A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A antiga civilização indiana. Civilização indiana Desenvolveu-se ás margens do rio Indo. Vestígios mais antigos da ocupação datam de 5000 a C. Ocupação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A antiga civilização indiana. Civilização indiana Desenvolveu-se ás margens do rio Indo. Vestígios mais antigos da ocupação datam de 5000 a C. Ocupação."— Transcrição da apresentação:

1 A antiga civilização indiana

2 Civilização indiana Desenvolveu-se ás margens do rio Indo. Vestígios mais antigos da ocupação datam de 5000 a C. Ocupação inicial desenvolvimento da cultura harapense.

3 Mapas

4 Cultura harapense Por volta de 2500 a C., enquanto os europeus viviam em pequenas aldeias na Índia já existia imensas cidades como Harapa e Mohenjo- Daro,entre 40 e 80 mil pessoas. Localizadas no vale do rio Indo (atual Paquistão). Moradores usufruíam de eficientes sistema de esgoto e água. Mantinham relações comerciais com os povos da Mesopotâmia.

5 Harapa

6 Mohenjo-Daro

7 Agricultura e artesanato Agricultura era a base econômica da civilização. Cultivavam: Trigo, cevada, gergelim, melão damasco, gergelim. Foram os primeiros a cultivar algodão para fabricar tecidos. Desenvolveram artesanato bastante variado, voltado para uso doméstico (panelas, potes), fabricação de armas (facas, machados, flechas) e troca (jóias de ouro).

8 Vida religiosa Há poucas informações. Fonte: selos de pedra entalhada usados pelos mercadores para marcar suas propriedades. Adoravam uma deusa mãe e depois entidades como unicórnio e o minotauro.

9 Religião harapense

10 Fim da cultura harapense Por volta de 2000 a.C. Um importante rio da região secou afetando a subsistência de vários territórios. Ocorrendo migrações em massa para Harapa e Mohenjo-Daro, que passaram a enfrentar problemas de superpopulação. Empobrecimento do rio Indo coincide com a chegada dos árias, povo nômade e guerreiro da Europa oriental. Eles se instalaram no vale do rio Ganges. (Não foi uma conquista militar)

11 Os arianos e os Vedas Vedas (palavra significa livros do conhecimento): conjunto de hinos religiosos, preces, comentários sobre a natureza e o universo, transmitidos oralmente de geração em geração. Principal fonte de estudo desse período, conhecido como período védico.

12 A sociedade de castas Divisão da sociedade indiana em grupos rigidamente demarcados. Os arianos sentiam se superiores aos nativos. Não é possível a mudança de grupo.

13 Principais grupos Brâmanes – Sacerdotes que compunham a casta dominante. Controlavam os rituais e interpretavam os vedas para estabelecer as leis. Xátrias – nobres guerreiros. Juntamente com os brâmanes formavam a casta dominante. Vaixás – comerciantes, artesãos e agricultores. Embora pudessem até ser ricos eram obrigados a servir nas guerras e pagar impostos. Sudras – escravos. Em geral, descendentes dos antigos habitantes.

14 Intocáveis Pessoas totalmente excluídas, sem direitos e consideradas impuras, por terem desobedecido as leis religiosas.

15 Evolução religiosa Deuses tinham características humanas. Faziam sacrifícios para recompensar os feitos divinos. Século VII a C., divindades védicas foram mantidas, mas introduziu-se a idéia deus deus total (Brahma). Surgimento de uma teoria para justificar o sistema de castas. A alma passaria por várias vidas e encarnações até libertar-se do sofrimento.

16 Carma e a filosofia hindu Carma- ciclo de reencarnações, uma lei imutável que determinava a sucessão de nascimentos e mortes pelos quais o ser humano teria de passar. O tipo de vida que cada pessoa tem seria determinado pela ações que praticou nas vidas anteriores. Libertação do carma só seria possível se o individuo trilhasse o caminho do conhecimento, aceitasse o sofrimento praticasse meditação e oração. Essa religião bramanismo, atualmente é mais conhecido como hinduísmo.

17 O budismo e o governo de Asoka


Carregar ppt "A antiga civilização indiana. Civilização indiana Desenvolveu-se ás margens do rio Indo. Vestígios mais antigos da ocupação datam de 5000 a C. Ocupação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google