano Cabo da Boa Esperança (1488) Dias) Cabo da Boa Esperança (1488) Dias) Índia (1498) Índia (1498) Brasil (1500) Brasil (1500)

13 1488 – Bartolomeu Dias atravessa o Cabo da Boa Esperança

14 1498 – chegada de Vasco da Gama a Calicute (Índia)

15 O Atraso Os espanhóis foram os segundos a se lançarem na expansão e Inglaterra e França só irão se lançar,no século XVII,pois demoraram a formar seus Estados Nacionais. Os espanhóis foram os segundos a se lançarem na expansão e Inglaterra e França só irão se lançar,no século XVII,pois demoraram a formar seus Estados Nacionais.

16 Para formar o Estado Nacional da Espanha,ocorreu o casamento de Isabel de Castela com Fernão de Aragão Para formar o Estado Nacional da Espanha,ocorreu o casamento de Isabel de Castela com Fernão de Aragão

17 Reis católicos Fernando de AragãoIsabel de Castela

18 O interesse da Igreja em conquistar novos fiéis. O interesse da Igreja em conquistar novos fiéis.

19 Conquista de Granada (1492)

20 Expansão espanhola: –A–A–A–América (1492) –T–T–T–Tratado de Tordesilhas (1494) –O–O–O–Oceano Pacífico (1513) –C–C–C–Circunavegação ( ) – Magalhães e Elcano

21 – viagem de circunavegação por Fernão de Magalhães e Sebastião Elcano

22 1494

23

24 1492 – Primeira viagem de Colombo à América

25 A Formação do Estado Nacional francês A Guerra dos Cem Anos A Guerra dos Cem Anos Foi uma guerra entre Inglaterra e França. Causa econômica-Disputa pela região de Flandres. Causa política-A Inglaterra queria dominar o trono francês.

26 Guerra dos Cem Anos ( )

27

28 A Formação do Estado Nacional da Inglaterra Guerra dos Cem Anos Guerra dos Cem Anos Guerra das Duas Rosas Guerra das Duas Rosas

29 Guerra das Duas Rosas ( ) Lancaster XYork

30 Tudor

31 Consequências da Expansão Marítima As cidades italianas perderam o monopólio das especiarias. Transferência do eixo econômico do mar mediterrâneo para o oceano Atlântico. A descoberta da América. Fortalecimento do poder real. Ampliação das atividades comerciais. Fortalecimento da burguesia. Destruição cultural e morte de vários índios. Aparecimento de uma nova visão de mundo


Carregar ppt "Fatores que levaram a Expansão –A–A–A–A Expansão Marítima,foi uma forma de resolver vários problemas gerados pela crise do século XIV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google