A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA"— Transcrição da apresentação:

1 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
ÍNDIA ANTIGA

2 O RIO DAS CIDADES DRAVIDIANAS
A trajetória da civilização indiana tem início em 3300 a.C., período em que se encontram vestígios de um dos mais antigos centros urbanos formados nas proximidades do Rio Indu.

3

4 No século XVI a.C., o território indiano foi alvo da ocupação de uma série de tribos nômades provenientes da região do atual Irã, comumente conhecidas como árias. Entre outras regiões, os árias controlaram porções do território onde a civilização hindu fixou marcantes traços da cultura indiana. 

5

6 Esse período de ocupação marcou o início do Período Védico, que vai de 1500 a.C. até 500 a.C.. 

7 O HINDUÍSMO Depois da invasão, os árias, Passaram a viver como sedentários e incorporaram muitas palavras de línguas dravidicas a seu indioma. As crenças religiosas também se misturaram, dando origem ao hinduismo, conjunto de doutrinas e práticas religiosas que passou a reger, praticamente, todos os aspectos da vida cotidiana dessa população.

8

9 Os fundamentos do hinduismo estão registrados no Rig Veda, ou “livros do conhecimento”, coletanea de 1028 hinos que acabaria por dar nome a todo o período em que a Índia esteve sob o dominio dos árias: época védica.

10

11 SOCIEDADE VÉDICA Inicialmente, os árias organizavam-se em tribos subordinadas a um chefe – o rajá – e a um sacerdote – o purohita. Afirmando conversar com os deuses, os sacerdotes conquistaram enorme poder junto à população e perante o próprio rajá.

12

13

14 O SISTEMA DE CASTAS Castas são grupos sociais fechados, compostos de pessoas que exercem a mesma profissão. No sistema de castas não se pode passar de uma casta para outra.

15

16 Entre os séculos VII e VI a. C
Entre os séculos VII e VI a.C., já no fim da era védica, governantes, comerciantes e mesmo a população pobre passaram a questionar os privilégios dos sacerdotes. Surgiu assim o budismo e o jainismo.

17

18 O IMPÉRIO MAURIA Ao mesmo tempo que enfrentava mudanças religiosas, a Índia passava por transformações também na esfera política. Em 521 a.C. tropas do imperador persa Dario conquistaram a região do vale do Indo. A região passou para o poder dos macedônios de Alexandre, o Grande.

19 Em 312 a.C. o guerreiro Chandragupta Maurya, após derrotar os macedônios funda o Império Mauria.

20

21 Entretanto, seria com Ashoka, neto de Chandragupta, que o império viveu seu apogeu.
Foram construídos hospitais, clínicas veterinárias, estradas, estabeleceu relações comerciais com outras civilizações. A Índia entrou em um período de paz que perdurou até 232 a.C., ano em que Ashoka morreu.

22

23

24

25

26

27 Em 711, os árabes conquistaram a região do Sind no delta do Indu e levaram o islamismo a Índia.
No século XVIII, os ingleses assumiram o controle da região, que só recuperou sua independência em 1947.

28 SUGESTÃO DE FILME Quem quer ser um milionário?

29 Avaliando os Conhecimentos

30 1- Quem eram os arianos e como foi o contato desse povo com os dravidianos?

31 2- O bramanismo é uma corrente religiosa do hinduismo
2- O bramanismo é uma corrente religiosa do hinduismo. Elabore um texto sobre a importância dos sacerdotes brâmanes na sociedade védica.

32 3- Como funciona o sistema de castas na sociedade indiana?

33 4- Hoje, cerca de 75% dos indianos seguem o islamismo
4- Hoje, cerca de 75% dos indianos seguem o islamismo. Explique por que essa religião teve grande penetração na sociedade indiana a partir do século VIII.


Carregar ppt "1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google