A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no."— Transcrição da apresentação:

1 A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior (beduínos) e árabes urbanos (Meca e Yatreb). A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior (beduínos) e árabes urbanos (Meca e Yatreb). Todos viviam em tribos, comandados pelos sheiks e eram politeístas. Todos viviam em tribos, comandados pelos sheiks e eram politeístas. Ídolos – Caaba – Meca (principal centro comercial) dominada pelos coraixitas. Ídolos – Caaba – Meca (principal centro comercial) dominada pelos coraixitas.

2 Maomé e a unificação Nasceu em 560 d.C., coraixita, porém de família pobre. Órfão, foi educado pleo tio, participando de várias caravanas. Nasceu em 560 d.C., coraixita, porém de família pobre. Órfão, foi educado pleo tio, participando de várias caravanas. Teve contato com o cristianismo e o judaísmo. Teve contato com o cristianismo e o judaísmo. Casou-se com Cadja, proprietária de uma caravana – passou mais tempo dedicando- se á contemplação religiosa. Casou-se com Cadja, proprietária de uma caravana – passou mais tempo dedicando- se á contemplação religiosa.

3 Pregações Aos 41 anos teve a primeira visão do anjo Gabriel que lhe disse: "Há um só deus, ALÁ, e um só profeta, MAOMÉ."Contou sobre esta e outras aparições aos parentes e os foi convertendo. Confiante, passou a pregar aos coraixitas. Aos 41 anos teve a primeira visão do anjo Gabriel que lhe disse: "Há um só deus, ALÁ, e um só profeta, MAOMÉ."Contou sobre esta e outras aparições aos parentes e os foi convertendo. Confiante, passou a pregar aos coraixitas.

4 Perseguições Os próprios coraixitas lançaram perseguição à MAOMÉ e seus discípulos. Resistiram a modificar uma religião que atraia a MECA, o centro sagrado enormes contingentes propiciando polpudos lucros à aristocracia comercial local. Após uma tentativa de assassinato a Maomé, seus seguidores e o profeta foram para YATREB, principal rival comercial de MECA, situada na rota setentrional das caravanas. Essa fuga, ocorrida em 622, é o marco inicial do calendário muçulmano, sendo conhecido pelo nome de HÉGIRA (partida). Os próprios coraixitas lançaram perseguição à MAOMÉ e seus discípulos. Resistiram a modificar uma religião que atraia a MECA, o centro sagrado enormes contingentes propiciando polpudos lucros à aristocracia comercial local. Após uma tentativa de assassinato a Maomé, seus seguidores e o profeta foram para YATREB, principal rival comercial de MECA, situada na rota setentrional das caravanas. Essa fuga, ocorrida em 622, é o marco inicial do calendário muçulmano, sendo conhecido pelo nome de HÉGIRA (partida).

5 A CAABA foi construída em tempos imemoriais e restaurada em 648 por Ibn-Ez-Zoiber, na cidade de MECA, constitui objeto de particular veneração dos muçulmanos. A origem do nome de Caaba, do árabe Kaaba, que significa cubo, por causa de pedra, e da forma do edifício que também foi construído na forma de um grande cubo.

6 A CONQUISTA Em 630, Maomé e seus seguidores conquistaram Meca, realizando a unificação religiosa e política da Arábia. Em 630, Maomé e seus seguidores conquistaram Meca, realizando a unificação religiosa e política da Arábia. Maomé, morreu em 632 – sob o fervor de uma fé comum e m ideal a DJihad (conversão do infiel) Maomé, morreu em 632 – sob o fervor de uma fé comum e m ideal a DJihad (conversão do infiel)

7 O Islamismo "O Islamismo, ou Islã (que significa submissão a ALÁ) tem por base o CORÃO ou ALCORÃO, livro sagrado dos mulçumanos, ou maometanos. O Alcorão constitui uma espécie de código de moral e justiça, definindo também normas de comportamento social. Entre as determinações esta a HAJJ, ou peregrinação à CAABA pelo menos uma vez na vida, desde que a saúde e os meios permitam, orar cinco vezes ao dia voltado para MECA, jejuar no mês de RAMADÃ(mês da hégira) dar esmolas e guardar as sextas feiras". "O Islamismo, ou Islã (que significa submissão a ALÁ) tem por base o CORÃO ou ALCORÃO, livro sagrado dos mulçumanos, ou maometanos. O Alcorão constitui uma espécie de código de moral e justiça, definindo também normas de comportamento social. Entre as determinações esta a HAJJ, ou peregrinação à CAABA pelo menos uma vez na vida, desde que a saúde e os meios permitam, orar cinco vezes ao dia voltado para MECA, jejuar no mês de RAMADÃ(mês da hégira) dar esmolas e guardar as sextas feiras".

