A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Espanhola. O que os Espanhóis encontraram aqui na América.... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Espanhola. O que os Espanhóis encontraram aqui na América.... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados."— Transcrição da apresentação:

1 América Espanhola

2 O que os Espanhóis encontraram aqui na América.... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas pelos espanhóis. Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas pelos espanhóis. O termo índio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado ás Índias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo é associado ao pouco desenvolvimento, à ausência de civilização. Só que se atentarmos bem para a grandiosidade desses impérios, veremos que índio apenas é uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a população que os europeus encontraram na América. Os historiadores referem-se a esses homens, hoje, como ameríndios. O termo índio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado ás Índias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo é associado ao pouco desenvolvimento, à ausência de civilização. Só que se atentarmos bem para a grandiosidade desses impérios, veremos que índio apenas é uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a população que os europeus encontraram na América. Os historiadores referem-se a esses homens, hoje, como ameríndios.

3 Maias, Astecas e Incas Esses três grupos são considerados, pelos historiadores, como sociedades agrícolas. Esses três grupos são considerados, pelos historiadores, como sociedades agrícolas. Eram materialmente desenvolvidos, tinham hierarquia social bem definida e possuíam um complexo sistema de exploração agrícola. Eram materialmente desenvolvidos, tinham hierarquia social bem definida e possuíam um complexo sistema de exploração agrícola. Não possuíam propriedade privada. As terras eram, normalmente, da comunidade. O Estado controlava a produção das aldeias, coordenando as obras coletivas. Não possuíam propriedade privada. As terras eram, normalmente, da comunidade. O Estado controlava a produção das aldeias, coordenando as obras coletivas. Dominavam comunidades vizinhas, exigindo tributos e prestação de serviços, como a mita, que era um trabalho coletivo obrigatório para o grupo dominante. Dominavam comunidades vizinhas, exigindo tributos e prestação de serviços, como a mita, que era um trabalho coletivo obrigatório para o grupo dominante. Politeístas, acreditavam em vários deuses, normalmente associados a natureza. Para eles, política e religião caminhavam juntas. Politeístas, acreditavam em vários deuses, normalmente associados a natureza. Para eles, política e religião caminhavam juntas.

4 Exemplos da escrita asteca

5 As viagens de Cristovão Colombo Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as Índias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glórias por ter descoberto a América mais de cem anos depois do feito. Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos índios e pela organização daquelas sociedades. O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Américo Vespúcio. Portanto, o nome do continente é uma homenagem a ele.

6 Processo de colonização Principais colonizadores: Principais colonizadores: Hernán Cortez Hernán Cortez Conquistou os império asteca. Quando chegou a sede do império Asteca, Montezuma, imperador dos astecas, acreditou que era o Deus Quetzalcoatl que voltava do exílio para vingar-se. A chegada de Cortés ao México em 1519 coincidiu com a data precisa do calendário maia que indicava a chegada de Quetzalcoatl para reclamar a cidade de Tenochtitlán.

7 Francisco Pizzaro Conquistou a rica região do Peru e destruiu o Império Inca. Seus relatos sobre as riquezas encontradas na região animaram as forças colonizadoras. Como ocorreu o processo de colonização??? Utilização da violência extrema, duras guerras foram travadas com a população local. PólvoraDoenças Cavalos As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os índios.

8 Sociedade colonial Os casamentos entre espanhóis e indígenas era desmotivados, como uma forma de manutenção do controle dos espanhóis sobre os índios. Ou seja, a miscigenação não ocorreu de forma tão intensa quanto em outras experiências coloniais, como no Brasil. Os casamentos entre espanhóis e indígenas era desmotivados, como uma forma de manutenção do controle dos espanhóis sobre os índios. Ou seja, a miscigenação não ocorreu de forma tão intensa quanto em outras experiências coloniais, como no Brasil.Espanhóis Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes políticos. Formavam a elite política. Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes políticos. Formavam a elite política. Criollos: Colonos descendentes de espanhóis, nascidos na América. Formavam a elite econômica e participavam da vida política local. Criollos: Colonos descendentes de espanhóis, nascidos na América. Formavam a elite econômica e participavam da vida política local.

9 Índios Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. Não possuíam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. Não tinham nenhum acesso a vida política e muitas vezes prestavam trabalho obrigatório aos colonos. Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. Não possuíam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. Não tinham nenhum acesso a vida política e muitas vezes prestavam trabalho obrigatório aos colonos. Sistema de trabalho compulsório indígena Mita – Sistema que impunha o trabalho obrigatório, principalmente nas regiões mineradoras, o durante determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salários como remuneração pelo tempo de trabalho prestado. Mita – Sistema que impunha o trabalho obrigatório, principalmente nas regiões mineradoras, o durante determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salários como remuneração pelo tempo de trabalho prestado. Encomienda- Sistema de trabalho obrigatório não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequizá-los. Encomienda- Sistema de trabalho obrigatório não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequizá-los.

10 Sim, a mão-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na América Espanhola. Sim, a mão-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na América Espanhola. No entanto, pela existência de abundante mão-de-obra indígena, concentrada, não foi tão utilizada quanto no Brasil. No entanto, pela existência de abundante mão-de-obra indígena, concentrada, não foi tão utilizada quanto no Brasil. Outra peculiaridade marca a presença desses homens nos domínios espanhóis. A Espanha não realizava o tráfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exercício dessa atividade a alguns homens específicos por tempo delimitado. Outra peculiaridade marca a presença desses homens nos domínios espanhóis. A Espanha não realizava o tráfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exercício dessa atividade a alguns homens específicos por tempo delimitado. Existiam escravos africanos na América Espanhola?

11 Divisão do território colonial

12 Administração Colonial Casa de Contratação Casa de Contratação Sediada em Sevilha, para organizar o comércio e fiscalizar o pagamento do quinto. Conselho das Índias Conselho das Índias Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça, nomeava funcionários e regulamentava a administração das colônias. Espanha Audiências chapetones Audiências Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones Cabildos/Ayuntamientos criollos Cabildos/Ayuntamientos Administravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos.

13 Economia Colonial A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola A mineração tornou-se responsável pelo desenvolvimento de atividades secundárias, complementares, diversificando a produção nas regiões vizinhas, responsáveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrícolas - batata, milho, tabaco e cana de açúcar - sendo que os dois últimos destinavam-se à exportação; desenvolveram também a atividade criatória, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuária se desenvolveu na região sul, fornecendo couro e charque à metrópole A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia.


Carregar ppt "América Espanhola. O que os Espanhóis encontraram aqui na América.... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google