A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS Persas O Irã, atual país do Oriente Médio, foi o grande Império Persa na antiguidade. A origem dos povos esta na junção de dois povos chamados Medos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS Persas O Irã, atual país do Oriente Médio, foi o grande Império Persa na antiguidade. A origem dos povos esta na junção de dois povos chamados Medos."— Transcrição da apresentação:

1

2 OS Persas O Irã, atual país do Oriente Médio, foi o grande Império Persa na antiguidade. A origem dos povos esta na junção de dois povos chamados Medos e persas. O rei Ciro foi o primeiro grande rei Persa.

3 A ERA DOS IMPERADORES PERSAS. Os Imperadores mais importantes do Império Persa são: Ciro: Governo marcado por guerras e conquistas. Cambises II: Vem após Ciro e se empenhou em tornar Persa o maior Império da antiguidade. Dario: O mais conhecido devido sua habilidade administrativa. Dividiu o Império em províncias (como o estado no Brasil) Cada província era chamada de Satrapia e governada por um Sátrapa que eram fiscalizado por um funcionário do rei chamado de olhos e ouvidos do rei Ele mandou construir estradas que ligavam partes importantes do Império facilitando o deslocamento do exército real. Criou um sistema de pesos e medidas e um padrão monetário( uma nova moeda: O dárico

4 GUERRAS MÉDICAS OU PERSICAS Envolvendo Gregos e Persas. BATALHA DETERMÓPOLIS: Aconteceu no contexto das Guerras Médicas ou Pérsicas e foi vencida pelos Persas com um alto custo. Devido a estes conflitos o Império Persa entrou em declínio e foi dominado por: ALEXANDRE O GRANDE – Macedônio de nascença e grego de mente.

5 COMO VIVIAM OS PERSAS O comércio era importante para sua economia. ( criação da moeda para incentivar). A pecuária era mais voltada a subsistência. A agricultura foi a atividade econômica que mais se destacou. As grandes construções públicas mostram que o Império era muito rico. ESTRUTURA SOCIAL Monarca e familiares, poderoso e vivia em palácios enormes. Nobres de onde se escolhiam os sátrapas eram proprietários de terras. Comerciantes com poder econômico mas não político. Camponeses e escravos com uma vida difícil. Militares com uma vida melhor quando não estavam em guerras.

6 ZOROASTRISMO PERSA: UMA RELIGIÃO DIFERENTE Diferente dos povos antigos que geralmente eram politeístas( crenças em vários deuses) ou monoteístas( crença em um único Deus). Os persas eram Dualistas. Criam que um ser supremo criou outros dois seres com imenso poder(divinos): Aura- Mazda: deus do bem. Ahriman: Tornou-se deus do mal após revoltar-se.

7 O POVO FENÍCIO Foi um povo que viveu a mais de 2500anos. Eles é que inventaram o alfabeto fonético que usamos em nossos dia. Eram chamados o povo do mar As atividades que permitiam a existência, permanência e prosperidade desse povo estão todas ligadas ao mar. Habitaram numa região litorânea atualmente pertencente ao Líbano, país que faz fronteira Com a Síria e Israel. Por possuir pouco território para a agricultura e uma grande área litorânea se voltaram para o mar em busca de sobrevivência. Eram excelentes construtores de barcos(armadores) Desenvolveram a arte da pesca. Desenvolveram o comércio e fundaram muitas colônias no norte da África e sul da Europa. As principais cidades fenícias: Tiro, Bíblos: (comercializava o papiro,espécie de papel), Sidom e Ugarit

8 SOCIEDADE POLÍTICA E ECONÔMICA FENÍCIAS Diferente dos povos antigos não havia grande distância entre ricos e pobres. Mesmo um pobre tinha uma vida razoável. Hierarquia: Chefe político da cidade geralmente um rei. Os grandes comerciantes ou armadores(fabricantes de navios). Tinham uma vida de luxo. A base da sociedade eram composta por Artesãos, camponeses e pescadores viviam bem. A atividade agrícola era para consumo próprio. Transformavam matérias-primas. Conheciam a metalúrgica e produziam ferramentas de bronze e ferro. Trabalhavam com a cerâmica e o vidro. Desenvolveram a tecelagem e fabricavam tecido tingidos de cor púrpura(vermelho) preparada de um molusco que pescavam no mar chamado Murex.

9 CIDADE-ESTADO Cidades independentes. O que tornava cada uma delas fenícias eram os costumes, a língua, o mesmo passado e as mesmas características econômicas e sociais. Para cada cidade existia um chefe político que poderia ser um rei, um juiz ou um conselho de anciões. A estes cabia manter a ordem, preservar a justiça e defender os interesses locais. A escrita foi inventada para facilitar as anotações do intenso comércio que realizavam.

10 NAVEGAÇÃO,ESCRITA E RELIGIÃO ENTRE OS FENÍCIOS Eram politeístas. Para cada cidade havia um deus diferente. Para cada problema, mais deuses diferentes. Os deuses de mais destaques: Baal: que controlava as forças da natureza. Astarte: deusa da fertilidade. Moloque: divindade principal da maior colônia fenícia, Cartago. Dagon: estava ligado a agricultura. Usavam bastante a magia para saber a vontade dos deuses e realizavam sacrifícios inclusive humanos.


Carregar ppt "OS Persas O Irã, atual país do Oriente Médio, foi o grande Império Persa na antiguidade. A origem dos povos esta na junção de dois povos chamados Medos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google