A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Cristianismo e Espiritismo”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Cristianismo e Espiritismo”"— Transcrição da apresentação:

1 “Cristianismo e Espiritismo”

2 “O Espiritismo é Cristão?”
“O Cristianismo parte das Escrituras Sagradas”

3 Conceituações Cristianismo:
latim christianismus, é uma junção de christus e ismo. Referente ao título Cristo dado a Jesus de Nazaré; o outro (ismo) — que é um sufixo, significa doutrina, sistema teórico, corrente filosófica.

4 Conceituações Cristo – título - o ungido, o consagrado, o escolhido — aquele que havia sido designado por Deus a renovar a Humanidade. Doutrina - conjunto de ideias fundamentais a serem desenvolvidas (por não ser definitiva), propagadas (porque se julga que ela seja útil) e ensinadas (para a sua continuação).

5 Quem formatou o Cristianismo?
Tudo se iniciou como uma seita dentro do Judaísmo — a religião do povo judeu, pioneira do monoteísmo. Por ter nascido em Israel, Jesus era seguidor do Judaísmo.

6 Os Irmãos do Caminho E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos dos Apóstolos, 11:26

7 Os Irmãos do Caminho

8 Ensinamentos Cristãos
Jesus veio assegurar que Deus não era aquela figura terrível que os judeus temiam. Deus é o Pai amoroso e bom, é providência, que ampara e protege filhos. "Pois o mesmo Pai os ama; visto como vós me amastes. (Jo, 16: 27)

9 A Prece . Jesus mudou completamente a idéia que se tinha em relação à prece.

10 Ensinamentos Cristãos
Religião dinâmica, que se encontra em todos os momentos da vida das criaturas. Religião para a vida e não para o templo. Demonstrou, orando, ensinando, curando, amparando, exortando o bem, em qualquer lugar em que se encontrasse. A vida é uma só e Deus está em todos os lugares.

11 Ensinamentos Cristãos
Jamais o Mestre exigiu a aceitação cega dos seus ensinamentos. "Olhai as aves do céu, que nem semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"

12 Promessa do Cristo “Se me amam, guardem os meus mandamentos e eu rogarei a meu Pai e Ele os enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente com vocês – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vocês, vocês o conhecerão, porque estará e permanecerá com vocês. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, os ensinará todas as coisas e os fará recordar tudo o que vos tenho dito”. Jesus (JOÃO, 14: 15 a 17 e 26)

13 Cristianismo segundo a Doutrina Espírita
O Espiritismo, ao restabelecer a simplicidade na prática religiosa, trouxe de volta a concepção de religião dinâmica, voltada principalmente à transformação moral do homem e o serviço do próximo.

14 Cristianismo segundo a Doutrina Espírita
O Espiritismo restaura a prática da oração simples. Traz de volta a prática religiosa gratuita. Não há hierarquia sacerdotal, nem profissionalismo religioso. Todas as práticas do Espiritismo são práticas dos tempos apostólicos.

15 Cristianismo segundo a Doutrina Espírita
O exercício da mediunidade surgiu com o Espiritismo? No Novo Testamento: o intercâmbio com o Mundo Espiritual intenso e natural, chegando Paulo a falar dos vários tipos de mediunidade (dons) e de recomendar o desenvolvimento mediúnico:"Segui a caridade, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalme o de profetizar." (1 Co, 14: 1).

16 Cristianismo segundo a Doutrina Espírita
Jesus impunha as mãos sobre os enfermos para os curar, conforme atestam inúmeras passagens registradas no Novo Testamento

17 Cristianismo segundo a Doutrina Espírita
. O Espiritismo veio trazer de volta aquela religião dinâmica, voltada ao estudo, ao esforço de renovação interior, ao serviço em favor do próximo, como era praticada na Casa do Caminho, descrita em Atos dos Apóstolos.

18 Conclusão O Cristianismo parte dos ensinamentos de Cristo.
O Espiritismo não só é uma religião cristã, como é a que mais se aproxima dos ensinamentos e dos exemplos de Jesus.


Carregar ppt "“Cristianismo e Espiritismo”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google