A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESOPOTÂMIA ( REGIÃO ENTRE RIOS). OS SUMÉRIOS Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Constituíram a base.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESOPOTÂMIA ( REGIÃO ENTRE RIOS). OS SUMÉRIOS Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Constituíram a base."— Transcrição da apresentação:

1 MESOPOTÂMIA ( REGIÃO ENTRE RIOS)

2

3 OS SUMÉRIOS Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Constituíram a base da civilização mesopotâmica Constituíram a base da civilização mesopotâmica Organizaram-se em cidades-estados: Ur, Uruk, Lagash...): Revolução Urbana Organizaram-se em cidades-estados: Ur, Uruk, Lagash...): Revolução Urbana Poder nas cidades: patesi (rei), auxiliado por sacerdotes e burocratas Poder nas cidades: patesi (rei), auxiliado por sacerdotes e burocratas Templos e palácios: centros de poder Templos e palácios: centros de poder

4

5 Economia: agricultura (técnicas de irrigação, diques, drenagens) Economia: agricultura (técnicas de irrigação, diques, drenagens) Necessidade de controlar as cheias dos rios Tigre e Eufrates Necessidade de controlar as cheias dos rios Tigre e Eufrates Artesanato e comércio Artesanato e comércio Escrita cuneiforme Escrita cuneiforme Guerras entre as cidades-estados: favoreceram invasões Guerras entre as cidades-estados: favoreceram invasões

6 Escrita cuneiforme

7 Acádios: povo semita, cujo rei promoveu a unificação de cidades sumerianas e criou o 1º Império Mesopotâmico (2.300 a.C.) Acádios: povo semita, cujo rei promoveu a unificação de cidades sumerianas e criou o 1º Império Mesopotâmico (2.300 a.C.) Unidade efêmera Unidade efêmera Manutenção da cultura sumeriana Manutenção da cultura sumeriana Novas invasões Novas invasões

8 OS AMORITAS Ocuparam a Babilônia Ocuparam a Babilônia O rei Hamurábi (1792 a.C. a 1750 a.C.) conquistou o sul da Mesopotâmia: unificação (1º Império Babilônico) O rei Hamurábi (1792 a.C. a 1750 a.C.) conquistou o sul da Mesopotâmia: unificação (1º Império Babilônico) Monarquia teocrática: rei intermediário dos deuses Monarquia teocrática: rei intermediário dos deuses Desenvolvimento da agricultura de regadio Desenvolvimento da agricultura de regadio Servidão coletiva Servidão coletiva

9 Rei Hamurábi Babilônia Rei Hamurábi Babilônia

10 Código: baseado na antiga Lei de talião, olho por olho, dente por dente. Código: baseado na antiga Lei de talião, olho por olho, dente por dente. Objetivo de unificação Objetivo de unificação Regras e punições para eventos da vida cotidiana: relações familiares, comércio, agricultura,direito patrimonial e de família, negligências profissionais, escravos... Regras e punições para eventos da vida cotidiana: relações familiares, comércio, agricultura,direito patrimonial e de família, negligências profissionais, escravos... As punições ocorriam de acordo com a posição social As punições ocorriam de acordo com a posição social

11 Código de Hamurábi

12 Se um homem acusou um outro homem e lançou sobre ele suspeita de morte, mas não pode comprovar o seu acusador será morto. Se um homem acusou um outro homem e lançou sobre ele suspeita de morte, mas não pode comprovar o seu acusador será morto. Se um homem cometeu um assalto e foi preso esse homem será morto. Se um homem cometeu um assalto e foi preso esse homem será morto. Se um médico fez uma incisão difícil com uma faca de bronze e causou a morte do paciente terá sua mão cortada. Se um médico fez uma incisão difícil com uma faca de bronze e causou a morte do paciente terá sua mão cortada. Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa. Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.

13 Após a morte de Hamurábi, o Império entrou em decadência. Após a morte de Hamurábi, o Império entrou em decadência. Revoltas de povos dominados e de camponeses. Revoltas de povos dominados e de camponeses. Invasão dos cassitas e dos assírios. Invasão dos cassitas e dos assírios. Os assírios habitavam o norte da Mesopotâmia e conquistaram o sul. Os assírios habitavam o norte da Mesopotâmia e conquistaram o sul.

