A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG

2 1ª AULA : MESOPOTÂMIA As primeiras cidades se formaram justamente na região onde a agricultura começou a se desenvolver: no Oriente Médio, em uma extensa faixa em forma de meia lua, conhecida como Crescente Fértil. Mesopotâmia, em grego significa terra entre rios.

3 LOCALIZAÇÃO DA MESOPOTÂMIA A mesopotâmia é uma extensa planície entre os rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque. Ali surgiram também os primeiros reinos, formados por diversos povos: sumérios, babilônios, hititas, assírios e caldeus.

4 Atualmente a área do chamado Crescente Fértil, corresponde a parte do território do Iraque, da Síria, do Líbano, da Jordânia e de Israel.

5 COM A CIDADE, SURGE O ESTADO No longo processo de transformação da comunidade agrícola em cidade, as decisões foram pouco a pouco, se centralizando em uma só pessoa: o rei. Respeitado e temido pela população, ele passou a controlar todas as atividades. O rei era autoridade política máxima, o chefe religioso, o líder militar e o grande juiz.

6 Cidades-estado Como constituíam unidades políticas autônomas, as primeiras cidades do Oriente Médio são chamadas de cidades-estado.

7 Contribuições para a humanidade Os diversos povos que habitaram a Mesopotâmia realizaram importantes conquistas para a humanidade: inventaram a escrita, a estabeleceram o código de leis, desenvolveram a metalurgia do ferro, introduziram o uso do cavalo e, baseados em seus estudos astronômicos, criaram o relógio de sol e o calendário, dividiram o dia em 24 horas e o círculo em 360 graus.

8 Dificuldades enfrentadas A terra era fértil, mas as chuvas eram escassas e os rios provocavam enchentes tão grandes que destruíam os campos de cultivo. Era necessário abrir canais de irrigação, construir diques e celeiros. Esse esforço coletivo era controlado pelo rei, que todos acreditavam ter sido enviado pelos deuses para governar o povo. Obedecer ao rei era, portanto, como obedecer aos deuses.

9 A SOCIEDADE MESOPOTÂMICA À volta do rei estavam os membros da minoria social dominante que o ajudavam na administração o reino.

10 O USO DA TERRA As terras pertenciam juridicamente aos templos e os camponeses, para poderem cultivá- las, pagavam com parte da colheita e estavam obrigados a trabalhar nas obras públicas.

11 Informações importantes: Muitos escravos eram prisioneiros de guerra. Mas um homem livre em dificuldades financeiras ou obrigado pela fome podia vender os filhos ou a si mesmo e a toda a sua família como escravos. O rei também controlava o comércio. A atividade comercial mesopotâmica foi a origem das modernas operações comerciais e bancárias.

12 Na região da mesopotâmia os sumérios desenvolveram a chamada escrita cuneiforme em tabuinhas de argila.

13 A invenção da escrita está inteiramente relacionada com a atividade comercial desenvolvida pelos povos da região da mesopotâmia.

14 CÓDIGO DE HAMURÁBI Hamurábi fixou regras para centralizar seu governo em termos administrativos e jurídicos. Mandou gravar em pedras suas sentenças e leis. Elas ficaram conhecidas como Código de Hamurábi. Em sua maior parte, o código segue o principio da lei de talião olho por olho, dente por dente.

15 Arquitetura religiosa e real Suas construções imponentes e fortificadas simbolizaram, para muitas gerações, o poder do Estado, da força militar e da autoridade religiosa. Jardim suspensos da Babilônia

16 ZIGURATE Templo mesopotâmico, construído no alto de uma grande torre dedicado a um único deus. Como a religião mesopotâmica era politeísta, existiam numerosos templos nas cidades.

17 Informações importantes Os povos mesopotâmicos valorizavam a força física, a coragem e a ousadia.Seus deuses eram guerreiros e caçadores.

18 FIM


Carregar ppt "CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA Professor Sebastião Abiceu 6º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google