A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK / COC UDIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK / COC UDIA."— Transcrição da apresentação:

1 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( ) PROFESSOR IASBECK / COC UDIA

2 Período que antecedeu a colonização. Interesse português:Índias. Características: - extração predatória do pau-brasil. - mão de obra indígena (escambo ) - produto estancado, explorado no sistema de Feitorias. - presença da pirataria francesa Obs.: mais tarde, a perda do monopólio comercial nas Índias, a ameaça francesa e a possibilidade na existência de metais preciosos conduziu a uma política de colonização efetiva.

3 Atlas Miller de Lopo Homem,

4 MÓDULO 03 A COLONIZAÇÃO: administração colonial

5 2.2- Etapas do processo colonizador a) O SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS: –divisão em 15 lotes(doados a 12 donatários) –experiência bem sucedida nas ilhas atlânticas –utilizava recursos particulares em troca de benefícios e privilégios – FORAL e CARTA DE DOAÇÃO. RESULTADO: fracasso parcial, prosperando apenas as Capitanias de São Vicente e Pernambuco.

6 MAPA HISTÓRICO ILUSTRAÇÃO

7 b) O GOVERNO GERAL(1548) Visava a centralização administrativa na colônia, reprimindo abusos dos donatários. Tomé de Souza ( ) - fundação de Salvador( 1º centro administrativo colonial) e do 1º Bispado (presença jesuítica) Duarte da Costa ( ) - choques com os jesuítas e invasão francesa no RJ. Men de Sá ( ) - expulsão dos franceses e fundação do Forte de São Sebastião do RJ. c) AS CÂMARAS MUNICIPAIS Administração do poder local no interior das Vilas, monopólio dos homens-bons ( aristocracia colonial).

8 3.2- A UNIÃO IBÉRICA( ) : A PRESENÇA FRANCESA E HOLANDESA Sucessão dinástica e a crise decorrente do desaparecimento de D. Sebastião Ascensão de Felipe II ao trono e as repercussões no Reino e junto aos Países Baixos(em particular Holanda). Presença Holandesa ( ) Tentativas na Bahia Ocupação de Pernambuco( administração Nassoviana em Recife) Presença Francesa( ) França Antártica (Rio de Janeiro) França Equinocial (Maranhão)

9 MÓDULO 04 BRASIL COLONIAL- EXPANSÃO TERRITORIAL : PECUÁRIA, BANDEIRAS E TRATADOS DE LIMITES BRASIL DO TRATADO DE TORDESILHAS 1534

10 EXPANSÃO TERRITORIAL:PECUÁRIA, BANDEIRAS E NOVOS TRATADOS DE LIMITES. Fatores: –União Ibérica ( ) –pecuária –ação das bandeiras –Tratado de Madrid em Pecuária 1ª etapa: gado criado no próprio engenho. 2ª etapa: atividade criatória torna-se mais independente. Bandeiras –apresamento de mão-de-obra indígena –submissão ou eliminação de tribos hostis e Quilombos –procura de metais preciosos. Novos Tratados de Limite Tratado de Madrid - Princípio do Uti Possidetis como base para a divisão territorial


Carregar ppt "O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) PROFESSOR IASBECK / COC UDIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google