A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Período Pré-colonial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Período Pré-colonial"— Transcrição da apresentação:

1 O Período Pré-colonial
História do Brasil O Período Pré-colonial

2 As primeiras expedições
1501 e 1502 – Provavelmente Américo Vespúcio, que já informou sobre a existência de pau-brasil. O monopólio-régio do estanco. 1503 – Primeiro carregamento de pau-brasil feito por Fernão de Noronha. A frequência de franceses passou a ser intensa em 1504. As alianças: Tupinambás(franceses) X Tupiniquins(portugueses). As expedições guarda-costas de Cristóvão Jacques (1516 e 1519) e (1526 e 1528).

3

4 A necessidade de colonizar
A expedição colonizadora de Martin Afonso de Souza (1530 a1532), quando recebeu a informação enviada pelo Rei que o Brasil iria ser colonizado pelo sitema de Capitanias Hereditárias.

5 As Capitanias Hereditárias. Por que este sistema?
Havia sido implantado com sucesso nas ilhas do Atlântico (Açores e Madeira). O Brasil foi dividido em 14 Capitanias, 15 lotes (São Vicente estava dividida) e 12 donatários. Pero Lopes de Souza era donatário de 3 ( Itamaracá, Santo Amaro e Santana).

6 Capitanias Hereditárias
A carta de doação. O foral. Conferia aos donatários amplos poderes. Investimento particular. Apenas Pernambuco obteve êxito, além do sucesso temporário de São Vicente.

7 O Governo Geral Não substituiu o sistema de Capitanias.
Criado em 1548, através de um regimento. O governo-geral passou a funcionar como coordenador das ordens régias e das capitanias. A capitania da Bahia deixou de ser hereditária, para tornar-se capitania régia. As capitanias só foram extintas no século XVIII, pelo rei D. José.

8 Os primeiros Governos Gerais
Tomé de Souza (1549 – 1553),com ele chegaram os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega. Fundou a cidade de Salvador. Duarte da Costa ( ), foi marcado por conflitos internos e pela ocupação francesa no Rio de Janeiro

9 Governo Geral O governo geral consolidou-se com Mem de Sá (1558 – 1572), e os franceses foram expulsos. Apesar dos esforços centralizadores, o poder local permaneceu nas câmaras municipais, dominadas pelos chamados “homens bons”. Em 1572, a administração do Brasil foi dividida em 2 governos. Em 1578 foi novamente unificada. Em 1580, Portugal foi anexado a Espanha, dando início a União Ibérica.


Carregar ppt "O Período Pré-colonial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google