A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expansão Islâmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expansão Islâmica."— Transcrição da apresentação:

1 Expansão Islâmica

2 Arábia pré-Islâmica Península arábica – região desértica habitada por povos semitas desde a antiguidade Desde 1500 a.C. com a domesticação do camelo Beduínos que realizavam o pastoreio Árabes do deserto e árabes das cidades (Iêmen) Divididos em tribos lideradas por sheiks Leis de solidariedade tribal tornavam as vendetas infindáveis Religião baseada na crença de espíritos (djins) e deuses particulares de cada tribo – aumentava a divisão entre as tribos

3 Cidades ao longo dos caminhos das caravanas
Casas de Deus – adoração coletiva dos ídolos de cada tribo Iatreb e Meca – situadas em oásis eram importantes entrepostos comerciais Governadas por um conselho das famílias mais ricas de artesãos e mercadores Região ganha importância a partir das rotas marítimas de comércio com o Oriente

4

5

6 O Islã Maomé ou Mohammed - 570 d.C. Tribo coraixita de Meca
Casado com Cadija, viúva rica dona de caravanas Viagens e contato com o judaísmo, mazdaísmo e cristianismo Islã = submissão a Deus “Alá é o único Deus e Maomé o seu único profeta” Hégira em 622 – Iatreb torna-se Medina (‘a cidade do Profeta’) 630 – tomada de Meca e conversão das demais tribos árabes - UNIFICAÇÂO Preces coletivas 5 vezes ao dia Zakat – imposto sobre os ricos Ramadã – jejum ritual Peregrinação à Meca Corão

7 Origem povo árabe Semita Descendem de Ismael Filho de Abraão c/ Agar
Isaac filho de Sarah c/ Abraão Ismael e Agar vão para Vale de Meca Fonte Zem Zem

8

9

10 A expansão e o Califado Causas da expansão Procura por terras férteis
Guerra Santa (Jihad) Interesses comerciais Enfraquecimento dos Impérios Persa e Bizantino

11 Califa – sucessor e representante de Maomé, emir dos crentes - líder religioso e militar (sheik dos sheiks) Xiitas e Sunitas Unificação econômica e aumento do comércio entre Oriente e Ocidente Arabização dos territórios conquistados – amsar (acampamentos) Omíadas Abássidas - século VIII (surgimento do Vizir e autocracia do califa) Diwans Civilização urbana Poucos relatos sobre os camponeses

12

13

14 732

15 Economia e sociedade Essencialmente comercial China, Índia e África.
Bússola, papel e pólvora. Agricultura: difusão de técnicas (irrigação) Novas culturas: arroz, laranja, cidra, limão, cana-de-açucar, algodão, café, etc Metalurgia, têxtil, cerâmica, drogas e perfumaria.

16

17 Distribuição de terras entre “amigos” dos califas.
Latifúndios Impostos em demasia para quem não era muçulmano (conversões)

18 Religião Alcorão: Al Qur’na=leitura, ato de ler.
Profetas: Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, Moisés e Jesus. Deus não enviou seu filho. Princípios: Oração, ablução, o jejum, caridade e peregrinação à Meca. Proíbe: bebidas fermentadas, carne de porco e trabalho na 6ª feira. Permite a poligamia.

19

20

21 Sunitas e Xiitas? Sunna (costume): Hadith, narrativas curtas.
Ortodoxos: seguem a Sunna e a autoridade dos quatro primeiros Califas Xia=partido, seguidores de Ali, primo e genro de Maomé, hereditariedade. (10%)

22 A evolução para uma fórmula religiosa diferente teria começado com o martírio de Husain, o filho mais novo de ali, no ano de 680, em Karbala (no atual Iraque). Os clérigos xiitas são os mulás e mujtahids, mas o clero não tem uma hierarquia formal. Os xiitas foram os responsáveis pela revolução islâmica do Irã, em 1979, e têm graves divergências com setores do islamismo sunita.

23

24 Sharia É a lei religiosa do islamismo. O muçulmano não vê distinção entre o aspecto religioso e o resto da sua conduta pessoal, a lei islâmica não trata só de rituais e crenças, mas de todos os aspectos da vida cotidiana. Apesar de ter passado por um detalhado processo de formatação, a lei islâmica ainda é aplicada de formas variadas ao redor do mundo - os países adotam a sharia têm interpretações mais ou menos rigorosas dela.

25 Na Arábia Saudita, por exemplo, vigora uma das mais conservadoras versões da lei islâmica. O Afeganistão da época da milícia Talibã teve a mais dura e radical aplicação da sharia nos tempos modernos - proibia música e outras expressões culturais e esportivas, restringia gravemente todos os direitos das mulheres e ordenava punições bárbaras. A sharia, porém, é adotada formalmente numa minoria de países com grandes populações islâmicas.

26

27 Mesquitas As construções reservadas para as orações dos muçulmanos são chamadas mesquitas, ou "masjids". Os prédios, contudo, não precisam ser especialmente construídos com esse fim - qualquer local onde a comunidade muçulmana se reúne para orar é uma mesquita.

28

29 Festas e datas As duas principais festividades do islamismo são o Eid-Al-Adha, que coincide com a peregrinação anual a Meca, e o Eid-al-Fith, quando se quebra o jejum do mês do Ramadã. O mês sagrado, aliás, é o principal período do calendário islâmico.

30

31 A mesquita de Caaba, em Meca, é uma das mais famosas, pois é o centro da peregrinação do "haj". A mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, também é um local muito visitado pelos muçulmanos de todo o mundo - ela abrigaria a pedra de onde Maomé "ascendeu ao céu".

32 Os muçulmanos xiitas também comemoram o Eid-al-Ghadir - aniversário da declaração de Maomé indicando Ali como seu sucessor. Outras festas islâmicas são o aniversário de Maomé (Al-Mawlid Al-Nabawwi) e o aniversário de sua jornada a Jerusalém (Al-Isra Wa-l-Miraj).

33

34

35 Decadência mamelucos - turcos seljúcidas Cruzadas
divisão em vários califados – Iranianos, Omíadas e Fatímidas Invasão Mongol – século XIII Hulagu Khan

36 Cultura Marcada pela religião Arte
Proibição de representar seres vivos Arabescos e caligrafia Tradução de obras gregas para o árabe, principalmente Aristóteles Avicena e Averróis Sufismo – Deus amoroso, retiro espiritual e contemplação Matemática Álgebra Contribuições para a trigonometria Astronomia Medicina

37

38

39 Não será a bondade a recompensa da bondade?" (Alcorão 55,60)

40

41

42

43

44

45

46

47 FIM


Carregar ppt "Expansão Islâmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google