A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Navegadores fenícios e conquistadores persas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Navegadores fenícios e conquistadores persas"— Transcrição da apresentação:

1 Navegadores fenícios e conquistadores persas

2 OS Persas O Irã, atual país do Oriente Médio, foi o grande Império Persa na antiguidade. A origem dos povos esta na junção de dois povos chamados Medos e persas. O rei Ciro foi o primeiro grande rei Persa.

3 A ERA DOS IMPERADORES PERSAS.
Os Imperadores mais importantes do Império Persa são: Ciro: Governo marcado por guerras e conquistas. Cambises II: Vem após Ciro e se empenhou em tornar Persa o maior Império da antiguidade. Dario: O mais conhecido devido sua habilidade administrativa. Dividiu o Império em províncias (como o estado no Brasil) Cada província era chamada de Satrapia e governada por um Sátrapa que eram fiscalizado por um funcionário do rei chamado de olhos e ouvidos do rei Ele mandou construir estradas que ligavam partes importantes do Império facilitando o deslocamento do exército real. Criou um sistema de pesos e medidas e um padrão monetário( uma nova moeda: O dárico

4 GUERRAS MÉDICAS OU PERSICAS
Envolvendo Gregos e Persas. BATALHA DETERMÓPOLIS: Aconteceu no contexto das Guerras Médicas ou Pérsicas e foi vencida pelos Persas com um alto custo. Devido a estes conflitos o Império Persa entrou em declínio e foi dominado por: ALEXANDRE O GRANDE – Macedônio de nascença e grego de mente.

5 COMO VIVIAM OS PERSAS O comércio era importante para sua economia. ( criação da moeda para incentivar). A pecuária era mais voltada a subsistência. A agricultura foi a atividade econômica que mais se destacou. As grandes construções públicas mostram que o Império era muito rico. ESTRUTURA SOCIAL Monarca e familiares, poderoso e vivia em palácios enormes. Nobres de onde se escolhiam os sátrapas eram proprietários de terras. Comerciantes com poder econômico mas não político. Camponeses e escravos com uma vida difícil. Militares com uma vida melhor quando não estavam em guerras.

6 ZOROASTRISMO PERSA: UMA RELIGIÃO DIFERENTE
Diferente dos povos antigos que geralmente eram politeístas( crenças em vários deuses) ou monoteístas( crença em um único Deus). Os persas eram Dualistas . Criam que um ser supremo criou outros dois seres com imenso poder(divinos): Aura- Mazda: deus do bem. Ahriman: Tornou-se deus do mal após revoltar-se.

7 O POVO FENÍCIO Foi um povo que viveu a mais de 2500anos. Eles é que inventaram o alfabeto fonético que usamos em nossos dia. Eram chamados “o povo do mar” As atividades que permitiam a existência, permanência e prosperidade desse povo estão todas ligadas ao mar. Habitaram numa região litorânea atualmente pertencente ao Líbano, país que faz fronteira Com a Síria e Israel. Por possuir pouco território para a agricultura e uma grande área litorânea se voltaram para o mar em busca de sobrevivência. Eram excelentes construtores de barcos(armadores) Desenvolveram a arte da pesca. Desenvolveram o comércio e fundaram muitas colônias no norte da África e sul da Europa. As principais cidades fenícias: Tiro, Bíblos: (comercializava o papiro,espécie de papel), Sidom e Ugarit

8 SOCIEDADE POLÍTICA E ECONÔMICA FENÍCIAS
Diferente dos povos antigos não havia grande distância entre ricos e pobres. Mesmo um pobre tinha uma vida razoável. Hierarquia: Chefe político da cidade geralmente um rei. Os grandes comerciantes ou armadores(fabricantes de navios). Tinham uma vida de luxo. A base da sociedade eram composta por Artesãos, camponeses e pescadores viviam bem. A atividade agrícola era para consumo próprio. Transformavam matérias-primas. Conheciam a metalúrgica e produziam ferramentas de bronze e ferro. Trabalhavam com a cerâmica e o vidro. Desenvolveram a tecelagem e fabricavam tecido tingidos de cor púrpura(vermelho) preparada de um molusco que pescavam no mar chamado Murex.

9 CIDADE-ESTADO Cidades independentes.
O que tornava cada uma delas fenícias eram os costumes, a língua, o mesmo passado e as mesmas características econômicas e sociais. Para cada cidade existia um chefe político que poderia ser um rei, um juiz ou um conselho de anciões. A estes cabia manter a ordem, preservar a justiça e defender os interesses locais. A escrita foi inventada para facilitar as anotações do intenso comércio que realizavam.

10 NAVEGAÇÃO,ESCRITA E RELIGIÃO ENTRE OS FENÍCIOS
Eram politeístas. Para cada cidade havia um deus diferente. Para cada problema, mais deuses diferentes. Os deuses de mais destaques: Baal: que controlava as forças da natureza. Astarte: deusa da fertilidade. Moloque: divindade principal da maior colônia fenícia, Cartago. Dagon: estava ligado a agricultura. Usavam bastante a magia para saber a vontade dos deuses e realizavam sacrifícios inclusive humanos.


Carregar ppt "Navegadores fenícios e conquistadores persas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google