A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
1º ANO DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA

2 DOS GRUPOS NÔMADES ÁS CIDADES
Com a fixação dos grupos humanos em um mesmo lugar, surgiram as aldeias. Nelas já estavam presentes as principais características da cidade: casas separadas dos campos agrícolas e pastos.

3 Essa nova configuração da sociedade humana foi propiciada pelo desenvolvimento da agricultura e da conservação de alimentos, no período Neolítico. Estima-se que as aldeias do Neolítico tenham surgido há 11 mil anos.

4 A CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA
A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza- se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

5

6 Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a. C
Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar : babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades.

7 POVOS MESOPOTÂMICOS Sumérios:
Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita.

8

9 BABILÔNIOS: Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento. Baseando-se nas Leis de Talião ( "olho por olho, dente por dente"), o imperador de legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código de Hamurabi, todo criminoso deveria ser punido de uma forma proporcional ao delito cometido. 

10

11 CÓDIGO DE HAMURABI Algumas leis do Código de Hamurabi: - Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte. - Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte. - Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte. - Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado. - Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra. - Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem

12 ASSÍRIOS: Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.

13

14 PERSAS: Os caldeus habitaram a região conhecida como Baixa Mesopotâmia no primeiro milênio antes de Cristo. Eram de origem semita. O imperador caldeu mais importante foi Nabucodonosor II. Após a morte deste imperador, o império babilônico foi conquistado pelos Persas

15

16 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO DO CONHECIMENTO

17 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
“As antigas civilizações orientais caracterizavam- se pelo predomínio das concepções políticas e pelo caráter majoritariamente de suas crenças religiosas.” a)teocráticas – monoteísta.  b)democráticas – politeísta c)teocráticas – politeístas d)democráticas – monoteísta e)coletivistas – racionalista

18 As bases da cultura mesopotâmica foram lançadas pelos:
a)Fenícios.  b)Cretenses. c)Hebreus. d)Sumérios. e)Iranianos.

19 Os assírios destacaram-se:
a)Pelas suas realizações científicas no campo da astronomia.  b)Pelo notável intercâmbio comercial realizado com os fenícios. c)Pelo militarismo organizado e cruel. d)Pela codificação do antigo direito consuetudinário. e)Pela construção de tumbas monumentais para seus reis.


Carregar ppt "AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google