8

9 A expansão Não se passou um século da morte do Profeta e as fronteiras do império árabe englobavam regiões ao Oriente até a Índia e do Ocidente até a Península Ibérica, controlando também toda o norte da África. Essa expansão encontra sua explicação em vários fatores: Não se passou um século da morte do Profeta e as fronteiras do império árabe englobavam regiões ao Oriente até a Índia e do Ocidente até a Península Ibérica, controlando também toda o norte da África. Essa expansão encontra sua explicação em vários fatores: A necessidade de novas terras e a grande concentração demográfica, A necessidade de novas terras e a grande concentração demográfica,

10 No ano de Expansão do mundo árabe

11 Os califados A pós a morte de Maomé, o poder foi exercido pelos califas. A pós a morte de Maomé, o poder foi exercido pelos califas. Em 750, a dinastia omíada conquistou a Península Ibérica. Em 750, a dinastia omíada conquistou a Península Ibérica. Com a dinastia Abássida, posterior à Omíada, o Império Árabe de dividiu em vários califados, sofrendo pressão por parte dos cristãos. Com a dinastia Abássida, posterior à Omíada, o Império Árabe de dividiu em vários califados, sofrendo pressão por parte dos cristãos.

12 Olho por olho, dente por denteOlho por olho, dente por dente A Sharia, conjunto de normas utilizadas como referência para qualquer atividade individual ou comunitária, era um documento importante para os islâmicos. O guardião da Sharia era originalmente o califa, sucessor e representante de Maomé, sendo, ao mesmo tempo, líder religioso e político. A Sharia, conjunto de normas utilizadas como referência para qualquer atividade individual ou comunitária, era um documento importante para os islâmicos. O guardião da Sharia era originalmente o califa, sucessor e representante de Maomé, sendo, ao mesmo tempo, líder religioso e político. A Sharia é a adaptação do Corão para a vida comunitária. Alguns de seus princípios podem parecer estranhos para a cultura ocidental. Em relação ao Código Penal, a Sharia aplica a Lei de Talião olho por olho, dente por dente). A Sharia é a adaptação do Corão para a vida comunitária. Alguns de seus princípios podem parecer estranhos para a cultura ocidental. Em relação ao Código Penal, a Sharia aplica a Lei de Talião olho por olho, dente por dente).

13 Conseqüências das invasões Mesmo sem conquistar toda a Europa, ela foi isolada. Fecharam a principal via de comércio com o Oriente – O Mar Mediterrâneo. Mesmo sem conquistar toda a Europa, ela foi isolada. Fecharam a principal via de comércio com o Oriente – O Mar Mediterrâneo. Acelerou a ruralização e a formação do feudalismo. Acelerou a ruralização e a formação do feudalismo. Os árabes influenciaram: a Medicina- Avicena e outros descobriram novas técnicas cirúrgicas e revelaram as causas de doenças contagiosas como a varíola e o sarampo; Na Química, os árabes descobriram substâncias como o ácido sulfúrico, o salitre e o álcool, além de terem desenvolvido o processo de utilização de diversos elementos químicos; a Matemática (álgebra e números arábicos), astronomia, arquitetura, literatura, bússola... Os árabes influenciaram: a Medicina- Avicena e outros descobriram novas técnicas cirúrgicas e revelaram as causas de doenças contagiosas como a varíola e o sarampo; Na Química, os árabes descobriram substâncias como o ácido sulfúrico, o salitre e o álcool, além de terem desenvolvido o processo de utilização de diversos elementos químicos; a Matemática (álgebra e números arábicos), astronomia, arquitetura, literatura, bússola...


Carregar ppt "A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google