A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO O Fim da cultura harapense: 1900 aC: Rio Ghaggar-Hakra secou e mudou a vida no Vale do Rio Indo Afetou a população (migração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO O Fim da cultura harapense: 1900 aC: Rio Ghaggar-Hakra secou e mudou a vida no Vale do Rio Indo Afetou a população (migração."— Transcrição da apresentação:

1 A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO O Fim da cultura harapense: 1900 aC: Rio Ghaggar-Hakra secou e mudou a vida no Vale do Rio Indo Afetou a população (migração para Harapa) Problemas de superpolução Empobrecimento do Vale do Rio Indo Chegada dos Arianos (Povo nômade da Europa Oriental) Para recordar: HARAPA foi o maior centro econômico do Vale do Rio Indo.

2 Os arianos na ÍNDIA: Avançaram o Vale do Rio Indo e o Vale do Rio Ganges Fundaram cidades na Índia. O que são os Vedas?

3 As quatro escrituras, Rg, Yajur, Sama e Atharva Vedas, descrevem os elaborados rituais e mantras usados na religião do povo nos tempos védicos, que se centrava na adoração de semideuses (ou deuses da natureza). Assim, como encontramos praticamente em toda a parte do mundo antigo (Grécia, Roma, Egito, Norte da Europa, América do Sul, etc.) a adoração de seres como o deus do sol, deus dos ventos, do mar, etc., também encontramos exatamente isso como sendo a religião popular da época védica. Transmissão Oral

4 A SOCIEDADE DE CASTAS A sociedade de castas aumenta a desigualdade na Índia. A divisão da sociedade em castas é determinada a partir da hereditariedade. As castas se definem de acordo com a posição social que determinadas famílias ocupam. Fator que estabelece um tipo de hierarquia social marcada por privilégios e deveres.

5 Em um primeiro momento existiam somente quatro tipos de castas na Índia, que eram: 1.os brâmanes (composta por sacerdotes), 2.xatrias (formada por militares), 3.vaixias (constituída por fazendeiros e comerciantes), 4.sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores). As pessoas que não faziam parte de nenhuma das castas recebiam o nome de párias ou intocáveis. Pessoas excluídas que tinham a incumbência de realizar os mais deploráveis trabalhos, aqueles rejeitados por indivíduos que integrava alguma das castas. Atualmente, existem cerca de 3 mil castas distintas na Índia. A proliferação do número de castas se deve, principalmente, pelo crescimento populacional e também pelo dinamismo e diversidade das atividades produtivas, promovidas pelo crescimento econômico que o país vem passando nos últimos anos.

6 A RELIGIÃO No inicio eram POLITEÍSTAS: Sacrifícios humanos, oferendas. Séc. VII a.C. politeísmo + monoteísmo : existência de um deus superior BRAHMA (hinduísmo) Justificavam as castas: a alma humana passaria por várias vidas e encarnações até chegar a libertação final Reencarnação. Carma: o universo determina os nascimentos e as mortes que o ser humano tem de passar. ( A vida presente é influenciada pela vida passada)

7 Como passar por esse ciclo de reencarnações? SAMSARA Pelo conhecimento; Pela ação; Pela santidade individual.


Carregar ppt "A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO O Fim da cultura harapense: 1900 aC: Rio Ghaggar-Hakra secou e mudou a vida no Vale do Rio Indo Afetou a população (migração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google