A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A América Pré-Colombiana. A Origem do Povoamento da América Três Teorias 1ª : Estreito de Bering: 12 mil anos 2ª : Polinésia: 12 500 mil anos 3ª : Autóctone:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A América Pré-Colombiana. A Origem do Povoamento da América Três Teorias 1ª : Estreito de Bering: 12 mil anos 2ª : Polinésia: 12 500 mil anos 3ª : Autóctone:"— Transcrição da apresentação:

1 A América Pré-Colombiana

2 A Origem do Povoamento da América Três Teorias 1ª : Estreito de Bering: 12 mil anos 2ª : Polinésia: mil anos 3ª : Autóctone: Que é oriundo de terra onde se encontra, sem resultar de imigração ou importação A comunidade internacional resiste a esta teoria,mas cientistas latino-americanos cada vez mais estão próximos de encontrar um fóssil de uma ossada completa anterior ao homo-sapiens. Hoje só há os registros (pinturas e sítios arqueológicos) e não ossadas.

3

4

5 As Sociedades que os Europeus Encontraram Sociedades de Caçadores e Coletores – Brasil – Antilhas – Patagônia – América do Norte Sociedades Agrárias – Maias Sul do México Honduras e Guatemala – Astecas México – Incas Peru, Bolívia e Equador

6 Os Caçadores Coletores: Sociedades sem ESTADO Semi sedentários Aldeias que variam de 100 a 800 habitantes Praticavam a Agricultura,caça e coleta Dominavam o fogo Divisão de trabalhos na Aldeia por sexo Poligamia Extremamente guerreiros Utilizam bem a madeira DESCONHECEM a METALUGIA Deixaram registros em vestígios ( os mais famosos são os sambaquis) e não em construções arquitetônicas

7

8

9

10 As Sociedades Agrárias Sociedades com um Estado organizado e tributário em trabalho – Servos do estado Mita (trabalho para o Líder) As Terras pertencem ao Estado Teocracia,governa-se em nome de um Deus Amplo Conhecimento da Mineração e Metalurgia Amplos domínios de Construção com rochas; Estratificação social Domínios da astrologia,calendários e da Matemática Sistemas de Irrigação

11 Os Maias

12 Os Astecas

13 Os Incas

14

15

16

17

18 A Colonização Os Adelantados – Exploradores pioneiros; – Podiam tudo desde que pagassem o Quinto; – Tinham a obrigação de Cristianizar; Dizimação da população Ameríndia: – Império Asteca 25 milhões em 1519 – 1,3 milhão em 1595.

19 As Relações de Trabalho Escravidão : a menos usada; Escravidão: predominava na costa peruana, partes da Colômbia, Venezuela e Cuba.

20 As Relações de Trabalho Encomienda: repartição das aldeias pelos conquistadores que cobravam tributos em gêneros e/ou trabalho agrícolas ou nas minas, sem ter direitos as terras dos índios. tendência a desaparecer antes do fim do século XVI, aldeias passando ao controle régio devido aos massacres.

21 As Relações de Trabalho Corregimento ou Repartimento: controle do Estado sobre o trabalho: – Mita nos Andes incaicos – Cuatequil no México asteca. trabalhar em moldes tradicionais (servos do estado) nas minas ou nas haciendas e vender seus excedentes para pagar impostos através do Corregimento ou Repartimento. Os índios eram sorteados e encaminhados para os interessados em contratá-los, recebiam um salário para pagar os tributos em alguns locais – No México devido a distância das minas e aldeias oferecia-se altos salários mais o endividamento era comum; No século XVII o repartimento foi diminuindo sua força de deslocamento de mão-de-obra.

22 A dinâmica da colonização: Divisão do território em: – Vice Reinados – Capitanias Gerais.

23

24 A Organização da Exploração:

25

26 Órgãos fiscalizadores: Casa de Contratação de 1504: – Fiscaliza o Sistema de exportação : Portos Únicos – Fiscaliza o Monopólio e os impostos Conselho das Índias de 1524: – Organiza e administra a Legislação das Colônias;

27

28 A Sociedade colonial


Carregar ppt "A América Pré-Colombiana. A Origem do Povoamento da América Três Teorias 1ª : Estreito de Bering: 12 mil anos 2ª : Polinésia: 12 500 mil anos 3ª : Autóctone:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google