A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISLAMISMO. Península arábica A Arábia Antes de Maomé: Politeísmo. Idolatria. Dividida em várias tribos comandadas por pessoas diferentes. Falta de unidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISLAMISMO. Península arábica A Arábia Antes de Maomé: Politeísmo. Idolatria. Dividida em várias tribos comandadas por pessoas diferentes. Falta de unidade."— Transcrição da apresentação:

1 ISLAMISMO

2 Península arábica

3 A Arábia Antes de Maomé: Politeísmo. Idolatria. Dividida em várias tribos comandadas por pessoas diferentes. Falta de unidade política. Falta de unidade religiosa. Depois de Maomé: Monoteísmo (Alá). Não aceita a adoração de imagens. Unidade política. Unidade religiosa. A formação de uma única religião com princípios que atuavam sobre toda a população deu um forte sentido de unidade

4 Beduínos

5 Mesquitas muçulmanas

6

7 Aspectos da religião islâmica: Monoteísmo Influências do Judaísmo e Cristianismo. Livro sagrado : Alcorão Cidade sagrada: Meca Não utilização de imagens Crença na vida após a morte

8 Obrigações do muçulmano: Orar cinco vezes ao dia. Doar esmolas. Praticar o jejum no mês sagrado do Ramadã. Praticar o Jihad ( guerra santa). O Álcorão proíbe o consumo de carne de porco, bebidas alcóolicas, jogos de azar e homicídios. O Islamismo permite a poligamia, a escravidão e o butim (pilhagem) nas guerras de expansão da religião.

9 O Alcorão: código de moral, de justiça e de normas sociais para os muçulmanos.

10 Expansão árabe

11 Causas da expansão: Crescimento demográfico Procura por terras férteis Estímulos religiosos (jihad) Interesse na pilhagem e saque dos povos vencidos. Fragilidade dos impérios persa e bizantino Importante: Os muçulmanos eram tolerantes com os povos conquistados respeitando os seus hábitos, costumes e preceitos religiosos.

12

13 Mesquita de Córdoba, Espanha. A presença do Islã na Ibéria.

14 Mesquita de Córdoba, fachada externa

15 Influência cultural dos muçulmanos: Filosofia e ciência: Os filósofos se dedicavam a todos os ramos do conhecimento como a matemática, química, astronomia e medicina. Difundiram a cultura grega. Matemática: Inventaram o arco e a tangente, desenvolveram equações de segundo grau. Introduziram no ocidente os algarismos arábicos. Astronomia e geografia: Fizeram cálculos de latitude e longitude, fundaram observatórios astronômicos e aperfeiçoaram instrumentos como o astrolábio e a bússola. Literatura: As mil e uma noites e Rubayat. Poesias que abordavam a natureza, a valorização da nobreza, o amor sensual e os conhecimentos científicos.

16

17


Carregar ppt "ISLAMISMO. Península arábica A Arábia Antes de Maomé: Politeísmo. Idolatria. Dividida em várias tribos comandadas por pessoas diferentes. Falta de unidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google