A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar."— Transcrição da apresentação:

1 Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar

2 Com este trabalho vais também aprender um pouco da rica história da Península Ibérica e de Portugal. Espero que aproveites, gostes e, principalmente, que te divirtas. AUTOR: PROF. VICTOR ALVERCA ESPANHA

3 A história desta península é muito rica. Muitos povos andaram por cá e envolveram- se em batalhas e conquistas. Nas páginas seguintes vais conhecer alguns desses povos e o seu modo de vida.

4 Foi este povo que deu o nome à península. Foi um dos primeiros povos que terá chegado à Península Ibérica Era um povo moreno de estrutura médio, originário, provavelmente, do Norte de África. Fixaram- se principalmente no sul, junto ao Mediterrâneo. Iberos Usavam o bronze para fabricar armas e escudos de defesa. As suas casas eram circulares

5 Casa rural Ibera Os Iberos viviam em povoados e dedicavam-se à agricultura e à pastorícia. Eram artistas na cerâmica e na ourivesaria.

6 Mais tarde chegaram os Fenícios, Gregos e Cartagineses Gregos Cartagineses Estes povos eram navegadores e comerciantes. Fundaram as feitorias e várias colónias. Criaram o primeiro alfabeto. Fenícios

7 Celtas Os Celtas construíram os castros, povoações protegidas. Trabalhavam os metais. Eram óptimos ourives.

8 O povo que mais tempo permaneceu na Península Ibérica foram os ROMANOS Conquistar a Península não foi fácil porque tiveram bastante luta dos Lusitanos. Romanos Lusitano

9 O povo Romano deixou vários vestígios da sua permanência em Portugal. A nossa Língua deriva da Língua deles – Latim. Também podemos ver construções que eles fizeram e agora algumas estão em ruínas mas outras estão muito bem conservadas. Na próxima página poderás ver algumas construções que perduraram até aos nossos dias em Portugal.

10 Templo de Diana em Évora - Portugal.Ponte Romana em Chaves - Portugal Muralha Romana Castelo Romano em Pombal - Portugal

11 O povo Romano era bastante evoluído e conseguiram impor o ser modo de vida. Desenvolveram várias culturas como o trigo, vinha e oliveira. Criaram industrias como a da tecelagem, minas, pedreiras e olarias (peças feitas com barro). Também trabalhavam bem o ferro. Criaram locais de comércio e já usavam a moeda. Construíram muitas estradas para o acesso entre as várias aldeias ser mais fácil e mais rápido. A sua língua (Latim) e a sus religião (Cristã) também foram impostas.

12 O povo Visigodo também invadiu a Península Ibérica mas eram pouco evoluídos e acabaram por se romanizar, ou seja, adoptaram o modo de vida do povo Romano.

13 Mais tarde o povo Muçulmano invadiu a Península Ibérica e também acabaram por se instalar. Na agricultura introduziram a nora (mecanismo para tirar água) e novas culturas como a da laranjeira e a da alfarrobeira. Deixaram também a numeração árabe (a que utilizamos todos os dias) e a bússola que nos viria a ser muito útil anos mais tarde.

14 Chegaste ao fim. Clica ESCAPE para sair ou na seta para voltar ao inicio


Carregar ppt "Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google