A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa popular da Eucaristia, a festa da Comunhão e da Unidade. As leituras bíblicas insistem na estreita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa popular da Eucaristia, a festa da Comunhão e da Unidade. As leituras bíblicas insistem na estreita."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa popular da Eucaristia, a festa da Comunhão e da Unidade. As leituras bíblicas insistem na estreita ligação que existe entre o Pão que é Cristo e o pão que alimenta o corpo. Não é possível entrar em comunhão com o Corpo de Senhor sem partilhar com os irmãos o pão material.

4 Na 1ª Leitura, o Sacerdote MELQUISEDEC oferece a Abraão e seus homens cansados e famintos PÃO e VINHO, depois de os abençoar, invocando o nome de Deus sobre eles. (Gn 14,18-20) Este episódio sempre foi considerado uma figura de Cristo e dos sacerdotes da Nova Aliança, que oferecem no altar o pão e o vinho. Embora povos diferentes e até rivais, soube partilhar... sentir-se irmão...

5 O mesmo deve acontecer com o banquete eucarístico. O gesto de "dividir nossos bens com quem precisa" exige de nós muito mais solidariedade do que o simples gesto de dar de comer ou mandar para a paróquia roupas que não usamos mais... Não podemos repetir seu gesto da última ceia, de unidade e partilha, e alimentar sentimentos de desunião, ganância, preconceito, egoísmo.

6 O Salmo reafirma: "Tu és sacerdote segundo a ordem de Melquisedec". (Sl 109) Na 2ª Leitura, Paulo fala da Instituição da Eucaristia para destacar a incompatibilidade entre o "partir o pão" e as discórdias, que haviam na comunidade de Corinto. (1 Cor 11,23-26) * Não é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades!

7 3. No Evangelho, Lucas fala da multiplicação dos pães. (Lc 9,11b-17) Mais do que os fatos da narrativa, Lucas quer explicar o que significa "partir o pão" no dia do Senhor. - "Jesus ACOLHEU as multidões e começou a falar-lhes do Reino". * É o que acontece a liturgia dominical: O celebrante acolhe os fiéis com a saudação da Paz e em seguida na liturgia da Palavra, anuncia-lhes o Reino de Deus.

8 "Dai-lhes vós mesmos de comer..." Se antes (na missão) os havia enviado para repartir o pão da palavra, agora confia-lhe o pão material. Aquele que se fez pão, e multiplicou os pães no deserto, nos envia para que sejamos multiplicadores do amor, sensíveis para com os sofredores. Não está em nossas mãos o privilégio de multiplicar os pães, mas compartilhar o nosso com os irmãos...

9 Os pães e os peixes, colocados à disposição de todos, representam os bens que a comunidade possui. Não se trata somente de doar dinheiro, roupas e alimentos; mas pôr à disposição da comunidade os dons da inteligência, e outras qualidades que Deus distribuiu para cada um de nós. Quando todas essas "riquezas" forem recolhidas em comum e colocadas a serviço da vida, então acontecerá o milagre: haverá fartura para todos.

10 É esse o sentido do ofertório, quando cada membro da comunidade apresenta sua oferta para que seja distribuída aos necessitados. Ou será que, como os apóstolos, achamos melhor cruzar os braços para não "atrapalhar" nosso descanso e bem-estar? - Manda formar "Grupos de 50": Os pequenos grupos favorecem o diálogo, os contatos de amizade, de ajuda recíproca, de fraternidade...

11 - A Multiplicação dos pães aparece como um sinal da Eucaristia: Tomar o pão, levantar os olhos ao céu, pronunciar a bênção, partir e dar o pão aos discípulos para distribuírem ao povo... - Foram "recolhidos 12 cestos": Condena o desperdício: O que sobra na mesa de muitos é o que falta na mesa de outros...

12 Em toda missa, Cristo continua a alimentar o povo de Deus, com o alimento de sua PALAVRA e com o alimento do PÃO DA VIDA, na caminhada de retorno à casa de Deus Pai... + O que SIGNIFICA a Missa para você? - Busca um alimento na Palavra de Deus e no Pão da vida para fortalecer a fé, e assim viver sempre mais unido na grande família dos filhos de Deus

13 - O que você FAZ na missa? Participa intensamente a presença de Cristo "no meio de nós"? Você é um ator que vive com fé o mistério, ou um simples assistente? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

14 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Dai-lhes vós mesmos de comer Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa popular da Eucaristia, a festa da Comunhão e da Unidade. As leituras bíblicas insistem na estreita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google