A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS VIAGENS PORTUGUESAS. GLOBALIZAÇÃO As viagens do século XV deram início ao processo de globalização. Vários povos de diferentes continentes passaram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS VIAGENS PORTUGUESAS. GLOBALIZAÇÃO As viagens do século XV deram início ao processo de globalização. Vários povos de diferentes continentes passaram."— Transcrição da apresentação:

1 AS VIAGENS PORTUGUESAS

2 GLOBALIZAÇÃO As viagens do século XV deram início ao processo de globalização. Vários povos de diferentes continentes passaram a ter contato como nunca antes. Estilos de vida diferentes se encontraram, dando início a um grande intercâmbio de povos, produtos, culturas, enfim, de realidades variadas.

3 ESPECIARIAS As especiarias eram produtos valiosos, de origem vegetal utilizados pelas pessoas mais ricas. Entre as especiarias, estavam a canela, o gengibre, a noz- moscada, o cravo-da-índia,a pimenta, e diversos outros.Além de temperar, serviam para conservar e melhorar o sabor de carnes, por exemplo. A fonte destes produtos estava no continente asiático, nas Índias.Este era o nome dado pelos europeus a regiões do oriente, com China e Índia. Por meio de diversas rotas, comerciantes árabes negociavam especiarias com os europeus, principalmente das cidades italianas, que revendiam os produtos em feiras pelo continete.

4 DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA Havia muita discriminação religiosa na sociedade portuguesa. Um exemplo claro de discriminação é o que aconteceu com os judeus e cristãos-novos, que constantemente eram alvo de vigilância e perseguição. Muitos eram julgados nos Tribunais da Inquisição, que poderiam condenar à morte pessoas consideradas hereges.

5 INVESTIMENTO NA NAVEGAÇÃO Os portugueses buscavam investir na navegação com dois objetivos: 1º A curto prazo procuravam obter metais preciosos(ouro e prata) cada vez mais necessário na Europa, principalmente para fazer moeda. 2º Em longo prazo era contornar a África, para chegar às fontes das especiarias.

6 SUPERSTIÇÃO Os viajantes dos mares do século XV eram altamente supersticiosos. Acreditavam em monstros marinhos que poderiam destruir a embarcação, em sereias, abismo etc.

7 GRUMETES Os grumetes eram crianças e jovens entre 10 e 15 anos, que faziam serviços variados, como lavar o convés, avisar os horários, servir os marinheiros, etc.

8 DIFICULDADES REAIS ENFRENTADAS PELA TRIPULAÇÃO Além das dificuldades imaginárias dos tripulantes havia as dificuldades reais como epidemia,naufrágios sede e fome.

9 VIAGEM DE VASCO DA GAMA O auge da expansão portuguesa ocorreu na viagem de Vasco da Gama, que finalmente conseguiu contornar a África, e chegar a Calicute, na Índia, em Retornou em 1499 a Portugal, e foi recebido com muitas honras. As viagens às Índias, a partir de então, trariam muitos produtos, sendo os principais as especiarias, para Portugal, que os revendiam na Europa.

10 PERO VAZ DE CAMINHA A CARTA DE Pero Vaz de Caminha é um importante documento histórico sobre os primeiros contatos entre portugueses e índios, em Foi escrita ao rei de Portugal, Dom Emanuel.

11 INVENÇÕES CHINESAS Algumas invenções Chinesas contribuíram para que os europeus pudessem realizar muitos de seus projetos. Destacam-se a pólvora, a bússola e o papel.


Carregar ppt "AS VIAGENS PORTUGUESAS. GLOBALIZAÇÃO As viagens do século XV deram início ao processo de globalização. Vários povos de diferentes continentes passaram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google