A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Morada de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Morada de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 Morada de Deus

2 Estamos no domingo antes da Ascensão, que encerra a presença humana
de Cristo na terra. O anúncio dessa separação provoca tristeza aos apóstolos. Cristo lhes garante que não os deixará sós, pelo contrário, continuará PRESENTE, embora de outra forma.

3 Na 1ª leitura, vemos a sua presença através do Espírito Santo,
que conduz a Igreja no primeiro grande conflito. (At 15, ) Com a entrada dos pagãos ao cristianismo, surge a polêmica: Deve-se impor também a eles a lei de Moisés? A Salvação vem pela "circuncisão" e pela observância da Lei ou única e exclusivamente por Cristo?

4 Diante disso, os apóstolos reagem com discernimento.
Reúnem-se em assembléia em Jerusalém e, dóceis à vontade do Espírito, mandam uma carta apresentando a solução: "Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além do indispensável..." * Essa decisão, conhecida como o Concílio de Jerusalém, teve uma importância decisiva para a História do cristianismo.

5 É o caminho da Igreja de Cristo ainda hoje
para enfrentar os desafios do mundo: - Distinguir o essencial do acessório, preservando o essencial e atualizando constantemente acessório. - Ter consciência da presença do Espírito Santo na Igreja de Cristo. - E como os apóstolos, escutá-lo, na Oração e na Discussão.

6 "Ele vos ENSINARÁ e RECORDARÁ tudo
A 2ª Leitura faz uma linda descrição da Morada de Deus, a nova Jerusalém, onde viveremos a vida definitiva no seio da Trindade. (Ap 21, ) O Evangelho apresenta o final do discurso da despedida... Cristo confirma sua presença na sua Igreja, enviando o Espírito Santo: "Ele vos ENSINARÁ e RECORDARÁ tudo o que vos tenho dito." (Jo 14,23-29)

7 + Estará presente no íntimo dos discípulos ("Morada"):
O mesmo Espírito que conduziu Jesus, agora conduz os seus discípulos. É uma nova presença de Jesus. A presença corporal de Jesus é substituída pela presença espiritual, interior, prometida a todos aqueles que o amam: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa MORADA..."

8 * MORADA DE DEUS: Que alegria a Santíssima Trindade habitar em nossa pobreza. O que ele nos pede, é algo que podemos dar, o nosso amor... - Entre os pagãos: Deus era um ser longínquo, vingativo... - Em Israel: O Povo adorava um Deus mais próximo: "Emanuel": Deus conosco, a Arca da Aliança, a Tenda... Porei minha casa bem no meio de vós, e o meu coração nunca mais vos deixará”. (Lev 26,11)

9 "O Pai e Eu faremos nele MORADA..."
- No tempo de Jesus: Morada de Deus era o Templo de Jerusalém... - Para CRISTO, Morada de Deus pode ser o coração de todo cristão: "O Pai e Eu faremos nele MORADA..." Com a Samaritana: fala dos adoradores em "Espírito e Verdade". Os verdadeiros adoradores do Pai não precisam de uma Igreja de luxo... Deus poderá ser adorado na igreja do coração de todo cristão.

10 até os confins da terra:
- Estará presente até os confins da terra: Essa presença do Espírito não pode ficar fechada e escondida no coração dos discípulos. Pelo contrário, deverá ser revelada até os "confins da terra" pelo testemunho dos Apóstolos e dos que amam Jesus de verdade. - A Missão de Jesus: ser testemunha até Jerusalém... - A Missão dos Apóstolos: testemunhas até os "confins da terra".

11 Cada cristão, que assume o projeto de Deus, se encontra e se manifesta
* A Morada de Deus na pessoa, que escuta a Palavra de Jesus, cria uma nova relação entre Deus e a pessoa humana. No culto da nova aliança, mais que em templos materiais e em altares de pedra, Deus habita na comunidade de fé e em cada um de seus membros. Mora em quem ama a Cristo na escuta e prática de sua Palavra. A pessoa humana é o templo da presença de Deus. Cada cristão, que assume o projeto de Deus, é a MORADA onde Deus se encontra e se manifesta ao mundo.

12 A elas a nossa gratidão e a nossa prece.
NOSSA ATITUDE: Respeito a este hóspede: - em nossa pessoa - na pessoa dos irmãos... + Hoje no Dia das Mães, queremos lembrar a Mãe Maria, que se tornou Morada do Filho de Deus, e aquelas que, por seu amor, também têm morada em nossos corações: NOSSAS MÃES. A elas a nossa gratidão e a nossa prece. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

13 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: MAMÃE Autor: Gercy Bernardino CD Lindo céu 2 Hoje: domingo, 26 de março de 2017 as 04:10:40 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço:


Carregar ppt "Morada de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google