A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de."— Transcrição da apresentação:

1 O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.

2 CRISTIANISMO A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. A principal ideia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.

3 ISLAMISMO O Islamismo é uma religião monoteísta, revelada pelo último profeta – Maomé (Muhammad)-, nascido em Meca, cidade da Arábia Saudita, em 570 d.C. A expressão islã representa submissão e traduz a obediência às regras e aos desejos de Alá. Os que seguem esta doutrina são conhecidos como muçulmanos – os que se submetem a Deus.

4 São características da doutrina cristã: O ser humano é livre e responsável pelos seus atos e por eles serão julgados no dia do juízo final. O reino do céu não é um mero presente de Deus, mas, um lugar a ser conquistado pelo homem.

5 Sobre o Edito de Milão. No inicio da religião cristã judeus e romanos os perseguiam os cristãos, Jesus o principal líder religioso foi crucificado em nome de sua fé. O Édito de Milão (313 d.C.), também referenciado como Edito da Tolerância, declarava que o Império Romano acabaria com toda perseguição sancionada oficialmente, especialmente do Cristianismo. O Edito foi emitido por Constantino I.

6 Algumas praticas das três religiões Judeus: Ser generoso, acreditar em Deus como único e seguir os dez mandamentos. Cristão; Ser batizado, acreditar na santíssima trindade (Pai-filho- espirito santo) e seguir os dez mandamentos. Islâmico: Ser caridoso, visitar Meca, declarar fé em Alá como único Deus e todo poderoso.

7 Meca: Meca é considerada uma cidade sagrada para a religião islâmica e seus adeptos costumam orar voltados para ela. Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Hajj.os fiéis vão em busca de visistar a Caaba que era um local de culto construida nos tempos de Abraão.

8 Proximidade Juica e cristã Cristãos e judeus partilham o Antigo Testamento (tem a bíblia como livro sagrado), com suas verdades eternas e seus valores imutáveis. Partilham sua crença na paternidade de um só Deus, Onisciente, Todo-Poderoso e sempre Misericordioso. Compartilham sua fé na santidade dos Dez Mandamentos, na sabedoria dos profetas e na fraternidade humana.

9 Exemplos de praticas Islâmicas. Hajj: visitar o local sagrado de culto. A Kaaba em Meca Saw: fazer jejum no mês de ramadã. Salat: repetir oração 5 vezes ao dia.

10 Algumas diferenças entre o Islamismo e o cristianismo A creem em Deus de forma diferente. Para os islâmicos Maomé, utilizava os escritos do antigo testamento e passou a ensinar a existência de um único Deus. Para o Mulçumano Alá (Deus) é o único e Maomé é seu profeta, ainda que reconheçam também Noé, Abraão, Moisés e Jesus, como profetas, consideram Maomé como o principal. Não Reconhecem Jesus como Filho de Deus e entendem que esta é uma das maiores blasfêmias dos cristãos, tudo isto aliado ao efeito das cruzadas e ao domínio ocidental, os leva a ver os cristãos como infiéis.

11 Algumas diferenças entre o Islamismo e o cristianismo De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.

12 Locais de culto e livro sagrado Judaísm o Cristianism o Islamismo Livro Sagra do Bíblia Corão Local De Culto SinagogaIgrejaMesquita

13 4 exemplos do que as três religiões tem em comum São monoteísta Acreditam no dia do juízo final Acreditam que existe o céu e o inferno Acreditam na existência de anjos

14 Mudanças do inicio da religião cristã até o século IV Até o ano 305 a religião cristã era terminantemente proibida, e aqueles que a professassem eram castigados com torturas e morte. Após o Edito de Milão os cristãos pararam de ser perseguidos e depois da conversão de Constantino (imperador romano) muitos outros romanos seguiram o exemplo do imperador, assim, o cristianismo ganhou fiéis e tornou-se a religião oficial dos romanos. Nesta nova fase o cristianismo deixou de ser perseguido para se tornar perseguidor. Todos que não aceitassem o cristianismo como sua religião era perseguido e punido com a morte.

15 O bom mestre deseja sempre que o conhecimento seja alcançado por seus aprendizes, mas nem sempre seus aprendizes o compreendem! Ainda assim um bom mestre nunca desiste, pois, aprendizes e mestre involuntariamente criam um vinculo que vão além do ensinamento cientifico. Levarei nestas férias tudo que aprendi com vocês e reação de cada um com o que ensinei. Posso dizer sinceramente que sentirei saudades. Um forte abraço e um beijo no coração de cada um. Ass: Professora: Poliane Camila Muito Obrigado a todos, boa parava e boas férias.

16 Referencial


Carregar ppt "O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google