A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descobrimento e Administração Colonial Contexto Histórico: * Importância do comércio de especiarias (perfumes, temperos, tecidos, drogas, metais preciosos...)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descobrimento e Administração Colonial Contexto Histórico: * Importância do comércio de especiarias (perfumes, temperos, tecidos, drogas, metais preciosos...)"— Transcrição da apresentação:

1 Descobrimento e Administração Colonial Contexto Histórico: * Importância do comércio de especiarias (perfumes, temperos, tecidos, drogas, metais preciosos...) entre Europa e Oriente. * Momento de transição que a Europa passava ( Formação das Monarquias Nacionais, ascensão da Burguesia, decadência do Sistema Feudal, Reforma Protestante, Renascimento Artístico, Científico e Cultural – 1400 > 1500) Fechamento do Mar Mediterrâneo para os cristãos, já que Constantinopla foi tomada pelos Turcos em Mas porque Portugal foi pioneiro na Expansão Marítimo Comercial? *Posição geográfica + tradição da pesca e navegação; *Tornou-se o 1ºEstado Unificado (país) já em 1143; *Excelente relação entre Nobres ( D. Henrique e seu pai D. João I) com a Burguesia; Inexistência de concorrentes; Benção da Igreja Católica.

2

3 Início da expansão já em 1415 com a conquista de Ceuta; exploração e abertura de Feitorias \ Entrepostos comerciais ao longo do litoral Africano. Em 1488 Bartolomeu Dias cruza o Cabo das Tormentas e, em 1498 Vasco da Gama chega a Calicute, Indía. E o Brasil nisso tudo?? Vasco da Gama registra indícios seguros de terra para o oeste em seu diário de bordo; Colombo havia chegado na ilha de Hispaniola em Pedro Alvarez Cabral comanda a 2º expedição para Calicute, desvia-se do caminho e em 22 de abril abril descobre o Brasil. PERÍODO PRÉ-COLONIAL Entre 1500 e 1530 Portugal explora a mão de obra indígena na extração do pau-brasil, (o comércio com o oriente é muito mais lucrativo e não foi encontrado metais preciosos) A partir de 1530, Espanhóis, Franceses, Holandeses, Ingleses entram na briga por terras e rotas; é necessário colonizar / explorar. Em 1530, Martin Afonso de Souza comanda a 1º expedição colonizadora, funda São Vicente (São Paulo) e cria a primeira Câmara Municipal.

4

5 Como colonizar / explorar??? Devido aos altos custos a solução foi terceirizar, privatizar: CAPITANIAS HEREDITÁRIAS. Já havia dado certo no litoral Africano e nas Ilhas próximas a Portugal. Território dividido em 15 Capitanias entregue a 12 donatários que deveriam arcar com todos os custos da colonização / exploração. CARTA DE DOAÇÃO > concedia um lote de 10 léguas (aprox metros) FORAL > concedia ao donatario o direito de fundar vilas, conceder sesmarias, escravizar e vender indígenas, e os encargos a serem pagos para a Coroa. NÃO DEU CERTO!!!! > grandes distâncias, abandono por parte da coroa, dificuldade na adaptação, dentre outros fatores. (Somente São Vicente e Pernambuco prosperam.) GOVERNOS GERAIS: criado em 1548 cm a intenção de centralizar a administração da colônia e auxiliar os Donatários. (demonstra o interesse de Portugal) Ouvidor-mor: justiça Provedor-mor: impostos e nomeação de cargos Capitão-mor: defesa. Câmaras Municipais: compostas pelos homens bons; administração das vilas. Entre 1548 e 1580 a colônia cresce e prospera, particularmente devido ao cultivo do Açúcar.

6

7 Lembre-se > façam os exercícios da apostila para na aula apenas tirarmos as dúvidas.... Capitulo 1 História C pág. 01 a 10,


Carregar ppt "Descobrimento e Administração Colonial Contexto Histórico: * Importância do comércio de especiarias (perfumes, temperos, tecidos, drogas, metais preciosos...)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google