A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG

2 POVOS PRÉ-COLOMBIANOS
ASTECAS MAIAS INCAS

3 Principais fontes para estudo dos povos americanos:
1º Fontes da cultura material: restos de túmulos, templos, objetos de cerâmica, esculturas, pinturas rupestres etc.). 2º Fontes escritas: códices e textos escritos deixados por europeus. 3º Fontes orais: entrevistas e testemunhos de pessoas que descendem de povos que aqui viviam antes da chegada dos europeus.

4 ESPAÇO E DIVERSIDADE CULTURAL
Estima-se que quando Colombo chegou à América em 1492, aqui viviam cerca de 54 milhões de pessoas. Essas pessoas pertenciam a povos bem diferentes entre si, não só na aparência ou no nome, mas também no modo de viver e de pensar.

5 ASTECAS Mito: viviam no norte da América, com o objetivo de buscar lugar melhor para viver viajaram direção ao sul. Encontraram uma águia empoleirada num cacto, que trazia uma cobra presa ao bico e a uma de suas patas. Os sacerdotes astecas consideraram aquela águia um sinal dado por seu deus, assim resolveram fixar e recomeçar ali uma nova vida. Ciência/História: os historiadores, afirmam que os astecas deixaram o norte da América em busca de terras fertéis por volta do século XII. E, depois de uma longa caminhada, chegaram ao fértil vale do Anahuac, hoje vale do México, lugar que ocuparam para começar uma nova vida.

6 Formação do Império Asteca
Os astecas passaram a submeter outros povos da região e a incorporar elementos de suas ricas culturas. Assim nasceu o Império Asteca. Os europeus chegaram e dominaram os povos que habitavam na região, trazendo morte e destruição. A sociedade Asteca No topo da pirâmide social estava o imperador, abaixo estava os nobres, em seguida os militares, os comerciantes, artesãos, agricultores, soldados e escravos. Esporte e Saúde Os astecas tinham grande paixão pelo esporte e praticavam uma série de jogos. No tocante a saúde, desenvolveram tratamentos eficientes com base no grande conhecimento da flora e da fauna locais.

7 MAIAS Localização: Viviam na Península de Yucatán, região correspondente hoje a Guatemala, Honduras, Belize e o Sul do México. Invenções: Além de bons construtores, os Maias inventaram um tipo de cimento eficiente usado em suas construções.

8 Política (cidades independentes): Diferente dos astecas, os maias nunca formaram um grande Império, mas, como os astecas, construíram grandes cidades. As cidades eram pequenos Estados independentes. Função das pirâmides:Enquanto as pirâmides egípcias serviam de túmulos para os imperadores, as pirâmides maias serviam de esteio para os templos religiosos, erguidos em seu topo.

9 SOCIEDADE E ECONOMIA Sociedade: era uma sociedade hierarquizada, onde a elite era formada por nobres e sacerdotes; abaixo deles vinham os artesãos e os trabalhadores livres (agricultores em sua maioria). Agricultura: tinha grande importância na vida dos maias.

10 ASTRONOMIA Os maias destacavam-se também no campo da astronomia. Os astrônomos conseguiam prever, com grande precisão, os eclipses do Sol, descrever as fases de Vênus e elaborar calendários que facilitavam seu dia-a-dia.

11 INCAS Os incas eram chamados de filhos do Sol.
Por volta do ano de 1400, os incas viviam da agricultura e do pastoreio nas terras altas da cidade de Cuzco. Os incas desenvolveram um eficiente sistema de mensageiros, que em poucos dias uma ordem do Imperador era transmitida por toda a extensão do império.

12 Sociedade e Economia Os incas tinham uma agricultura desenvolvida; utilizavam um sistema de irrigação por canais e uma técnica agrícola que aproveitava terraços cavados nas encostas das montanhas (sistema de terraços).

13 Os camponeses constituíam a maioria da população.
Cada aldeia era formada por um conjunto de famílias camponesas unidas por laços de parentesco que recebia o nome de AYLLU. As terras de casa ayllu eram divididas em três partes: uma para o imperador, uma para os deuses e outra para as famílias camponesas.

14 Os camponeses eram obrigados a prestar serviços gratuitos ao Estado, como reformar e construir estradas. Essa obrigação recebia o nome de MITA. O imperador – conhecido como Inca ou Filho do Sol – era visto como semidivino.

15 Pirâmide social Inca Imperador (Inca) Sacerdotes Chefes militares
Artesãos Soldados Camponeses

16 Referência bibliográfica:
JÚNIOR, Alfredo. Coleção História: Sociedade & Cidadania. São Paulo. FTD, 2009.


Carregar ppt "CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google