A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Liturgia deste domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Liturgia deste domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Liturgia deste domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas onde o podemos encontrar?

4 Na 1ª Leitura, a COMUNIDADE CRISTÃ transformada pelo Espírito, deixou a segurança das paredes do Cenáculo e prepara-se para dar testemunho de Jesus, em Jerusalém e até aos confins da terra. (At 2, ) * A pregação de Pedro, no dia do Pentecostes, reproduz a catequese da Comunidade cristã primitiva sobre Jesus. A 2ª Leitura exorta os crentes a serem fiéis à sua fé, apesar da hostilidade atual e dos sofrimentos futuros. (1Pd 1,17-21)

5 No Evangelho, o Peregrino aponta aos DISCÍPULOS DE EMAÚS o caminho para reconhecer o Cristo Ressuscitado. (Lc 24,13-35) - Os DISCÍPULOS estão tristes, desanimados, decepcionados... abandonam a Comunidade e voltam para casa... Aguardavam um Messias glorioso, um Rei poderoso, Vencedor e encontram-se diante de um derrotado, que tinha morrido na cruz.

6 - Aparece um PEREGRINO, que caminha com eles... e começam a falar do assunto do momento: JESUS, Profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e dos homens, mas que teve um fim inesperado...

7 - O Peregrino interpreta as ESCRITURAS, que falam do Messias... Eles escutam com interesse... e seus corações começam a "arder".

8 - No final da tarde, os discípulos chegam em casa e fazem um CONVITE: "Fica conosco". Querem prolongar a agradável companhia. Após ter acolhido a PALAVRA do Peregrino, lhe oferecem HOSPEDAGEM em sua casa... e Ele aceita... não apenas para "passar a noite", mas para "ficar com eles".

9 - À mesa: UM GESTO CONHECIDO : o mesmo gesto da última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Os olhos se abrem e reconhecem o Ressuscitado... A Palavra faz "arder" o coração, a fração do Pão "abrir os olhos". E Cristo desaparece... porque agora a Comunidade já possui os sinais concretos de sua presença: a sua Palavra e o Pão partilhado... Agora é só Testemunhar.

10 - E PARTEM LOGO para anunciar a descoberta aos irmãos e, junto com eles, proclamam a fé: "O Senhor ressuscitou." O anúncio da alegria pascal não pode esperar o dia amanhecer... A escuta atenta da Palavra e o repartir do pão abre os olhos e impulsiona para a MISSÃO.

11 + Onde encontrar o Ressuscitado? O episódio de Emaús nos aponta o caminho: - Na PALAVRA DE DEUS, escutada, meditada, partilhada, acolhida, Jesus nos indica caminhos, nos aponta novas perspectivas, nos dá a coragem de continuar, depois de nossos fracassos. Acolhem a Palavra do Peregrino e lhe oferecem hospedagem em sua casa.

12 - NA PARTILHA DO PÃO EUCARÍSTICO. A narração apresenta o esquema da Missa: Liturgia da Palavra e do Pão. Na celebração da Eucaristia, nós fazemos a experiência do encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado. - Na COMUNIDADE: A Comunidade sempre foi e continua sendo o lugar privilegiado do encontro... (Experiência dos discípulos e de Tomé...)

13 Muitas vezes, também nós andamos pelos caminhos da vida, "tristes"... cansados e desiludidos... Caíram os nossos castelos e a vida parece ter perdido sentido. Esperávamos tanto... mas tudo terminou... (quem sabe lá... a morte de um parente amigo, um fracasso em nossos empreendimentos... a família desunida...) + O Caminho de Emaús

14 É triste quando a esperança morre... Parece nada mais ter sentido. Somos tentados a abandonar a luta e voltar... Eles estavam angustiados por aquilo que aconteceu em Jerusalém. Mas, na medida em que participaram da celebração da Palavra e do banquete da Fração do pão, o interior deles se abriu à luz, a vida do Ressuscitado invadiu seus corações e os fez voltar à Comunidade.

15 Nesses momentos, mais do que nunca, como os dois discípulos, necessitamos do Peregrino de Emaús: "Fica conosco, Senhor". Que possamos reconhecê-lo nos pequenos gestos de cada dia. Hoje queremos recordar os gestos de doação de nossas MÃES. Que a bondade divina abençoe e recompense todas as nossas Mães... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

16 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Andavam pensando tão tristes CD: Hinário da CNBB- Liturgia X - Tempo Pascal Acesse o Endereço:


Carregar ppt "A Liturgia deste domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google