A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Árabes. Localização geográfica do Oriente Médio Mapa político atual do Oriente Médio Península Arábica localizada no continente asiático. Atual Oriente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Árabes. Localização geográfica do Oriente Médio Mapa político atual do Oriente Médio Península Arábica localizada no continente asiático. Atual Oriente."— Transcrição da apresentação:

1 Árabes

2 Localização geográfica do Oriente Médio

3 Mapa político atual do Oriente Médio Península Arábica localizada no continente asiático. Atual Oriente Médio. Clima quente e seco. Interior da península: aridez e desertos. Península Arábica localizada no continente asiático. Atual Oriente Médio. Clima quente e seco. Interior da península: aridez e desertos.

4 Beduínos: Eram nômades – buscam pastagens, poços e água. Não deixaram grandes construções ou esculturas. Usavam o camelo - transporte, couro, carne, leite. Viviam em clãs (pequenos grupos). Comandados por um xeque (líder) e auxiliado por homens mais velhos do grupo. Contatos comerciais – disputa por mercados, oásis, rotas comerciais. Eram politeístas e idólatras (adoração às imagens). Cada clã tinham seus deuses e santuários. Santuários mais importante: cidade de Meca (Pedra Negra). Meca era importante centro comercial. Beduínos: Eram nômades – buscam pastagens, poços e água. Não deixaram grandes construções ou esculturas. Usavam o camelo - transporte, couro, carne, leite. Viviam em clãs (pequenos grupos). Comandados por um xeque (líder) e auxiliado por homens mais velhos do grupo. Contatos comerciais – disputa por mercados, oásis, rotas comerciais. Eram politeístas e idólatras (adoração às imagens). Cada clã tinham seus deuses e santuários. Santuários mais importante: cidade de Meca (Pedra Negra). Meca era importante centro comercial. A Arábia

5 Oásis. Beduínos.

6 Os árabes foram unificados pelo Islamismo. Islamismo é um sistema religioso fundado no início do século 7 por um homem chamado Maomé e os muçulmanos seguem os ensinamentos do Corão e tentam seguir os Cinco Pilares. Mohammad ( ): Pertencia ao clã Hachemita. Morte do pai a situação da família piorou. 5 anos de idade: a mãe morreu e foi entregue ao tio e comandou caravanas – contato com povos e religiões monoteístas (cristianismo e judaísmo). 25 anos de idade: casou-se com Cadija. 40 anos: visões do Anjo Gabriel e ordenava pregar a crença em um único Deus, Alá. 610: iniciou suas pregações, Meca era centro comercial e religioso da península. Os árabes foram unificados pelo Islamismo. Islamismo é um sistema religioso fundado no início do século 7 por um homem chamado Maomé e os muçulmanos seguem os ensinamentos do Corão e tentam seguir os Cinco Pilares. Mohammad ( ): Pertencia ao clã Hachemita. Morte do pai a situação da família piorou. 5 anos de idade: a mãe morreu e foi entregue ao tio e comandou caravanas – contato com povos e religiões monoteístas (cristianismo e judaísmo). 25 anos de idade: casou-se com Cadija. 40 anos: visões do Anjo Gabriel e ordenava pregar a crença em um único Deus, Alá. 610: iniciou suas pregações, Meca era centro comercial e religioso da península. Mohammad e a unificação.

7 Politeísmo trazia a desigualdade e a desunião. Monoteísmo trazia a igualdade e a união. As pregações não agradaram aos comerciantes. 622: fugiu para Iatreb, depois chamada Medina – marca o início do calendário islâmico, marco inicial do Islamismo, conhecido como Hégira (fuga). 630: retorna a Meca, ídolos foram destruídos e a Caaba se tornou o principal local de peregrinação dos islamitas. 632: morte de Mohammad, dez anos depois todos os povos da península estavam unidos. Politeísmo trazia a desigualdade e a desunião. Monoteísmo trazia a igualdade e a união. As pregações não agradaram aos comerciantes. 622: fugiu para Iatreb, depois chamada Medina – marca o início do calendário islâmico, marco inicial do Islamismo, conhecido como Hégira (fuga). 630: retorna a Meca, ídolos foram destruídos e a Caaba se tornou o principal local de peregrinação dos islamitas. 632: morte de Mohammad, dez anos depois todos os povos da península estavam unidos. Mohammad e a unificação.

