A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Civilização Árabe. A Arábia pré - islâmica Região anecúmena; Adensamentos populacionais concentravam-se nos oásis e vales de rios perenes; Árabes pré

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Civilização Árabe. A Arábia pré - islâmica Região anecúmena; Adensamentos populacionais concentravam-se nos oásis e vales de rios perenes; Árabes pré"— Transcrição da apresentação:

1 A Civilização Árabe

2 A Arábia pré - islâmica Região anecúmena; Adensamentos populacionais concentravam-se nos oásis e vales de rios perenes; Árabes pré islâmicos dividiam-se em povos urbanos, concentrados em Meca e Medina e beduínos, tribos nômades do interior; Líderes: sheiks e emirs (período de guerras); Religiões politeístas, agregadas em Meca (principal centro comercial e religioso da região) e dominada pelos coraixitas, guardiões do santuário de Caaba.

3

4 Maomé e a unificação Maomé: membro da tribo coraixita, desde muito jovem manteve contato com as religiões monoteístas; Peregrinações permitiram a Maomé intensificar a meditação religiosa; Aos 40 anos, inicia suas pregações: ele seria o profeta de Deus (Alá) e o povo deveria ter submissão a Deus (islão a Alá); Hégira: fuga de Maomé de Meca para Medina – (antiga Yatreb) devido às perseguições dos politeístas coraixitas; A Hégira marca o início do calendário islâmico; 630: Maomé e seguidores conquistam Meca e 2 anos depois morre deixando os ideiais de fé e da Djihad (conversão do infiel).

5 Islamismo Base: Alcorão; Práticas fundamentais: orar voltado para Meca 5 vezes ao dia, visitar Meca ao menos uma vez na vida, jejuar no Ramadã, dar esmolas; Alguns dos princípios foram influenciados pelo cristianismo e judaísmo.

6 Seitas Maometanas Sunitas: defendiam a ideia de um chefe de Estado, que seria sucessor do profeta; Além do Alcorão, acreditam em uma segunda fonte de ensinamentos, a Sunna; Xiitas: chefe religioso e político deveria ser parente do profeta; Não aceitam ensinamentos fora do Alcorão.

7 A expansão islâmica Califas: sucessores de Maomé que implantaram a Guerra Santa (djihad) e conseguiram expandir seu império e religião, principalmente devido à fragilidade das tribos vizinhas; Apogeu da expansão: Tarik (711) atravessou o Estrito de Gibraltar e ocupou a Península Ibérica; Na época, todo o Oriente Médio, Ásia Central e norte da Índia faziam parte do Império Islâmico; Duas grandes dinastias se destacaram durante o período de expansão islâmica: Omíada e Abássida.

8 Os omíadas se estabeleceram na península Ibérica, onde criaram um emirado em Córdoba (Espanha); Os abássidos se espalharam por todo norte da África, Oriente Médio e Ásia Central; A grandeza territorial do Império gerou um desmembramento em diversos califados, emirados e principados, o que, posteriormente, representaria o declínio do Império; A expansão islâmica, juntamente com as migrações bárbaras são responsáveis diretas pela ruralização da Europa Ocidental, assim como o advento das Cruzadas.

9


Carregar ppt "A Civilização Árabe. A Arábia pré - islâmica Região anecúmena; Adensamentos populacionais concentravam-se nos oásis e vales de rios perenes; Árabes pré"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google