A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Batismo no Espírito Santo (parte I)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Batismo no Espírito Santo (parte I)"— Transcrição da apresentação:

1 Batismo no Espírito Santo (parte I)

2 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito Joel 2: 28 e 29

3 O que é batismo no Espírito Santo?

4 Para os pentecostais é uma expressão adotada dentre várias frases bíblicas, tais como:
Estar cheio do Espírito Santo; Receber o Espírito Santo; O Espírito Santo caindo sobre; O Espírito Santo vindo sobre; Estas descrevem um evento ou experiência incomparável com o Espírito Santo. “Stanley M. Horton. Teologia Sistemática. CPAD, 1996.”

5 Antes de responder esta pergunta, precisamos responder outras.
Primeira: O Batismo no Espírito Santo é bíblico? Fundamente sua resposta.

6 O termo “batismo no Espírito Santo”, não se acha na Bíblia, mas o assunto aparece em sete passagens:
Mateus 3: 11 “ Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.” Marcos 1: 8 “ Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”

7 Continuação ... Lucas 3: 16 “Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.” João 1: 33 “ Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.”

8 Continuação ... Os 4 textos que vimos até aqui narraram um só evento, o testemunho de João, o Batista. Atos 1: 5 “Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.” Atos 11: 16 “Lembrei-me então da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo.”

9 Continuação ... I Coríntios 12: 13 “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” Logo a resposta para pergunta: O Batismo no Espírito Santo é bíblico? É SIM.

10 Segunda: Quando ocorre o batismo no Espírito Santo, na conversão ou depois dela?

11 Continuação ... Dois textos Bíblicos são fundamentais para se responder esta questão. Vejamos: Atos 19: 1 e 2 “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.”

12 Continuação ... A pergunta de Paulo é esclarecedora. Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Ele não perguntou se receberam o Espírito Santo quando buscastes, mas sim quando crestes. Isto deixa evidente qual o momento de ser batizado com o Espírito Santo, ou seja é na CONVERSÃO. Então por que aqueles discípulos não tinham recebido quando da conversão? Eles conheciam o Evangelho de Cristo Jesus? Não! Conheciam a mensagem de João, o Batista. Paulo percebeu que havia algo errado, por isso, fez a pergunta. Após a resposta Paulo lhes apresenta Jesus. Por isso, eles não tinham recebido o Espírito Santo.

13 Continuação ... O Segundo texto: I Coríntios 12: 13 “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” Paulo escrevia para toda Igreja de Corinto, tanto os irmãos experientes na fé, quanto os novos decididos, tanto aos que profetizavam, como as que falavam em línguas estranhas. Apesar disto ele declarou: “...em um só Espírito fomos todos nós batizados...” O que crentes tão diferentes tinham em comum na vida cristã? A conversão.

14 Terceira: Quem batiza com o Espírito Santo?
Resposta: Só JESUS CRISTO. JOÃO: 1: 33 “Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.”

15 Quarta: No dia de Pentecostes os discípulos já eram convertidos, mas, ainda não tinham sido batizados no Espírito Santo, por que? Resposta: Porque o batismo no Espírito Santo é uma promessa de Cristo a sua Igreja (Atos 1:5), logo, ocorreria após sua assunção. É uma realidade da dispensação da Graça e não da dispensação da Lei, ou do período de transição entre as duas dispensações. O dia de pentecoste é muito mais que um evento na vida dos discípulos. É o ponto de transição entre a obra (a maneira de agir) do Espírito Santo no AT e no NT. É um fato histórico como a dia da Criação e o nascimento de Jesus. Não é um fato de repetição contínua.

16 Diferenças da ação do Espírito Santo no AT e no NT:
No AT: O Espírito santo veio sobre poucas pessoas. A capacitação do Espírito Santo para ministérios especias poderia ser perdida. Quanto ao poder espiritual na vida do povo de Deus: havia pouco poder sobre o domínio de satanás, por isso a evangelização era pouco eficaz as nações em redor de Israel. Não há nenhum exemplo sequer da capacidade de expulsar demônios. A obra do espírito santo era quase totalmente limitada a nação de Israel. No NT: Após o Pentecoste o Espírito santo é dado a todo salvo. Há poder para expulsar demônios, curar enfermos... A evangelização é eficaz em toda Terra. Vitória sobre a influência do pecado na vida do crente (se o rei pecar, peca sozinho). Ampla distribuição de dons espirituais para o ministério do salvo.

17 Quinta: O que é o batismo no Espírito Santo?
OBS: Os discípulos experimentaram o batismo no Espírito Santo, após a conversão porque viviam um momento único na história, portanto, esse evento na vida deles, não é um padrão que devemos procurar imitar. Quinta: O que é o batismo no Espírito Santo? Resposta: É o ato da pessoa receber (por meio de Jesus) a presença e o poder contínuo do Espírito Santo. Para nossa reflexão: “Em lugares, onde não penetram os raios solares, são gerados e crescem insetos nojentos e nocivos. Assim é também a nossa vida espiritual quando nela não penetra a luz do Espírito Santo.” A B Langston.


Carregar ppt "Batismo no Espírito Santo (parte I)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google