8

9 Árabe: é o povo da Península arábica e de seu conjunto de tradições sociopolíticas e culturais. Muçulmano: aquele que é praticante e seguidor do Islamismo. Árabe-islâmico: são os conhecimentos culturais e filosóficos dos árabes e dos seguidores do Islamismo. Islã: significa submissão à vontade de Deus e os seguidores são denominados de islamitas, muçulmanos ou maometanos. Livro sagrado é o Alcorão – apresenta a diferença entre verdade e erro – e traz os ensinamentos do profeta Mohammad. Regras do Islamismo: Só existe um Deus. Mohammad é o profeta. Praticar a bondade e a honestidade. Árabe: é o povo da Península arábica e de seu conjunto de tradições sociopolíticas e culturais. Muçulmano: aquele que é praticante e seguidor do Islamismo. Árabe-islâmico: são os conhecimentos culturais e filosóficos dos árabes e dos seguidores do Islamismo. Islã: significa submissão à vontade de Deus e os seguidores são denominados de islamitas, muçulmanos ou maometanos. Livro sagrado é o Alcorão – apresenta a diferença entre verdade e erro – e traz os ensinamentos do profeta Mohammad. Regras do Islamismo: Só existe um Deus. Mohammad é o profeta. Praticar a bondade e a honestidade. O Islamismo.

10 Orar cinco vezes ao dia em direção a Meca. Ablução (purificação) do corpo. Jejum durante o mês de Ramadã. Peregrinação a Meca (quem tem condições físicas e financeiras). Caridade e doação de esmola aos necessitados. Proíbe o consumo de carne de porco. Ingestão de bebidas alcoólicas. Infanticídio. Jogos de azar. Poligamia é permitida em países que têm leis. É comum a interpretação errada do termo Jihad devido aos atos violentos. Jihad é definido como Guerra Santa. Jihad significa, em árabe, esforço e luta para obter ou proteger algo importante e que diga respeito à vida humana, e no Alcorão tem o sentido de esforçar-se e lutar no caminho de Deus. Orar cinco vezes ao dia em direção a Meca. Ablução (purificação) do corpo. Jejum durante o mês de Ramadã. Peregrinação a Meca (quem tem condições físicas e financeiras). Caridade e doação de esmola aos necessitados. Proíbe o consumo de carne de porco. Ingestão de bebidas alcoólicas. Infanticídio. Jogos de azar. Poligamia é permitida em países que têm leis. É comum a interpretação errada do termo Jihad devido aos atos violentos. Jihad é definido como Guerra Santa. Jihad significa, em árabe, esforço e luta para obter ou proteger algo importante e que diga respeito à vida humana, e no Alcorão tem o sentido de esforçar-se e lutar no caminho de Deus. O Islamismo.

11 1)Testemunhar que não há divindade senão Deus e que Muhammad é o mensageiro de Deus. 2)Orar cinco vezes ao dia em direção a Meca – berço do islamismo e lugar sagrado. 3)Pagar para caridade um tributo que corresponde a 2,5% da renda anual do muçulmano. 4)Jejuar no mês do Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer. 5)Fazer uma peregrinação (o haji) a Meca, pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições físicas e financeiras. 1)Testemunhar que não há divindade senão Deus e que Muhammad é o mensageiro de Deus. 2)Orar cinco vezes ao dia em direção a Meca – berço do islamismo e lugar sagrado. 3)Pagar para caridade um tributo que corresponde a 2,5% da renda anual do muçulmano. 4)Jejuar no mês do Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer. 5)Fazer uma peregrinação (o haji) a Meca, pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições físicas e financeiras. Os cinco pilares do Islamismo.

12 Mohammad além de unificar os povos árabes em torno de uma única fé, também criou um Estado com poder centralizado. Após a morte de Mohammad (632): Abu-Bekr (seu sogro) assumiu o poder e foi denominado de califa (sucessor do profeta). Com a morte de Abu-Bekr duas dinastias sucederam no poder: Omíadas e os Abássidas. Capitais do Império Árabe: Medina, Damasco, Bagdá. Península Arábica estava unificada. 200 anos depois: árabes conquistaram extensões territoriais – Índia, Oriente Médio, norte da África, Península Ibérica. Mohammad além de unificar os povos árabes em torno de uma única fé, também criou um Estado com poder centralizado. Após a morte de Mohammad (632): Abu-Bekr (seu sogro) assumiu o poder e foi denominado de califa (sucessor do profeta). Com a morte de Abu-Bekr duas dinastias sucederam no poder: Omíadas e os Abássidas. Capitais do Império Árabe: Medina, Damasco, Bagdá. Península Arábica estava unificada. 200 anos depois: árabes conquistaram extensões territoriais – Índia, Oriente Médio, norte da África, Península Ibérica. Política, economia e expansão territorial.

13 Expansão do islã – Península Ibérica (Portugal-Espanha) Península Ibérica (Portugal-Espanha) Norte da África Oriente Médio Índia


Carregar ppt "Árabes. Localização geográfica do Oriente Médio Mapa político atual do Oriente Médio Península Arábica localizada no continente asiático. Atual Oriente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google