A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.

2 MESOPOTÂMIA Significa terra entre rios.
Situadas entre os rios Tigre e Eufrates. Atual Iraque. Clima seco e quente a maior parte do ano. Várias cidades com governo centralizado. Cidade-Estado Estado cobrava impostos e distribuía tarefas. Se o Rei dominasse outras cidades formava um REINO. Se o Rei dominasse outros povos formava um IMPÉRIO. MESOPOTÂMIA

3

4 Sociedade Dois grupos: homens livres e escravos.
Livres: Aristocracia (grupo mais rico). Eram o rei e sua família, sacerdotes e generais. Existiam também comerciantes, artesãos e camponeses. Escravos: prisioneiros de guerra ou pessoas que vendiam a liberdade para pagar dívidas.

5 Poder Autocrata dos Reis
Respeito e Temor ao Rei. Controla as atividades da cidade. Líder religioso, militar e juiz. Intermediário entre os deuses e os homens.

6 ECONOMIA – controle do rei.
Terra fértil, chuvas escassas , enchentes – diques, canais de irrigação. Controle do comércio – atividades comerciais deram origem às modernas operações bancárias. Contrato escrito em tabuinhas.

7 CÓDIGO DE HÁMURABI Leis , punições – sobre temas variados; família, terra, comércio, herança, escravidão, propriedade. LEI DE TALIÃO : “Olho por olho, dente por dente”

8 BABILÔNIA

9 BABILÔNIA Cercada por muralha – 18 km – vigias nas torres de 27 metros de altura. Nabucodonosor embelezou a cidade – criou os Jardins Suspensos da Babilônia.

10 Religião Politeístas (cultuavam vários deuses).
Deuses semelhantes ao seres humanos. Templos eram a moradia dos deuses na terra. Chamavam-se zigurates. Representação de Enki, deus das águas.

11 ZIGURATE

12 ZIGURATE

13 Contribuições da Mesopotâmia
Primeiros registros escritos (3200a.C.). Escrita cuneiforme. Astronomia: previsão de eclipses do sol e da lua e elaboração de um calendário lunar de doze meses. Matemática: criação de um sistema de pesos e medidas e formulas para o calculo de área.

14 Escrita cuneiforme

15 Desenvolvimento da escrita

16 Povos da Mesopotâmia Vários povos habitaram a Mesopotâmia. Os mais importantes foram : Sumérios Acádios Assírios Caldeus

17 Sumérios Construíram cidades-estado como Ur e Uruk.
As cidades eram independentes entre si, ou seja, cada cidade possuía um rei e uma lei diferente.

18 Acádios Surgimento de Impérios. Várias cidades passam a ser dominadas por uma só, ou seja, há um rei e uma lei para todas. Babilônia, capital do Império. Principal imperador: Hamurabi, criador do 1º código de leis escritas.

19 Assírios Eram guerreiros conquistadores.
Tratavam os vencidos com muita crueldade. Matavam, saqueavam destruíam as cidades. Construíram um grande império mas não foram capazes de administrá-lo. Foram conquistado pelos caldeus.

20 Caldeus Reconstrução da Babilônia, que tornou-se um importante centro comercial. Principal imperador : Nabucodonosor. Império conquistado pelos persas em 539 ª C.


Carregar ppt "Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google