A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mesopotâmia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mesopotâmia."— Transcrição da apresentação:

1 Mesopotâmia

2 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: 2 – EGITO E MESOPOTÂMIA:
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 – EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; Líder = Deus ou representante dele; Aproveitamento de cheias dos rios Civilizações fluviais; MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: Estado = dono das terras; População = obras públicas e produção em geral sob forma de servidão coletiva; Obrigações básicas: pagamento de impostos, serviço militar e produção; Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado.

3 A MESOPOTÂMIA: “Terra entre rios” – Tigre e Eufrates; Atual Iraque; Região fértil e de fácil acesso. Sucessão de vários povos; História marcada por inúmeras invasões;

4 Sumérios e Acadianos (antes de 2000 a.C)
Escrita cuneiforme Formação de cidades-estados (política descentralizada) Construções de zigurates (templos) Acadianos – conquista de todas as cidades sumerianas (centralização política) Sargão I – o unificador

5 Escrita cuneiforme

6 Amoritas ou Babilônios (1900 a.C – 1600 a.C )
Conquista da região promovida pelo rei Hamurábi Código de Hamurábi Princípio de Talião – “olho por olho, dente por dente” Rigoroso e influenciado pela religião Código civil e penal.

7 Hititas (1600 a.C – 1200 a.C) Assírios (1200 a.C – 612 a.C)
Lingua indo-européia Novas tecnologias militares – cavalo e armas feitas de ferro. Assírios (1200 a.C – 612 a.C) Militarismo organizado e cruel. Empalamento e esfolamento Assurbanipal – construção da biblioteca de Nínive.

8 Caldeus ou Neobabilônicos (612 a 539 a.C)
Destaque nas construções – arquitetura Nabucodonosor – apogeu Jardins suspensos da Babilônia Decadência – invasão do império Persa (Ciro I)

9 Sociedade: A sociedade mesopotâmica foi marcada por rígida divisão social: as funções de cada indivíduo eram estabelecidas de acordo com a camada a que pertencia. Nobres, guerreiros, sacerdotes e funcionários ocupavam posições privilegiadas. Na base da pirâmide social estavam os escravos e os camponeses, além de grande número de trabalhadores que prestavam serviços à comunidade

10 Religião: A religião era politeísta. Os deuses eram antropomórficos
No geral, os deuses eram imortais, possuindo, cada um deles, atributos positivos ou negativos Os mesopotâmicos acreditavam na vida após a morte, considerando-a uma transição de uma dimensão a outra. Entretanto, diferentemente dos egípcios, viam a morte como um estágio empobrecido e diminuído da vida.

11 Realizações Culturais
Astronomia e Astrologia: Tanto a astrologia (criação do horóscopo) quanto a astronomia têm sua origem nas observações dos corpos celestes realizadas pelos sacerdotes mesopotâmicos, há cerca de 4 mil anos. Utilizando equipamentos, como um astrolábio de argila, os mesopotâmicos foram capazes de distinguir estrelas e planetas e de reunir informações sobre os seus movimentos.

12 Matemática: O aperfeiçoamento das pesquisas astronômicas possibilitou avanços nos conhecimentos da matemática. Assim, os mesopotâmicos desenvolveram a álgebra e dividiram o círculo em 360 graus. O calendário lunar, a semana de sete dias, a divisão do ano em doze meses e do dia em dois períodos de doze horas.


Carregar ppt "Mesopotâmia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google