A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia Estrutura político-administrativa da Colônia 1 Robson Ricardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia Estrutura político-administrativa da Colônia 1 Robson Ricardo."— Transcrição da apresentação:

1 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia Estrutura político-administrativa da Colônia 1 Robson Ricardo de Araujo

2 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia : Período Pré-Colonial brasileiro -Portugal esquece o Brasil - sem mercado consumidor - sem metais preciosos -comércio com a Índia... -Única atividade: extração de pau-brasil (feitorias, escambo) -Expedições de reconhecimento e guarda-costas.

3 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 3 1.Comércio decadente com o Oriente devido à concorrência com outros países europeus 2.França, Inglaterra e Holanda não concordavam com o Tratado de Tordesilhas 3.Insucesso das expedições guarda-costas 4.Esperança e necessidade de encontrar metais preciosos 5.Esgotamento do pau-brasil no litoral 1.Comércio decadente com o Oriente devido à concorrência com outros países europeus 2.França, Inglaterra e Holanda não concordavam com o Tratado de Tordesilhas 3.Insucesso das expedições guarda-costas 4.Esperança e necessidade de encontrar metais preciosos 5.Esgotamento do pau-brasil no litoral Por que Portugal decidiu colonizar o Brasil?

4 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia Brasil Colônia Em 1530, o rei de Portugal envia Martim Afonso de Sousa para iniciar a colonização brasileira realizando povoamento, fundando vilas e construindo engenhos de açúcar.

5 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 5 Direitos dos donatários: explorar as capitanias e obter parte dos lucros da coroa com os produtos vendidos. Deveres dos donatários: povoar, defender e tornar sua capitania lucrativa fundando vilas e doando terras (sesmarias).

6 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 6 Vínculo entre o capitão-donatário e o governo português CARTA DE DOAÇÃO O donatário possuiria sua capitania e deveria administrá-la. Porém, a capitania continuava sendo propriedade do governo. FORAL Definia os direitos e deveres dos donatários. Direitos Deveres Fundar vilas Distribuir terras (sesmarias) Administrar e praticar a justiça Escravizar índios Receber 5% do lucro do pau- brasil Enviar 10% dos lucros à Coroa Enviar 1/5 do encontrado de metais preciosos Cobrar impostos Incentivar a produção de açúcar.

7 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 7 Resultados das capitanias Apenas as capitanias de São Vicente e de Pernambuco prosperaram.

8 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 8 1.Descentralização política na colônia 2.Falta de recursos financeiros dos donatários e alto custo no investimento das capitanias 3.Resistência dos indígenas 4.Problemas de comunicação entre Portugal e a Colônia 5.Dificuldades com a lavoura (produção de açúcar) 1.Descentralização política na colônia 2.Falta de recursos financeiros dos donatários e alto custo no investimento das capitanias 3.Resistência dos indígenas 4.Problemas de comunicação entre Portugal e a Colônia 5.Dificuldades com a lavoura (produção de açúcar) Por que o sistema de capitanias não deu tão certo? Então, será que as capitanias não serviram para nada???

9 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 9 GOVERNO GERAL 1548: Portugal cria o cargo de governador geral da colônia. Governo centralizado Esse sistema não extinguia as capitanias, mas as organizava Responsabilidades: defesa da colônia, poder judicial, etc. Portugal assume capitanias abandonadas: capitanias reais. Capitania da Baía de Todos os Santos: sede do governo geral. Assessores: capitão-mor, provedor-mor e ouvidor-mor.

10 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 10 O primeiro governador geral: Tomé de Sousa Governou de 1549 a : fundação da vila de Salvador – sede do governo geral Chegada dos jesuítas (pe. Manuel de Nóbrega) Fundação do primeiro bispado brasileiro (bispo: Dom Pero Fernandes Sardinha) Início da pecuária no Brasil Incentivo à produção de açúcar Organização das entradas

11 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 11 O segundo governador geral: Duarte da Costa Governou de 1553 a 1558 Trouxe mais jesuítas: José de Anchieta 1554: fundação do colégio de São Paulo 1555: invasão francesa na Baía de Guanabara – França Antártica.

12 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 12 O terceiro governador geral: Mem de Sá Governou de 1558 a 1572 Expulsão dos franceses da Baía de Guanabara (auxílio de uma esquadra vinda de Portugal liderada por Estácio de Sá) 1565: fundação da vila de São Sebastião do Rio de Janeiro Extermínio de tribos indígenas Incentivo à importação de escravos negros da África

13 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 13

14 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 14

15 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 15 Câmaras municipais: o poder local -Câmaras municipais: organização local das vilas litorâneas e do inteiros da colônia -Eram controladas pelos homens bons (elite colonial rural: representantes dos grandes proprietários) -Atuação: decidiam sobre impostos, sobre o abastecimento dos mercados, sobre a execução de leis, etc. -Início da conscientização política nacional -Ausência das camadas populares nas decisões

16 Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia 16 Em resumo: estruturas políticas coloniais Capitanias Hereditárias Governo Geral Câmaras Municipais


Carregar ppt "Robson Ricardo de Araujo História do Brasil – Estrutura político-administrativa da Colônia Estrutura político-administrativa da Colônia 1 Robson Ricardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google