A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Brasil O Período Pré-colonial. As primeiras expedições 1501 e 1502 – Provavelmente Américo Vespúcio, que já informou sobre a existência de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Brasil O Período Pré-colonial. As primeiras expedições 1501 e 1502 – Provavelmente Américo Vespúcio, que já informou sobre a existência de."— Transcrição da apresentação:

1 História do Brasil O Período Pré-colonial

2 As primeiras expedições 1501 e 1502 – Provavelmente Américo Vespúcio, que já informou sobre a existência de pau-brasil e 1502 – Provavelmente Américo Vespúcio, que já informou sobre a existência de pau-brasil. O monopólio-régio do estanco. O monopólio-régio do estanco – Primeiro carregamento de pau- brasil feito por Fernão de Noronha – Primeiro carregamento de pau- brasil feito por Fernão de Noronha. A frequência de franceses passou a ser intensa em A frequência de franceses passou a ser intensa em As alianças: Tupinambás(franceses) X Tupiniquins(portugueses). As alianças: Tupinambás(franceses) X Tupiniquins(portugueses). As expedições guarda-costas de Cristóvão Jacques (1516 e 1519) e (1526 e 1528). As expedições guarda-costas de Cristóvão Jacques (1516 e 1519) e (1526 e 1528).

3

4 A necessidade de colonizar A expedição colonizadora de Martin Afonso de Souza (1530 a1532), quando recebeu a informação enviada pelo Rei que o Brasil iria ser colonizado pelo sitema de Capitanias Hereditárias. A expedição colonizadora de Martin Afonso de Souza (1530 a1532), quando recebeu a informação enviada pelo Rei que o Brasil iria ser colonizado pelo sitema de Capitanias Hereditárias.

5 As Capitanias Hereditárias. Por que este sistema? Havia sido implantado com sucesso nas ilhas do Atlântico (Açores e Madeira). Havia sido implantado com sucesso nas ilhas do Atlântico (Açores e Madeira). O Brasil foi dividido em 14 Capitanias, 15 lotes (São Vicente estava dividida) e 12 donatários. Pero Lopes de Souza era donatário de 3 ( Itamaracá, Santo Amaro e Santana). O Brasil foi dividido em 14 Capitanias, 15 lotes (São Vicente estava dividida) e 12 donatários. Pero Lopes de Souza era donatário de 3 ( Itamaracá, Santo Amaro e Santana).

6 Capitanias Hereditárias A carta de doação. A carta de doação. O foral. O foral. Conferia aos donatários amplos poderes. Conferia aos donatários amplos poderes. Investimento particular. Investimento particular. Apenas Pernambuco obteve êxito, além do sucesso temporário de São Vicente. Apenas Pernambuco obteve êxito, além do sucesso temporário de São Vicente.

7 O Governo Geral Não substituiu o sistema de Capitanias. Não substituiu o sistema de Capitanias. Criado em 1548, através de um regimento. Criado em 1548, através de um regimento. O governo-geral passou a funcionar como coordenador das ordens régias e das capitanias. O governo-geral passou a funcionar como coordenador das ordens régias e das capitanias. A capitania da Bahia deixou de ser hereditária, para tornar-se capitania régia. A capitania da Bahia deixou de ser hereditária, para tornar-se capitania régia. As capitanias só foram extintas no século XVIII, pelo rei D. José. As capitanias só foram extintas no século XVIII, pelo rei D. José.

8 Os primeiros Governos Gerais Tomé de Souza (1549 – 1553),com ele chegaram os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega. Fundou a cidade de Salvador. Tomé de Souza (1549 – 1553),com ele chegaram os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega. Fundou a cidade de Salvador. Duarte da Costa ( ), foi marcado por conflitos internos e pela ocupação francesa no Rio de Janeiro Duarte da Costa ( ), foi marcado por conflitos internos e pela ocupação francesa no Rio de Janeiro

9 Governo Geral O governo geral consolidou- se com Mem de Sá (1558 – 1572), e os franceses foram expulsos. O governo geral consolidou- se com Mem de Sá (1558 – 1572), e os franceses foram expulsos. Apesar dos esforços centralizadores, o poder local permaneceu nas câmaras municipais, dominadas pelos chamados homens bons. Apesar dos esforços centralizadores, o poder local permaneceu nas câmaras municipais, dominadas pelos chamados homens bons. Em 1572, a administração do Brasil foi dividida em 2 governos. Em 1578 foi novamente unificada. Em 1580, Portugal foi anexado a Espanha, dando início a União Ibérica. Em 1572, a administração do Brasil foi dividida em 2 governos. Em 1578 foi novamente unificada. Em 1580, Portugal foi anexado a Espanha, dando início a União Ibérica.


Carregar ppt "História do Brasil O Período Pré-colonial. As primeiras expedições 1501 e 1502 – Provavelmente Américo Vespúcio, que já informou sobre a existência de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google