A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Batismo no Espírito Santo (parte V)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Batismo no Espírito Santo (parte V)"— Transcrição da apresentação:

1 Batismo no Espírito Santo (parte V)

2 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11: 13

3 Hoje: A BUSCA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

4 Eu preciso buscar o Batismo?

5 Resposta Não. Mas a posição doutrinária das Assembléias de Deus diz: “Todos os crentes têm direito à promessa do Pai e devem aguardá-la ardentemente e buscá-la com sinceridade...” Mas vejamos o que diz a Bíblia: Atos 1: 4 “E, comendo com eles, determinou- lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.” O verbo em destaque indica qual deveria ser a atitude dos discípulos. Uma atitude de quem sofre uma ação.

6 Continuação ... Atos 2: 1 e 2 “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam reunidos.” O texto deixa claro que a ação foi do Espírito Santo e não dos homens. Eles estavam reunidos, não há qualquer indicação que estivessem buscando batismo no Espírito Santo.

7 Qual foi a ação dos novos convertidos?
Continuação ... Atos 8: 16 e 17 “Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.” Qual foi a ação dos novos convertidos? A ação foi dos apóstolos e não dos novos convertidos.

8 Qual foi a ação de Cornélio e dos demais ouvintes?
Continuação ... Atos 10: 44 “Ainda falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.” Qual foi a ação de Cornélio e dos demais ouvintes? Eram ouvintes. O que, em geral, faz ouvinte um?

9 Qual foi a ação dos efésios?
Continuação ... Atos 19: 5 e 6 “Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.” Qual foi a ação dos efésios? A ação foi do apóstolo Paulo e não dos efésios.

10 Continuação... OBS: Em nenhum dos casos estudados eles estavam buscando o Batismo no Espírito Santo. Além disso a ordem de Jesus foi permanecer e esperar, que significam originalmente e respectivamente assentar- se e ficar ao redor, isto é ter uma atitude passiva, aguardando o momento em que Deus agiria. Bem diferente da atitude ativa de buscar. Assim sendo, qual a base bíblica pentecostal, para a busca do batismo no Espírito Santo?

11 Resposta Analisando o texto Sagrado Primeiro: Qual o assunto do texto?
Lucas 11: 13 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Analisando o texto Sagrado Primeiro: Qual o assunto do texto? Oração. Mas exatamente a persistência na oração. O assunto não é batismo no Espírito Santo, logo, é preciso ter muito cuidado ao embasar uma doutrina sobre batismo no Espírito Santo num texto que fala sobre oração.

12 Segundo: Quem batiza com Espírito Santo?
Continuação ... Segundo: Quem batiza com Espírito Santo? Jesus. João 1: 33 “Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito Santo, esse é o que batiza com o ESPÍRITO SANTO.” O texto de Lucas diz o Pai celestial. Se refere a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade. Mas o batismo com o Espírito Santo é função da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

13 Quarto: Qual a principal diferença?
Continuação ... Terceiro: Qual outro evangelísta que narrou o mesmo episódio de Lucas? Mateus. Em Mateus 7: 11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” Quarto: Qual a principal diferença? Boas coisas, substitui o nome do Espírito Santo. Logo, eles não estão falando sobre Batismo no Espírito Santo. Mas sim que DEUS atende nossas orações.

14 Conclusão Texto sem contexto sempre leva a interpretações equivocadas. Não somos incentivados a buscar Batismo no Espírito Santo (como entendido pela doutrina pentecostal). Em nenhum lugar das epístolas vemos Paulo ou Pedro dizer a uma Igreja em problemas: “Voces precisam ser batizados no Espírito Santo.” Quando o Senhor Jesus ressurreto fala as Igrejas da Ásia, em momento algum ele diz: “Peçam-me que vos batize no Espírito Santo.” Ou seja, se o Batismo no Espírito Santo, me reveste de poder e me deixa apto a vencer desafios, não haveria momento mais propício para elas serem incentivadas a buscá-lo. Mas, não foi isto que aconteceu.


Carregar ppt "Batismo no Espírito Santo (parte V)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google