A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração:"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é uma das palavras que mais aparecem, (853 vezes no AT e 156 no NT). O coração era imaginado como a sede dos pensamentos, das paixões, dos sentimentos mais diversos; por isso torna-se uma imagem para falar também das emoções de Deus.

4 Um dia Deus assumiu um coração humano para mostrar seus sentimentos e nos indicar como se transformarão nossos corações, preenchidos com seu Espírito. É esse "coração" de Deus, que se revelou em Cristo que hoje a liturgia nos convida a contemplar Na 1ª Leitura Deus é apresentado como o BOM PASTOR, que cuida com carinho do seu Povo. O seu amor é infinito e cada um tem um lugar no "coração" de Deus. (Ez 34,11-16)

5 A 2ª Leitura mostra-nos o coração que tanto amou os homens: Deus nos amou quando ainda éramos pecadores, quanto mais agora justificados por seu sangue. (Rm 5,5-11) O Evangelho salienta a atenção do "coração" de Deus, que vai em busca da ovelha perdida e a sua ALEGRIA ao encontrá-la. (Lc 15,3-7)

6 A espiritualidade do Coração de Jesus nasceu aos pés da cruz, no Calvário! "O discípulo amado", estava lá, com Maria; foi ele o primeiro a contemplar aquele Coração transpassado pela lança e a entender o seu sentido. Para João Evangelista, é do Coração transpassado de Jesus que nasce a nova humanidade, a Igreja e seus sacramentos (a água do batismo; o sangue da eucaristia). O Culto ao Sagrado Coração

7 Impressiona a importância que João Evangelista dá a esse fato do Coração transpassado de Jesus: "Eu vi! Eu sou testemunha! Eu digo a verdade, para que vocês creiam!" (Jo 19,35). João vê nisso a realização da profecia de Zacarias: "aconteceu isso para se cumprir a Escritura que diz: contemplarão aquele que transpassaram!" (Zc 12,10).

8 - Contemplando Jesus na cruz e seu Coração transpassado, João deve ter lembrado o que, um dia, Jesus tinha dito solenemente no templo de Jerusalém: "Se alguém tem sede, venha a mim, e aquele que acredita em mim, beba! Do seu seio jorrarão rios de água viva ". (Jo 7,37-38). - No Apocalipse, João volta a falar sobre a contemplação do Coração transpassado, com esta frase profética: "Ele vem... e o mundo todo o contemplará, até mesmo aqueles que o transpassaram!" (Ap 1,7).

9 Eis o fundamento bíblico de dois elementos importantes da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus: CONTEMPLAÇÃO e REPARAÇÃO. Contemplar a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo nos faz lembrar que o Coração de Jesus Cristo continua sendo transpassado pela nossa ingratidão e pelos pecados do mundo!

10 remonta aos Santos Padres, mas teve um grande impulso após as revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Cristo apareceu à Santa e, descobrindo seu Coração, lhe disse: "Eis o coração que tanto amou os homens e em troca não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que têm por Mim neste Sacramento de Amor". A Devoção ao Sagrado Coração

11 A ela e a suas visões místicas, devem-se muitas das atuais práticas da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus: o Dia e o Mês do Sagrado Coração de Jesus, a hora santa e a comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês, a entronização da imagem do Sagrado Coração nos lares, a própria iconografia do Sagrado Coração.

12 "O Coração de Cristo é a plena Revelação do Mistério de Deus, que se inclina, compassivo, para a humanidade: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Deus que se compromete com a história dos homens e com a pessoa humana; Deus apaixonado, cheio de misericórdia e ternura". "Eis o coração que tanto amou os homens... ao menos tu ama-me!..."

13 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: domingo, 4 de maio de 2014 as 21:58:24 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Durante a ceia do Senhor Autor: J. Acácio Santana CD Jesus Cristo ontem, hoje e sempre - Paulinas COMEP


Carregar ppt "Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google