A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Morada para o Senhor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Morada para o Senhor"— Transcrição da apresentação:

1 Uma Morada para o Senhor

2 Nesse Advento, a Liturgia apresentou vários personagens para a primeira vinda de Cristo.

3 MARIA vai ser hoje a grande companheira na caminhada.
Ela é modelo de fé e de esperança aos que aguardam a manifestação da Salvação.

4 Jesus veio ao mundo para torná-lo a sua nova casa,
habitando em cada ser humano que o acolhe como Maria ao dar o seu SIM ao anjo e se tornar o primeiro templo vivo do Salvador... As Leituras bíblicas nos falam dessa realidade...

5 Davi prepara uma MORADA para Deus.
Na 1ª Leitura, Davi prepara uma MORADA para Deus. (2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16) Davi, já idoso, mostra-se insatisfeito em morar numa casa luxuosa e a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do Povo, estar numa simples tenda, debaixo de uma lona.

6 Por isso, deseja construir um templo. O Profeta Natã lhe diz:
"Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo..." Deus lhe PROMETE uma casa, uma dinastia perene... Essa promessa se realiza plenamente em Jesus.

7 é um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvação
A 2ª Leitura é um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvação por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos. (Rm 16,25-27)

8 O Evangelho mostra a realização da promessa de Deus:
MARIA, com o seu SIM, torna-se a MORADA de Jesus, preparada pelo próprio Deus. (Lc 1,26-38) - Israel esperava o Messias: um grande rei, forte, rico e poderoso... Por isso olhava para Belém, a cidade natal de Davi.

9 "Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo."
O olhar de Deus não se voltou para as cidades famosas da Judéia, mas para um povoado pobre e insignificante da Galiléia (Nazaré) com um DIÁLOGO entre Maria e o Anjo: + A Saudação do Anjo: "Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo."

10 A alegria de Maria não nasce por se tornar a futura mãe de Jesus, mas porque o "Senhor está com ela...", antes mesmo de conceber... * O Senhor está conosco? O que podemos fazer, para que ele esteja conosco? A alegria de Natal só pode ser plena, se o Senhor estiver conosco?

11 Deus a convida para ser a Mãe do Messias, que Israel tanto esperava.
+ A Proposta de Deus: "Conceberás um Filho" Deus a convida para ser a Mãe do Messias, que Israel tanto esperava. Diante da dificuldade apresentada, de ainda não viver com um homem, o Anjo lhe garante: "O Espírito Santo descerá sobre ti... e conceberás e darás à luz um Filho..." E como garantia, o Anjo lhe afirma que até sua prima Isabel conceberá um filho na velhice... "porque nada é impossível para Deus..."

12 A Resposta de Maria: Diante disso, Maria dá o seu SIM:
"Eis aqui a "Serva" do Senhor, 'FAÇA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra." * O "Faça-se" de Deus criou do nada todas as coisas... O "Faça-se" de Maria tornou possível a Redenção.

13 O "Faça-se" de Maria foi a sua resposta livre e corajosa ao convite de Deus, que esperava a colaboração dela para realizar o projeto de amor e salvação. Maria torna-se o templo da Nova Aliança, muito mais precioso que o templo desejado por Davi: um templo vivo que encerra não a Arca sagrada, mas o Filho de Deus.

14 A História de Maria o que tem a nos dizer?
1. Deus ama os homens e tem um projeto de vida plena para lhes oferecer, através de Jesus Cristo. 2. Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo: Através de um Sim incondicional aos projetos de Deus. * Ele espera também o nosso Sim para continuar vindo ao mundo e oferecer aos irmãos a Salvação e a Vida de Deus.

15 3. Maria torna-se instrumento de Deus
Uma jovem "mulher" de uma aldeia desconhecida, mas disponível em acolher e testemunhar com amor as propostas de Deus. 4. Qual a nossa resposta aos apelos de Deus? Maria respondeu com um "sim" total e incondicional... A exemplo dela, também devemos dar o nosso "Sim" generoso, numa atitude de entrega total a Deus

16 5. Como é possível essa entrega total a Deus?
Através de uma vida de diálogo, de comunhão, de intimidade com Deus. Maria de Nazaré foi uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus e aprendeu a confiar totalmente n’Ele.

17 O caminho é o mesmo ainda hoje... para todos nós...
* No meio da agitação de todos os dias, encontramos tempo e disponibilidade para ouvir Deus, para viver em comunhão com Ele, para tentar perceber os seus sinais? A exemplo de Maria, digamos um SIM generoso e total ao Senhor.

18 E o nosso coração e a nossa família serão uma MORADA para o Salvador.
Só assim o "Senhor estará também conosco..." e a nossa alegria nesse Natal será completa... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

19 MEU DOMINGO CD: Santas Missões Populares Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: NOSSA SENHORA CD: Santas Missões Populares Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Uma Morada para o Senhor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google