A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO. 1. As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2500 anos. Hoje, as terras da antiga Mesopotâmia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO. 1. As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2500 anos. Hoje, as terras da antiga Mesopotâmia."— Transcrição da apresentação:

1 MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO

2 1. As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2500 anos. Hoje, as terras da antiga Mesopotâmia fazem parte da região conhecida com o nome de Oriente Médio

3 2. Qual era a religião mesopotâmica? Como era chamado os templos religiosos? Como eram seus deuses? Eles acreditavam em superstição? O que as pessoas ofereciam e usavam para se proteger de suas maldades? - Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja adoravam vários deuses - Zigurates. Eram templos altos e majestosos -Para os mesopotâmicos os deuses agiam e sentiam como os seres humanos e decidiam tudo sobre a vida deles: previsão do tempo, quem venceria a guerra... - As pessoas ofereciam presentes aos deuses e usavam amuletos para se proteger de suas maldades.

4 3. Os mesopotâmicos ao observar o céu, aprenderam e criaram o que? - Aprenderam sobre o movimento dos planetas, identificando constelações, determinaram as fases da lua e as estações do ano - Criaram o zodíaco e um calendário semelhante ao que utilizamos hoje, dividido em 12 meses, a semana 7 dias e o dia dois períodos de 12 horas cada um

5 4. A história da Mesopotâmia foi marcada por sucessivas dominações e guerras de um povo sobre o outro, mas deixaram muitas contribuições para a atualidade. Complete o quadro com a característica e importância de cada civilização mesopotâmica. Sumérios: Característica : Suas cidades eram independentes chamadas cidades- estados. Contribuição: Inventaram a escrita, a roda e o arado de metal Babilônios: Característica : Criou algumas das primeiras leis escritas da história Contribuição: Código de Hamurábi Assírios: Característica : povo guerreiro. Utilizavam cavalos e carros de guerras Contribuição: metalurgia (arte de modelar o ferro)

6 5. Heródoto, historiador da Grécia Antiga, certa vez disse que o Egito é uma dádiva do Nilo. Ele tinha razão. Sem o rio Nilo, muitas atividades essenciais para que a sociedade egípcia se desenvolvesse não poderiam ser realizadas. Que atividades são essas? Assim como na Antiguidade, as terras banhadas pelo Rio Nilo ainda são funamentais para a vida e a economia da região. Além da sua importância para a agricultura, o Nilo também garante o abastecimento de água e de eletricidade do país. O turismo é uma das mais importantes atividades econômica do país. O governo egípcio conta com a arrecadação do pedágio dos navios que utilizam o Canal de Suez, ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

7 6. Qual a religião egípcia? Como eram seus deuses? Acreditavam em reencarnação? - Os egípcios eram politeístas, ou seja acreditavam em vários deuses - Esses deuses poderiam ter forma humana (antropomorfismo), de animais (zoomorfismo) ou misturar as duas formas - Segundo a crença egípcia, os deuses controlavam a vida e a morte das pessoas, que depois de morrerem suas almas deveriam se apresentar diante do Tribunal de Osíris prestando contas de suas ações em vida levando consigo pelo menos um fragmento do Livro dos Mortos, um manual de conselhos que ensinava como se comportar durante o julgamento feito por Anúbis, o deus dos mortos.

8 7. Sobre os povos que faziam parte do Egito Antigo cite-os e diga qual era a sua responsabilidade Faraó O rei era considerado um deus e tinha o poder absoluto: político, religioso e militar, por isso a forma de governo dessa civilização era a monarquia teocrática Sacerdotes Responsáveis pela administração dos templos, cultos e festas religiosas. Sabiam escrever e controlavam boa parte das riquezas do reino Guerreiros Defendiam o reino e auxiliavam na manutenção da paz

9 Escribas Além de escrever: -Cobravam impostos, organizavam as leis, fiscalizavam as atividades econômicas, determinavam o valor da terra, eram responsáveis pelo censo (levantamento do número de habitantes do reino) Artesãos Confeccionaram jóias, tecidos finos, adornos pessoais e objetos de uso domésticos para toda a população Camponeses - Cuidavam dos animais, aravam a terra, plantavam, carregavam água por grandes distância para irrigação do solo, colhiam os cereais, consertavam os diques e limpavam os canais de distribuição de água. Escravos Desempenhavam funções perigosas como o trabalho nas minas de cobre e ouro


Carregar ppt "MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO. 1. As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2500 anos. Hoje, as terras da antiga Mesopotâmia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google