A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Árabes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Árabes."— Transcrição da apresentação:

1 Árabes

2 Localização geográfica do Oriente Médio

3 Mapa político atual do Oriente Médio
Península Arábica localizada no continente asiático. Atual Oriente Médio. Clima quente e seco. Interior da península: aridez e desertos.

4 A Arábia Beduínos: Eram nômades – buscam pastagens, poços e água.
Não deixaram grandes construções ou esculturas. Usavam o camelo - transporte, couro, carne, leite. Viviam em clãs (pequenos grupos). Comandados por um xeque (líder) e auxiliado por homens mais velhos do grupo. Contatos comerciais – disputa por mercados, oásis, rotas comerciais. Eram politeístas e idólatras (adoração às imagens). Cada clã tinham seus deuses e santuários. Santuários mais importante: cidade de Meca (Pedra Negra). Meca era importante centro comercial.

5 Beduínos. Oásis.

6 Mohammad e a unificação.
Os árabes foram unificados pelo Islamismo. Islamismo é um sistema religioso fundado no início do século 7 por um homem chamado Maomé e os muçulmanos seguem os ensinamentos do Corão e tentam seguir os Cinco Pilares. Mohammad ( ): Pertencia ao clã Hachemita. Morte do pai a situação da família piorou. 5 anos de idade: a mãe morreu e foi entregue ao tio e comandou caravanas – contato com povos e religiões monoteístas (cristianismo e judaísmo). 25 anos de idade: casou-se com Cadija. 40 anos: visões do Anjo Gabriel e ordenava pregar a crença em um único Deus, Alá. 610: iniciou suas pregações, Meca era centro comercial e religioso da península.

7 Mohammad e a unificação.
Politeísmo trazia a desigualdade e a desunião. Monoteísmo trazia a igualdade e a união. As pregações não agradaram aos comerciantes. 622: fugiu para Iatreb, depois chamada Medina – marca o início do calendário islâmico, marco inicial do Islamismo, conhecido como Hégira (fuga). 630: retorna a Meca, ídolos foram destruídos e a Caaba se tornou o principal local de peregrinação dos islamitas. 632: morte de Mohammad, dez anos depois todos os povos da península estavam unidos.

8 Mohammad e a unificação.

9 O Islamismo. Árabe: é o povo da Península arábica e de seu conjunto de tradições sociopolíticas e culturais. Muçulmano: aquele que é praticante e seguidor do Islamismo. Árabe-islâmico: são os conhecimentos culturais e filosóficos dos árabes e dos seguidores do Islamismo. Islã: significa submissão à vontade de Deus e os seguidores são denominados de islamitas, muçulmanos ou maometanos. Livro sagrado é o Alcorão – apresenta a diferença entre verdade e erro – e traz os ensinamentos do profeta Mohammad. Regras do Islamismo: Só existe um Deus. Mohammad é o profeta. Praticar a bondade e a honestidade.

10 O Islamismo. Orar cinco vezes ao dia em direção a Meca.
Ablução (purificação) do corpo. Jejum durante o mês de Ramadã. Peregrinação a Meca (quem tem condições físicas e financeiras). Caridade e doação de esmola aos necessitados. Proíbe o consumo de carne de porco. Ingestão de bebidas alcoólicas. Infanticídio. Jogos de azar. Poligamia é permitida em países que têm leis. É comum a interpretação errada do termo Jihad devido aos atos violentos. Jihad é definido como “Guerra Santa”. Jihad significa, em árabe, esforço e luta para obter ou proteger algo importante e que diga respeito à vida humana, e no Alcorão tem o sentido de esforçar-se e lutar no caminho de Deus.

11 Os cinco pilares do Islamismo.
Testemunhar que não há divindade senão Deus e que Muhammad é o mensageiro de Deus. Orar cinco vezes ao dia em direção a Meca – berço do islamismo e lugar sagrado. Pagar para caridade um tributo que corresponde a 2,5% da renda anual do muçulmano. Jejuar no mês do Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer. Fazer uma peregrinação (o haji) a Meca, pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições físicas e financeiras.

12 Política, economia e expansão territorial.
Mohammad além de unificar os povos árabes em torno de uma única fé, também criou um Estado com poder centralizado. Após a morte de Mohammad (632): Abu-Bekr (seu sogro) assumiu o poder e foi denominado de califa (sucessor do profeta). Com a morte de Abu-Bekr duas dinastias sucederam no poder: Omíadas e os Abássidas. Capitais do Império Árabe: Medina, Damasco, Bagdá. Península Arábica estava unificada. 200 anos depois: árabes conquistaram extensões territoriais – Índia, Oriente Médio, norte da África, Península Ibérica.

13 Expansão do islã – 624-750. Península Ibérica (Portugal-Espanha) Índia
Norte da África Oriente Médio Índia


Carregar ppt "Árabes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google