14 Estado militarista assírio (934 a 827 a. C.) Estado militarista assírio (934 a 827 a. C.) Domínio da Fenícia, Palestina e Egito Domínio da Fenícia, Palestina e Egito Crueldade e extorsão de tributos Crueldade e extorsão de tributos Rebeliões e ataque dos caldeus Rebeliões e ataque dos caldeus

15 Os caldeus reergueram a Babilônia, especialmente durante o reinado de Nabucodonosor (604 a.C. a 561 a.C.) Os caldeus reergueram a Babilônia, especialmente durante o reinado de Nabucodonosor (604 a.C. a 561 a.C.) Babilônia: maior centro comercial e cultural do Oriente Babilônia: maior centro comercial e cultural do Oriente Jardins suspensos da Babilônia Jardins suspensos da Babilônia Domínio de Jerusalém Domínio de Jerusalém Cativeiro da Babilônia (hebreus) Cativeiro da Babilônia (hebreus)

16 Após a morte de Nabucodonosor houve muitas disputas pelo trono Após a morte de Nabucodonosor houve muitas disputas pelo trono Ampliação do poder dos sacerdotes Ampliação do poder dos sacerdotes Invasão dos persas, gregos, romanos, árabes, turcos, ingleses. Invasão dos persas, gregos, romanos, árabes, turcos, ingleses.

17 ECONOMIA Terras: públicas ou privadas, divididas entre o rei, os templos e cidadãos. As propriedades particulares eram cultivadas por assalariados ou arrendatários. Terras: públicas ou privadas, divididas entre o rei, os templos e cidadãos. As propriedades particulares eram cultivadas por assalariados ou arrendatários. I Impostos aos templos e palácios. Camponeses cultivavam as terras no regime de servidão coletiva e eram recrutados para a construção de obras hidráulicas.

18 Atividade artesanal diversificada, com destaque para a produção de objetos de metais. Atividade artesanal diversificada, com destaque para a produção de objetos de metais. O comércio era bastante desenvolvido. O comércio era bastante desenvolvido. A intensificação do comércio deu origem a operações como empréstimos a juros e sociedades em negócios. A intensificação do comércio deu origem a operações como empréstimos a juros e sociedades em negócios. Padrão de troca representado pela cevada e depois pelos metais, sem atingir a forma de moeda. Padrão de troca representado pela cevada e depois pelos metais, sem atingir a forma de moeda.

19 Comércio:um dos pilares da economia

20 SOCIEDADE No topo da hierarquia social estava o rei, considerado um intermediário entre os deuses e os homens. Concentrava funções religiosas, militares e administrativas. No topo da hierarquia social estava o rei, considerado um intermediário entre os deuses e os homens. Concentrava funções religiosas, militares e administrativas. Em seguida a nobreza, sacerdotes, homens livres (comerciantes, assalariados, artesãos...), camponeses e escravos. Em seguida a nobreza, sacerdotes, homens livres (comerciantes, assalariados, artesãos...), camponeses e escravos.

21 RELIGIÃO Politeísta, cultuavam deuses antropomórficos. Politeísta, cultuavam deuses antropomórficos. Representavam as forças da natureza e os astros: Anu (céu); Enlil (ar); Enki (água); Sin (lua); Utu ou Shamash (sol). Representavam as forças da natureza e os astros: Anu (céu); Enlil (ar); Enki (água); Sin (lua); Utu ou Shamash (sol). Não havia preocupação com a vida após a morte. Não havia preocupação com a vida após a morte. Grande importância dos templos. Grande importância dos templos.

22 Suas crenças religiosas tinham como objetivo afastar o mau e atrair o bem e, para isso, dedicavam-se às práticas de magias, adivinhações e horóscopos. Suas crenças religiosas tinham como objetivo afastar o mau e atrair o bem e, para isso, dedicavam-se às práticas de magias, adivinhações e horóscopos. Deus Shamash Deus Shamash

23 CULTURA Desenvolveram a astronomia, astrologia, a medicina e a matemática. Desenvolveram a astronomia, astrologia, a medicina e a matemática. Construíram templos, palácios e o Zigurate, utilizando o barro (tijolos), devido à escassez de outros materiais. Construíram templos, palácios e o Zigurate, utilizando o barro (tijolos), devido à escassez de outros materiais. A escrita era a cuneiforme, feita em tijolos de barro com um estilete. A escrita era a cuneiforme, feita em tijolos de barro com um estilete.

24 Ruínas de um Zigurate

25 Um grande destaque cultural dos mesopotâmios foi a vida jurídica, regulamentada pelo Código de Hamurábi. Um grande destaque cultural dos mesopotâmios foi a vida jurídica, regulamentada pelo Código de Hamurábi. Literatura: Epopeia de Gilgamesh, que narra as aventuras do rei sumério, após o dilúvio de Uruk. Literatura: Epopeia de Gilgamesh, que narra as aventuras do rei sumério, após o dilúvio de Uruk.


Carregar ppt "MESOPOTÂMIA ( REGIÃO ENTRE RIOS). OS SUMÉRIOS Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Ocuparam o sul da Mesopotâmia (3º milênio) Constituíram a base."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google