A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(CIVILIZAÇÕES PRÉ- COLOMBIANAS) TRABALHO DE HISTÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(CIVILIZAÇÕES PRÉ- COLOMBIANAS) TRABALHO DE HISTÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 (CIVILIZAÇÕES PRÉ- COLOMBIANAS) TRABALHO DE HISTÓRIA

2 NOME:CARLOS HENRIQUE E.E.BRAZ SINIGÁGLIA PROF:JOELMA RIBEIRO... 7°C

3 INTRODUÇÃO Quando os exploradores espanhóis chegaram ao continente americano no seculo XVI tomaram um susto por que aqui encontraram habitantes numa terra que eles achavam ser desabitada. O motivo maior desse susto era o fato desses habitantes construírem verdadeiras,e grandes, civilizações, extremamente organizadas e com habilidades incríveis para os padrões europeus.Dentre essas civilizações aqui encontradas,as principais(e mais conhecidas)eram os Astecas,os Maias e os Incas.Cada uma dessas civilizações tinha características distintas.

4 MAIAS A civilização maia viveu durante mais de mil anos,sua localização era nas seguintes regiões:Península de Gucatán,região que corresponde hoje como Guatemala,Honduras,Belize e ao sul do México. A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré- colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômic OS.

5 MAIAS O IMPÉRIO MAIA ERAM REPRESENTANTES DOS DEUSES NA TERRA.Inicialmente estabelecidas durante o período pré-clássico (2000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.[1]

6 MAIAS Sua sociedade era hierarquizada nobres sacerdotes artesãos trabalhadores(livres) agricultores(camponeses)

7 Maias A religião deste povo era politeísta,pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.Assim como os egípsios,usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos).Registravam acontecimentos,datas,contagem de impostos e colheitas,guerras e outros dados importantes.Desenvolveram muito a matemática,com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.Copán era a capital.

8 A arquitetura maia abarca vários milênios; ainda assim, mais dramática e facilmente reconhecíveis como maias são as fantásticas pirâmides escalonadas do final do período pré-clássico em diante. Durante este período da cultura maia, os centros de poder religioso, comercial e burocrático cresceram para se tornarem incríveis cidades como Chichén Itzá, Tikal e Uxmal. Devido às suas muitas semelhanças assim como diferenças estilísticas, os restos da arquitetura maia são uma chave importante para o entendimento da evolução de sua antiga civilização.Desenvolveram também a astronomia.

9 PLANTAVAM FEIJÃO,ABÓBORA,ALGODÃO,CACAU,ABAC ATE E MILHO

10

11

12 ASTECAS Os astecas (1325 até 1521; a forma azteca também é usada) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Na sucessão de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilização destacam-se os toltecas, por suas conquistas civilizatórias, florescendo entre o século X e o século XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Império Asteca com a queda do Império Tolteca.

13 ASTECAS Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez.Eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar.A antropologia médica situa o conhecimento mítico-religioso como forma de racionalidade médica se este se constitui como um sistema lógico e teoricamente estruturado.Deixaram o Norte da América em busca de terras férteis.Tenochtitlán era a capital.

14 ASTECAS Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada.

15 ASTECAS A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia. Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.

16 ASTECAS IMPERADORES NOBRES E MILITARES COMERCIANTES E ARTESÃOS AGRICULTORES E SOLDADOS ESCRAVOS SUA SOCIEDADE ERA HIERARQUIZADA

17

18

19

20 INCAS A civilização inca foi o resultado de uma sucessão de culturas andinas pré-colombianas e um Estado-nação, o Império Inca (em quíchua: Tawantinsuyu) que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.O império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile.

21 INCAS O imperador Pachacuti foi o homem mais poderoso da antiga América já que enviou várias expedições para conquista de terras. Quando os oponentes se rendiam eram bem tratados mas quando resistiam havia pouca clemência.O Império Inca tinha uma organização econômica de caráter próximo ao modo de produção asiático, na qual todos os níveis da sociedade pagavam tributos ao imperador, conhecido como O Inca.

22 INCAS Os incas não usavam dinheiro propriamente dito. Eles faziam trocas ou escambos nos quais mercadorias eram trocadas por outras e mesmo o trabalho era remunerado com mercadorias e comida. Serviam como moedas sementes de cacau e também conchas coloridas, que eram consideradas de grande valor.As principais culturas vegetais eram as batatas (semilha), batatas doce (batatas), milho, pimentas, algodão, tomates, amendoim, mandioca, e um grão conhecido como quinua.Adoravam o deus Sol e não eram politeístas.

23 INCAS As principais culturas vegetais eram as batatas (semilha), batatas doce (batatas), milho, pimentas, algodão, tomates, amendoim, mandioca, e um grão conhecido como quinua. O plantio era feito em terraços e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível sendo os primeiros a usar o sistema de irrigação. Construiram grandes canais de irrigação.Sua capital era Cuzco.

24 INCAS SUA SOCIEDADE ERA HIERARQUIZADA IMPERADORES SACERDOTES E MILITARES NOBRES ARTESÃOS CAMPONESES

25

26

27


Carregar ppt "(CIVILIZAÇÕES PRÉ- COLOMBIANAS) TRABALHO DE HISTÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google