A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto

2

3 Egito Antigo INTRODUÇÃO A civilização egípcia antiga, se desenvolveu na parte NORDESTE do continente africano. Esta região é cortada de NORTE a SUL pelo grande rio NILO. Toda esta região esta localizada em meio ao grande deserto do SAARA.

4

5 Egito Antigo Assim como a região da MESOPOTÂMIA o EGITO ANTIGO, integra uma ÁREA MAIOR conhecida como CRESCENTE FÉRTIL, esta região recebeu este nome, pelo fato do seu formato ter a aparência de uma LUA na fase CRESCENTE.

6

7 Rio Nilo Toda a região conhecida como EGITO ANTIGO, é abastecida de NORTE a SUL pelo grande rio NILO. Rio que possibilitou o crescimento e desenvolvimento de todo o povo egípcio. Segundo HERÓDOTO, pai da história, o grande rio NILO é a dádiva do Egito.

8

9

10 *Transporte embarcações. *Prática da AGRICULTURA.
Benefícios do Rio Nilo * Água para consumo. * Pesca (alimento). *Transporte embarcações. *Prática da AGRICULTURA.

11

12 Sociedade Egípcia A sociedade EGÍPCIA vivia e era organizada seguindo-se uma rígida divisão social e de trabalho. Isto é, as pessoas tinham tarefas e obrigações de acordo com o segmento social que pertenciam. O FARAÓ era o mais importante, ocupando o topo da PIRÂMIDE SOCIAL do povo egípcio.

13 Sociedade Egípcia

14 A Religião no Egíto Antigo
Os egípcios levavam a RELIGIÃO como algo muito sério na sua cultura. Eles era POLITEÍSTAS, ou seja acreditam em VÁRIOS DEUSES. Seus deuses tinham aparência, parte animal parte de ser humano. Ao contrário dos povos mesopotâmicos, os egípcios acreditavam na vida após a morte. E por isso as pessoas mais bem sucedidas desta sociedade, eram enterradas em SARCOFÁGOS com todos os seus pertences e jóias, para levarem como eles na outra vida após a morte. O FARAÓ era considerado pelo povo egípcio como um DEUS na TERRA.

15 Organização Política Do ponto de vista político, o POVO EGÍPCIO adotava e organizava sua estrutura social baseada na CENTRALIZAÇÃO DE PODER, onde openas uma só pessoa (FARAÓ) governava e controlada toda a sociedade. É importante ressaltar que havia um entrelaçamento entre POLÍTICA e RELIGIÃO, onde os FARAÓS exerciam uma função suprema. Os FARAÓS eram vistos como os representantes dos DEUSES aqui na Terra.

16

17

18

19

20

21 Economia Egípcia A principal atividade econômica no EGITO ANTIGO era a AGRICULTURA, sendo a mesma, a principal fonte de SUBSISTÊNCIA dos povos que habitaram essa região. A prática da agricultura era realizada as margens do rio NILO, logo após o período de cheias que deixavam as terras (as margens) mais férteis. A produção agrícola era bem diversificada e variada, incluia-se uma rica gama de de CEREAIS, tais como: * Cevada * Trigo * Linho

22

23 A prática da CRIAÇÃO DE GADO (pecuária) também era comum, principalmente de:
* Cabras * Carneiros * Ovelhas *Bovinos Da criação de gado, eram aproveitados: *Carne *Leite *Lã *Couro

24

25 Arquitetura Egípcia Os egípcios costruíram grandes templos e pirâmides. Na maioria das vezes estas construções eram financiadas e administradas pelos FARAÓS. Em alguns casos, SACERDORTES bem sucedidos, também conseguiram financiar a construção destes tempos. As PIRÂMIDES eram construídas a partir de grandes BLOCO de PEDRAS, utilizando-se a mão-de-obra escrava. O conjunto de PIRÂMIDES mais conhecidas do mundo, são as de GIZÉ.

26

27

28

29 Escrita Egípcia A primeira forma de escrita egípcia, foi a HIERÓGLIFICA. Esta forma de gráfia representava além das letras, IDEIAS e SONS. A escrita HIERÁTICA, é um tipo de escrita HIEROGLÍFICA, porém SIMPLIFICADA. Já a escrita DEMÓTICA, é um tipo de escrita HIEROGLÍFICA, porém POPULAR.

30

31 FIM


Carregar ppt "Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google