A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A América antes e depois dos espanhóis. ASTECAS MAIAS INCAS.

Cópias: 1
A América antes e depois dos espanhóis. Maias Ruínas de Palenque em Chipas, México Resquícios de uma cidade-Estado da sociedade Maia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A América antes e depois dos espanhóis. ASTECAS MAIAS INCAS."— Transcrição da apresentação:

1 A América antes e depois dos espanhóis

2 ASTECAS MAIAS INCAS

3 Maias Ruínas de Palenque em Chipas, México Resquícios de uma cidade-Estado da sociedade Maia

4 Os Incas Machu Picchu, cidade sagrada dos Incas

5 Os Astecas Tenochtitlán, capital da civilização asteca Jan Karel Donatus Van Beecq ( )

6 A partir das imagens, como vocês descreveriam a organização social dos habitantes nativos da América, antes da chegada dos espanhóis?

7 A chegada dos espanhóis na América Qual o termo que melhor define esse evento? Vamos discutir? Descobrimento? Conquista? Invasão? Encontro?

8 América Espanhola

9 Economia Latifúndio (estâncias e haciendas) Monocultura Mineração Uso mão de obra indígena (sistema de mita e encomienda) Produção para o mercado externo (sistema de porto único – Sevilha e depois Cádiz)

10 Sociedade Chapetones (administradores espanhóis da América) Criollos (elite branca da América – principalmente latifundiários) Mestiços (filhos de brancos com índios) Índios (trabalho compulsório) Negros (escravos)

11 Política Território dividido em vice-reinos e capitanias gerais Administração Casas de Contratação Cabildos

12 Espanhóis X Índios: o encontro de dois mundos Os povos nativos da América possuíam formas de organização social e cultural próprias Os espanhóis viam os índios como povos culturalmente inferiores, por isso os nativos foram explorados e expulsos de seus territórios sem maiores problemas Os espanhóis tinham uma visão etnocêntrica Europa como centro do mundo Desvalorização da cultura e sociedade indígena Encontro conflituoso entre duas culturas diferentes

13 Confronto Inca-Espanhol, em Cajamarca

14 A execução de um inca, Publicado/criado em 1891

15 Luta dos astecas contra os espanhóis, de Margaret Duncan Coxhead, 1909.

16 Relato de um frade dominicano que passou pela América no século XVI. Vejamos a seguir o que ele achava dos povos nativos e da relação deles com os espanhóis: Bartolomé de las Casas

17 Das mentiras que os índios diziam aos espanhóis e hoje dizem, onde ainda não os desvastaram, os vexames e servidão horrível e cruel tirania com que os atormentam e maltratam, são as causas, porque de outra maneira, senão mentindo e fingindo para contentá-los e aplacar seu contínuo e implacável furor, não podiam escapar-se de mil outras angústias e dores e maus tratos. É aqui de notar que como os índios de todas aquelas províncias compreenderam que o ouro soava saboroso aos ouvidos dos espanhóis e que todo seu fim e negócio era saber onde havia ouro, e onde se tirava ouro e quem possuía ouro; os índios usavam com eles desta indústria para lhes agradar e suspender suas crueldades ou para se livrar deles, a saber: fingir que em tais e quais lugares havia imensidade de ouro e que encontrariam as serras e montes todos dourados. Retirado de: BRUÍT, Héctor. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos. São Paulo: Iluminuras, p.167.

18 A partir da análise das imagens e dos relatos de viajante, discuta e responda: Como foi a relação entre espanhóis e nativos americanos no período da chegada dos espanhóis? Houve estranhamento entre esses grupos? Por que? Os índios foram totalmente submissos e dominados pelos espanhóis?

19 Referências BRUÍT, Héctor. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos. São Paulo: Iluminuras, p.167. Imagens:


Carregar ppt "A América antes e depois dos espanhóis. ASTECAS MAIAS INCAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google