A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL Civilizações Definição: agrupamentos de sociedades com determinados traços culturais em comum: idiomas, crenças, organização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL Civilizações Definição: agrupamentos de sociedades com determinados traços culturais em comum: idiomas, crenças, organização."— Transcrição da apresentação:

1

2 AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL

3 Civilizações Definição: agrupamentos de sociedades com determinados traços culturais em comum: idiomas, crenças, organização familiar, relações, etc. É a identidade cultural mais ampla de um povo. São locais de invenção e aperfeiçoamento/adaptação dos elementos inventados ou descobertos. Expansão marítima: imposição das civilizações. Problemas: domínio ocidental e civilizações pequenas.

4 Babilônica Egípcia Grega Romana Astecas Incas Maias etc. Civilizações antigas

5 Cultura Definição: é o conjunto de técnicas, normas, crenças, idéias, forma de organização social, manifestações artísticas, costumes línguas, etc., que surgem e se desenvolvem através das experiências de grupos humanos. Cada cultura tem características próprias.

6 Herdeira dos gregos (filosofia) e romanos (direito e alfabeto latino). Religiões monoteístas: judaísmo e cristianismo. Civilização ocidental

7 Nasceu na Europa e expandiu com o capitalismo. A natureza é objeto humano. Busca ao progresso material. Criou obras benéficas e maléficas. Intenso desejo de mudanças, inovações e aventuras. Individualismo. Raciocínio com dualidade.

8 Civilização islâmica Religião monoteísta: maometana ou muçulmana. Busca ao progresso espiritual.

9 Princípios fundamentais: Reza (5 vezes ao dia, de cócoras, rosto para Meca); peregrinação (1 vez na vida ir a Meca); jejum (Ramadã: mês sagrado); dízimo; Jihad (guerra santa): contra os infiéis; submissão feminina; castigo aos ladrões e criminosos. Fundada por Maomé (século VII). Seguem o Alcorão. Correntes: sunitas (separa o Estado da religião, mais moderado) e xiita (une o Estado com a religião, mais radical).

10 É um conjunto de idéias e costumes que organiza uma sociedade extremamente complexa e hierarquizada. Vedas: coleção de preces, hinos, e poemas elaborados por sábios anônimos. Civilização Hindu ou Indiana

11 Acreditam na transmigração da alma. Vários Deuses e seitas que acarretam conflitos. Sistema de casta: - pessoas que se classificam puros e impuros. - não há possibilidade de troca de castas. - principais: brâmanes (sacerdotes); xátrias (guerreiros), vaixás (comerciantes, artesões, camponês); sudras (trabalhadores manuais). - Intocáveis: camada mais pobres, não é incluída nas castas.

12 Civilização Oriental ou Sínica Uma das mais antigas. Desenvolveu um rico sistema de linguagem. Desenvolveu sistemas de irrigação. Yin: intelecto masculino (racional e expansivo). Yang: intelecto feminino: intuitivo, complexo e contemplativo. Três correntes de pensamento: Sankiao (uma única família) Confucionismo TaoísmoBudismo

13 Civilização Oriental ou Sínica BudismoTaoísmo Vindo da Índia (séc. I). Idéia de despertar ou nirvana (meditação profunda). Tudo é mutável e está em movimento. Ensinamentos de Lao-Tsé (séc. V a.C.) Mundo é dinâmico e cíclico. Yin e yang: busca equilíbrio. Confucionismo Ensinamentos de Confúcio (séc. V a.C). Respeito as tradições e idosos, famílias e a Pátria. Valoriza o ensino e os sábios.

14 Civilização negro-africana Comunidades tribais (base rural e familiar). Religiões fetichistas e animistas. Nepotismo (parentes em cargas públicas). Partilha africana: desconsideração com o nativo. Domínio ocidental choca com o islâmico na região. Poligamia. Cultua seres naturais.

15 Culturas nacionais EUA Predomina o indivíduo, mudança de emprego, serviço público eficiente, livre resistência aos importados, prioriza o trabalho/estudo/lazer. Japão Predomina o coletivo, não deve haver troca de emprego, serviço público eficiente, resistência aos importados, prioriza trabalho/estudo. Brasil Predomina as relações, sistema público precário, liberdade para importação, prioriza o trabalho, governantes são donos do país.

16


Carregar ppt "AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL Civilizações Definição: agrupamentos de sociedades com determinados traços culturais em comum: idiomas, crenças, organização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google