A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estamos no domingo antes da Ascensão, que encerra a presença humana de Cristo na terra. O anúncio dessa separação provoca tristeza aos apóstolos. Cristo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estamos no domingo antes da Ascensão, que encerra a presença humana de Cristo na terra. O anúncio dessa separação provoca tristeza aos apóstolos. Cristo."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Estamos no domingo antes da Ascensão, que encerra a presença humana de Cristo na terra. O anúncio dessa separação provoca tristeza aos apóstolos. Cristo lhes garante que não os deixará sós, pelo contrário, continuará PRESENTE, embora de outra forma.

4 Na 1ª leitura, vemos a sua presença através do Espírito Santo, que conduz a Igreja no primeiro grande conflito. (At 15, ) Com a entrada dos pagãos ao cristianismo, surge a polêmica: Deve-se impor também a eles a lei de Moisés? A Salvação vem pela "circuncisão" e pela observância da Lei ou única e exclusivamente por Cristo?

5 Diante disso, os apóstolos reagem com discernimento. Reúnem-se em assembléia em Jerusalém e, dóceis à vontade do Espírito, mandam uma carta apresentando a solução: "Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além do indispensável..." * Essa decisão, conhecida como o Concílio de Jerusalém, teve uma importância decisiva para a História do cristianismo.

6 É o caminho da Igreja de Cristo ainda hoje para enfrentar os desafios do mundo: - Distinguir o essencial do acessório, preservando o essencial e atualizando constantemente acessório. - Ter consciência da presença do Espírito Santo na Igreja de Cristo. - E como os apóstolos, escutá-lo, na Oração e na Discussão.

7 A 2ª Leitura faz uma linda descrição da Morada de Deus, a nova Jerusalém, onde viveremos a vida definitiva no seio da Trindade. (Ap 21, ) O Evangelho apresenta o final do discurso da despedida... Cristo confirma sua presença na sua Igreja, enviando o Espírito Santo: "Ele vos ENSINARÁ e RECORDARÁ tudo o que vos tenho dito." (Jo 14,23-29)

8 + Estará presente no íntimo dos discípulos ("Morada"): O mesmo Espírito que conduziu Jesus, agora conduz os seus discípulos. É uma nova presença de Jesus. A presença corporal de Jesus é substituída pela presença espiritual, interior, prometida a todos aqueles que o amam: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa MORADA..."

9 * MORADA DE DEUS: Que alegria a Santíssima Trindade habitar em nossa pobreza. O que ele nos pede, é algo que podemos dar, o nosso amor... - Entre os pagãos: Deus era um ser longínquo, vingativo... - Em Israel: O Povo adorava um Deus mais próximo: "Emanuel": Deus conosco, a Arca da Aliança, a Tenda... Porei minha casa bem no meio de vós, e o meu coração nunca mais vos deixará. (Lev 26,11)

10 - No tempo de Jesus: Morada de Deus era o Templo de Jerusalém... - Para CRISTO, Morada de Deus pode ser o coração de todo cristão: "O Pai e Eu faremos nele MORADA..." Com a Samaritana: fala dos adoradores em "Espírito e Verdade". Os verdadeiros adoradores do Pai não precisam de uma Igreja de luxo... Deus poderá ser adorado na igreja do coração de todo cristão.

11 Essa presença do Espírito não pode ficar fechada e escondida no coração dos discípulos. Pelo contrário, deverá ser revelada até os "confins da terra" pelo testemunho dos Apóstolos e dos que amam Jesus de verdade. - A Missão de Jesus : ser testemunha até Jerusalém... - A Missão dos Apóstolos : testemunhas até os "confins da terra". - Estará presente até os confins da terra:

12 * A Morada de Deus na pessoa, que escuta a Palavra de Jesus, cria uma nova relação entre Deus e a pessoa humana. No culto da nova aliança, mais que em templos materiais e em altares de pedra, Deus habita na comunidade de fé e em cada um de seus membros. Mora em quem ama a Cristo na escuta e prática de sua Palavra. A pessoa humana é o templo da presença de Deus. Cada cristão, que assume o projeto de Deus, é a MORADA onde Deus se encontra e se manifesta ao mundo.

13 NOSSA ATITUDE: Respeito a este hóspede: - em nossa pessoa - na pessoa dos irmãos... + Hoje no Dia das Mães, queremos lembrar a Mãe Maria, que se tornou Morada do Filho de Deus, e aquelas que, por seu amor, também têm morada em nossos corações: NOSSAS MÃES. A elas a nossa gratidão e a nossa prece. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

14 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: sábado, 29 de março de 2014 as 21:13:27 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: MAMÃE Autor: Gercy Bernardino CD Lindo céu 2


Carregar ppt "Estamos no domingo antes da Ascensão, que encerra a presença humana de Cristo na terra. O anúncio dessa separação provoca tristeza aos apóstolos. Cristo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google