A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem."— Transcrição da apresentação:

1 Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
Estudar a história antiga é, sem dúvidas, entender alguns dos conflitos recentes. Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem. Se hoje temos um mundo virtual, cibernético é porque há pelo menos anos atrás o homem arou a terra e domesticou um animal.

2 Civilizações da Antiguidade Oriental
1-Origem no Oriente; 2-Surgem com o sedentarismo humano; 3-Com a organização social dos grupos cada vez maiores e mais complexos; 4-Da necessidade de administrar os excedentes da produção agrícola.

3 Os rios, são o centro dessas civilizações antigas;
Em função da importância econômica. Egito – Nilo Mesopotâmia – Tigre e Eufrates Hebreus- Jordão

4 Essas sociedades possuem características comuns, como :
a escrita; a arquitetura monumental; a agricultura extensiva; a domesticação de animais; a metalurgia; a escultura,; a pintura em cerâmica; a divisão da sociedade em classes; e a religião organizada.

5 De modo geral, a forma de governo da maioria das sociedades é:
a Monarquia teocrática e hereditária

6 A religião é politeísta e o deus Sol, um dos mais importantes.
As exceções são: os hebreus, único povo monoteísta da Antiguidade; os persas, que acreditam na existência de duas forças divinas - o bem e o mal.

7 Sumérios x Acádios x Amoritas x Elamitas x Caldeus x Assírios
POVOS DA MESOPOTÂMIA Sumérios x Acádios x Amoritas x Elamitas x Caldeus x Assírios Desenvolvem a agricultura com técnicas de irrigação e drenagem de solo,; Constroem templos que servem como centro político, religioso e econômico. São politeístas e veneram divindades da natureza e deuses ligados aos sentimentos. O rei é o chefe supremo. Criam a escrita cuneiforme (gravação de figuras com estilete sobre tábua de argila) Há anos os primeiros agricultores se instalaram entre os rios Tigre e Eufrates e formaram comunidades agrícolas: os sumérios.

8 Jardins suspensos da Babilônia
Babilônicos Os babilônicos possuíam um Estado centralizado. Seguiam o Código de Hamurabi, o mais antigo código penal da história. Templos, da Torre de Babel e dos Jardins Suspensos da Babilônia - considerados uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Jardins suspensos da Babilônia Torre de Babel Código de Hamurábi

9 A propriedade da terra passa dos clãs ao faraó (DEUS VIVO NA TERRA)
EGÍPCIOS A agricultura e o comércio de produtos naturais são a base da economia. A propriedade da terra passa dos clãs ao faraó (DEUS VIVO NA TERRA) Construção de palácios, templos e monumentais pirâmides de pedra (túmulos dos faraós). Empregam a técnica de mumificação de corpos, Criam a escrita hieroglífica (com ideogramas). Politeístas, cultuam o deus Sol e representam as divindades com formas humanas.

10 EGITO Dominantes: Nobres; sacerdotes e escribas
Dominados: Artesãos; camponeses (felás) e escravos.

11 Moisés: os 10 mandamentos cristãos.
HEBREUS Praticam a agricultura, o pastoreio, o artesanato e o comércio. Têm por base social o trabalho de escravos e servos. As tribos são dirigidas pelos chefes de família (patriarcas). Criam a primeira religião monoteísta da história, o judaísmo, baseada nos Dez Mandamentos revelados a Moisés no Monte Sinai. Moisés: os 10 mandamentos cristãos.

12 O intenso comércio marítimo
FENÍCIOS A principal atividade econômica é o comércio marítimo. Possuem classe de comerciantes ricos e utilizam o trabalho escravo. Cada cidade-estado é governada por um rei, indicado pelas famílias mais poderosas. Criam técnicas de navegação e de fabricação de barco. Criam um alfabeto, posteriormente adotado com modificações pelos gregos e a partir do qual é criado o alfabeto latino. Sua religião é politeísta, com cultos e sacrifícios humanos. Alfabeto Fenício O intenso comércio marítimo

13 PERSAS Praticam a agricultura, a pecuária, o artesanato, a metalurgia e a mineração de metais e pedras preciosas. Constroem estradas de pedra e canais para facilitar o transporte, as trocas e o correio a cavalo. Implantam uma economia monetária e um sistema de pesos e medidas, e instituem impostos fixos. A religião persa é dualista: os deuses são Ahura-Mazda, o bem, e Arimã, o mal. Profeta Zoroastro Guerreiros persas


Carregar ppt "Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google